Questões Direito Processual Penal

Determinada autoridade policial recebeu informações de vizinhos de Lucas dando conta de...

Responda: Determinada autoridade policial recebeu informações de vizinhos de Lucas dando conta de que ele possuía arma de fogo calibre .38 em sua casa, razão pela qual resolveu indiciá- lo pela prática de cr...


1Q25393 | Direito Processual Penal, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Determinada autoridade policial recebeu informações de vizinhos de Lucas dando conta de que ele possuía arma de fogo calibre .38 em sua casa, razão pela qual resolveu indiciá- lo pela prática de crime de posse de arma de fogo de uso permitido, infração de médio potencial ofensivo, punida com pena de detenção de 01 a 03 anos e multa. No curso das investigações, requereu ao Judiciário interceptação telefônica da linha do aparelho celular de Lucas para melhor investigar a prática do crime mencionado, tendo sido o pedido deferido. 

De acordo com a situação narrada, a prova oriunda da interceptação deve ser considerada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) A interceptação telefônica é uma medida excepcional e sua autorização está prevista no artigo 5º, inciso XII, da Constituição Federal, bem como regulamentada pela Lei nº 9.296/1996. Essa lei estabelece que a interceptação só pode ser autorizada para investigação de crimes punidos com pena mínima de reclusão, ou seja, crimes mais graves.

No caso apresentado, o crime investigado é posse de arma de fogo de uso permitido, punido com detenção de 1 a 3 anos, o que caracteriza um crime de menor potencial ofensivo, não atingindo o requisito legal para a interceptação telefônica.

Portanto, a prova obtida por meio da interceptação telefônica é ilícita, pois a lei não permite sua utilização para crimes punidos com detenção, como no caso. Isso também afeta as provas dela derivadas, que podem ser consideradas contaminadas.

A alternativa a) está incorreta porque a legitimidade para requerer a interceptação não é exclusiva do Ministério Público; a autoridade policial também pode requerê-la, desde que respeitados os requisitos legais.

A alternativa b) está incorreta porque, mesmo com autorização judicial, a interceptação é ilegal se não atender aos requisitos legais, como a gravidade do crime.

A alternativa d) está incorreta porque, embora as provas derivadas possam ser ilícitas, a questão principal é a ilegalidade da interceptação em si.

Assim, a resposta correta é a letra c.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.