Questões Direito Penal Do Crime

Jorge recebeu mandado de citação em ação penal para cumprimento em localidade violenta ...

Responda: Jorge recebeu mandado de citação em ação penal para cumprimento em localidade violenta da cidade em que atuava. Temendo por sua integridade física, compareceu ao local para cumprimento da diligênci...


1Q463525 | Direito Penal, Do Crime, Oficial de Justiça, Tribunal de Justiça SC, FGV, 2018

Jorge recebeu mandado de citação em ação penal para cumprimento em localidade violenta da cidade em que atuava. Temendo por sua integridade física, compareceu ao local para cumprimento da diligência em seu próprio carro, levando escondido no porta-luvas duas armas de fogo diferentes de uso permitido. Ocorre que Jorge foi abordado por policiais militares, sendo as armas de fogo encontradas e apreendidas, além de ser verificado que ele não possuía autorização para portar aquele material bélico. De acordo com a jurisprudência majoritária do Superior Tribunal de Justiça, a conduta de Jorge:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)

A questão trata do porte ilegal de armas de fogo de uso permitido, no caso de Jorge que portava duas armas diferentes, mas em uma única ocasião e local.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) entende que, quando o agente porta mais de uma arma de fogo em uma única ação, configura-se um crime único, e não crimes múltiplos. Isso porque o porte é um ato unitário, e o fato de haver mais de uma arma não gera múltiplos crimes, mas sim um crime único com pluralidade de objetos materiais.

Assim, não se aplica o concurso formal (que ocorre quando uma única ação ou omissão resulta em dois ou mais crimes) nem o concurso material (quando há mais de uma ação ou omissão, cada uma gerando um crime).

Quanto às causas de exclusão da ilicitude ou da culpabilidade, como legítima defesa ou inexigibilidade de conduta diversa, não são aplicáveis, pois o porte ilegal não é justificado pelo medo ou pela situação de perigo, mesmo que Jorge tenha temores legítimos.

Portanto, a conduta configura crime único de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, conforme a jurisprudência majoritária do STJ, que é o gabarito correto da questão.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.