Questões Direito Administrativo Princípios da Administração Pública

Acerca da administração pública e de suas funções, julgue os itens a seguir. Em respeit...

Responda: Acerca da administração pública e de suas funções, julgue os itens a seguir. Em respeito ao princípio da publicidade, campanhas de órgãos públicos devem ser realizadas em caráter informativo, educa...


1Q412636 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Soldado Combatente, Polícia Militar AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da administração pública e de suas funções, julgue os itens a seguir. Em respeito ao princípio da publicidade, campanhas de órgãos públicos devem ser realizadas em caráter informativo, educativo ou de orientação social, não podendo nelas constar imagens que possam configurar promoção pessoal de autoridades ou de servidores públicos, sob pena de violação do princípio da impessoalidade.
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Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
O princípio da publicidade está previsto no artigo 37 da Constituição Federal, que determina que os atos da administração pública devem ser transparentes e acessíveis à população. Isso inclui a realização de campanhas informativas, educativas ou de orientação social, que visam informar e beneficiar o interesse público.

No entanto, essas campanhas não podem conter elementos que configurem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos, pois isso violaria o princípio da impessoalidade, também previsto no artigo 37 da Constituição. A impessoalidade exige que a administração pública atue sem favorecer ou prejudicar pessoas específicas, evitando o uso da máquina pública para promoção pessoal.

Portanto, a questão está correta ao afirmar que campanhas públicas devem ser informativas, educativas ou de orientação social, e que a inclusão de imagens que promovam pessoalmente autoridades ou servidores configura violação do princípio da impessoalidade.

Fazendo uma checagem dupla, a jurisprudência do Tribunal de Contas da União e o entendimento doutrinário confirmam que a publicidade estatal deve ser impessoal e voltada ao interesse público, não podendo servir para promoção pessoal, o que reforça a correção da alternativa a).
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