Questões Direito Penal Do Crime

Durante uma festa rave, Bernardo, 19 anos, conhece Maria, e, na mesma noite, eles vã...

Responda: Durante uma festa rave, Bernardo, 19 anos, conhece Maria, e, na mesma noite, eles vão para um hotel e mantém relações sexuais. No dia seguinte, Bernardo é surpreendido pela chegada de policiais ...


1Q460404 | Direito Penal, Do Crime, Analista do Ministério Público, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

Durante uma festa rave, Bernardo, 19 anos, conhece Maria, e, na mesma noite, eles vão para um hotel e mantém relações sexuais. No dia seguinte, Bernardo é surpreendido pela chegada de policiais militares no hotel, que realizam sua prisão em flagrante, informando que Maria tinha apenas 13 anos.

Bernardo, então, é encaminhado para a Delegacia, apesar de esclarecer que acreditava que Maria era maior de idade, devido a seu porte físico e pelo fato de que era proibida a entrada de menores de 18 anos na festa rave.

Diante da situação narrada, Bernardo agiu em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) O caso apresentado trata de um erro de tipo, que ocorre quando o agente tem uma falsa percepção sobre um elemento do tipo penal, neste caso, a idade da vítima. Bernardo acreditava que Maria era maior de idade, devido ao seu porte físico e à proibição de entrada de menores na festa, o que demonstra que ele não tinha consciência da verdadeira idade da vítima.

No crime de estupro de vulnerável, previsto no artigo 217-A do Código Penal, a vítima é menor de 14 anos, e a lei não admite a alegação de consentimento. Contudo, o erro de tipo pode afastar o dolo, tornando a conduta atípica, se o agente não tinha conhecimento da condição que caracteriza o crime.

A alternativa b está incorreta porque não existe crime de estupro de vulnerável culposo, o crime é doloso. A alternativa c está errada porque o erro de proibição se refere ao desconhecimento da ilicitude do fato, não da existência do fato, e aqui Bernardo desconhecia um elemento do tipo penal, não a ilicitude.

A alternativa d está incorreta porque o erro sobre a pessoa não se aplica a características que qualificam o crime, como a idade da vítima. A alternativa e está errada porque não existe erro de tipo permissivo que gere redução de pena nesse contexto.

Portanto, a conduta de Bernardo é atípica por erro de tipo, conforme previsto no artigo 20 do Código Penal, que trata do erro de tipo que exclui o dolo.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.