Início

Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q905069 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor da Educação Básica, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

O Brasil, nos moldes do antigo sistema colonial, tornou-se progressivamente o mais importante território de expansão e interesse ultramarino na Coroa portuguesa, apesar do desinteresse inicial sobre essas terras, dado entre tantos fatores pela ausência de metais preciosos e pelo expressivo e intenso comércio com as rotas orientais. Longos, pesados e desafiadores anos de exploração que alcançam, integralmente, dos primórdios do processo civilizador ao pretenso objetivo de construção de uma cultura nacional. Os grupos indígenas do Brasil Colônia contavam com quase três milhões de habitantes espalhados em todo o território. As primeiras vilas surgiram no litoral, assim como os primeiros portos e a vida comercial baseada numa cultura de exploração do pau-brasil e especiarias, posteriormente, a cana-de-açúcar. Esta descrição do Brasil Colônia comporta um período educacional sobre o qual é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q905070 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor da Educação Básica, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

Em uma escola de ensino fundamental notou-se a ocorrência de conflitos entre alunos do 3º ano devido às diferenças culturais e socioeconômicas. Alguns estudantes expressam desconforto e incompreensão em relação às práticas e costumes de colegas com origens diversas. Essa situação tem gerado um ambiente de desunião e prejudicado o desenvolvimento das atividades pedagógicas. Os professores do 1º ao 5º ano são chamados para desenvolver estratégias que promovam a integração e o entendimento mútuo entre os alunos, buscando superar as diferenças culturais e socioeconômicas. O objetivo é criar um ambiente escolar mais inclusivo, onde cada estudante se sinta respeitado e valorizado, contribuindo para o fortalecimento do trabalho em equipe e a melhoria do convívio social. Considerando o papel social da escola, compreendem atividades circunscritas no cumprimento desta função, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q902274 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Ramada RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a Educação e Aprendizagem Mediadas (EAM), analise as assertivas a seguir:

I. A EAM envolve a aprendizagem que ocorre com a intervenção de um mediador humano que seleciona, interpreta e amplia os objetos de conhecimento para o aprendiz.
II. Na EAM, o aprendiz interage diretamente com o objeto de conhecimento, sem a presença de um mediador humano.
III. A EAM se diferencia da aprendizagem direta por incluir um mediador que facilita o processo de aquisição de conhecimento.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q897687 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A escola pública contemporânea tem como função social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q900272 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Educador Físico, FESC SP, OBJETIVA, 2024

Considerando-se que a interação professor-aluno é um aspecto fundamental da organização da prática pedagógica, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) As respostas e as opiniões dos alunos mostram como eles estão reagindo à atuação do professor, portanto, o trabalho docente é unidirecional.

( ) Podem-se ressaltar pelo menos dois aspectos da interação professor-aluno no trabalho docente: o aspecto cognoscitivo e o aspecto socioemocional.

( ) O professor não apenas transmite uma informação ou faz perguntas, mas também deve cuidar para que os alunos aprendam a expressar-se, a expor opiniões e dar respostas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q898518 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de 1° ao 5° Ano do Ensino Fundamental, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

É dever do professor garantir uma relação didática entre ensino e aprendizagem, tendo em vista que esta favorece uma aprendizagem qualitativa, e focaliza sempre o melhor para os alunos. Desta maneira, conceituamos didática como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q898777 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Existem várias maneiras pelas quais o conhecimento pode ser obtido e estruturado, desde o senso comum até o conhecimento científico. Os métodos de pesquisa qualitativa em educação apresentam características específicas que diferem da pesquisa quantitativa. Assim, avalie as proposições:

I.A pesquisa qualitativa permite uma compreensão profunda dos aspectos culturais e sociais dos grupos pesquisados.
II.A pesquisa qualitativa baseia-se em dados numéricos e estatísticos para gerar dados que possam ser analisados e verificar hipóteses ou fazer previsões.
III.A pesquisa qualitativa evita generalizações e busca entender contextos específicos e significados atribuídos pelos sujeitos.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q898522 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de 1° ao 5° Ano do Ensino Fundamental, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

De fundamental importância para atingir objetivos no processo de ensino-aprendizagem, sua ausência pode ocasionar momentos monótonos e desorganizados, desencadeando o desinteresse dos alunos e tornando-os desestimulados. Atividade realizada pelos docentes que inclui previsões didáticas. Todo esse contexto define:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

169Q898011 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Segundo Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

David Ausubel propôs que a aprendizagem é mais eficaz quando o conteúdo é significativo para o aluno. Como essa teoria pode ser aplicada para otimizar o processo de ensino e aprendizagem, e quais são os principais benefícios dessa abordagem em comparação com métodos tradicionais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

170Q897516 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

Conforme Ferreira (2010), supervisão é um termo originário da administração de empresas, é sinônimo de gerência – to manage – gerenciar, que significa __________ um processo em curso. O controle é, de fato, o conceito fundamental de todos os sistemas gerenciais, como é explicitado por todos os teóricos da gerência. A origem da função do supervisor está no __________ entre aqueles que executam o processo e os que se beneficiam dele, entre os que administram e os que executam, a partir de relações sociais que estruturam o processo produtivo. [...] Como elemento constitutivo da administração, tem por __________________ o objeto a que se destina: a supervisão de empresas, ou a gerência na empresa, e visa controlar a qualidade do que é produzido na empresa de acordo com suas finalidades. [...] A concepção da administração empresarial inspirou a supervisão educacional ou escolar, nos Estados Unidos e, a partir daí, no Brasil e na América Latina, como elemento de controle da produtividade do ensino e do aperfeiçoamento da técnica, com a necessidade de implantação de reformas educacionais que atendessem às necessidades _______________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q889595 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024

A implementação das Metodologias Ativas pode ser feita a partir de variadas estratégias. Nesse sentido, assinale a seguir a estratégia educacional que corresponde ao seguinte enunciado: “fundamentada na aprendizagem colaborativa e interdisciplinar, por meio de um processo de caráter investigativo, com tarefas planejadas, em que o produto é algo concreto”.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q903677 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Entendemos por objetivos educacionais as metas definidas com precisão ou os resultados previamente determinados pelo professor e o que ele pretende alcançar com os alunos após a vivência do processo ensino e aprendizagem. (Libâneo, 2013.)
Haydt (2006) e Libâneo (2013), dentre e outros, estabelecem que os objetivos quanto ao nível de especificidade podem ser expressos em dois níveis: gerais e específicos. Quando um professor de geografia deseja planejar suas aulas, é possível inferir que o objetivo geral trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q897534 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

Segundo Vidal et al. (2005), assinale a alternativa que contempla as três dimensões da qualidade da educação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q898352 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“O clima escolar está relacionado com a qualidade de vida e do processo de ensino e aprendizagem. Ele pode influenciar o comportamento dos alunos, como o bullying, a agressão física, o uso de substâncias e o desempenho acadêmico”.


Analise as assertivas abaixo que tratam do clima escolar e da gestão de conflitos. A seguir aponte a alternativa CORRETA.


I - O clima escolar é um aspecto subjetivo e psicossocial que impacta diretamente a qualidade de vida e o processo de ensino e aprendizagem dentro da escola.


II - A gestão do clima escolar não se limita às relações entre professores e gestores, ela considera também a participação dos alunos e demais membros da comunidade escolar.


III - O clima escolar é uma característica fixa da escola e não sofre alterações ao longo do tempo, independentemente das práticas de gestão adotadas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q903536 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Segurança, SEEDPR, Consulplan, 2024

Texto associado.
A questão se refere ao Núcleo Comum, aplicável a todos os eixos tecnológicos da Educação Profissional.
A ideia de desenvolvimento sustentável foi definida pela chamada Comissão Mundial do Ambiente e do Desenvolvimento como: “o desenvolvimento que atende as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de atendimento das necessidades das gerações futuras”. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Desenvolvimento sustentável é um processo participativo que cria e almeja uma visão de comunidade que respeita e usa com prudência todos os recursos – naturais, humanos, feitos pelas pessoas, sociais, culturais, científicos e assim por diante. II. A sustentabilidade procura garantir, o máximo possível, que as gerações atuais tenham elevado grau de segurança econômica e possam ter democracia e participação popular no controle das comunidades. III. As gerações atuais devem manter a integridade dos sistemas ecológicos dos quais dependem toda a vida e a produção. IV. As gerações atuais devem, também, assumir responsabilidades em relação às gerações futuras para deixar-lhes a mesma visão.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q898939 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Língua Estrangeira Espanhol, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A construção de um ambiente de aprendizado positivo depende de estratégias eficazes de interação entre professor e aluno. A seguir, leia as afirmações e selecione a alternativa que indica a classificação correta (V = Verdadeiro; F = Falso):

(__)A empatia do professor é uma ferramenta fundamental, pois promove uma comunicação mais aberta e fortalece o vínculo com os alunos, aumentando a motivação deles.

(__)Estratégias como o feedback construtivo e a escuta ativa ajudam a desenvolver a confiança dos alunos e a participação ativa no processo de aprendizagem.

(__)Um professor que demonstra interesse no desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos contribui para um ambiente positivo, mas é essencial que ele mantenha uma postura distante para não perder a autoridade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q905087 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

O construtivismo é um defensor de que as crianças da educação infantil devem ter contato com a língua escrita, onde o educador, ao ler para a criança, proporcionará a esta a percepção da leitura em si, e, com isso, adquira interesse em escrever; para tanto, a leitura e a escrita devem estar sempre presentes no contexto alfabetizador.
(Nunes, 1990.)

Os pesquisadores cognitivistas afirmam que a melhor maneira de aprender é construindo o seu próprio conhecimento, contrastando com as salas de aulas behavioristas. Considerando uma sala de aula construtivista, infere-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

178Q895874 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que é a principal característica da perspectiva neoliberal em relação à função política da escola:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

179Q903059 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

No processo de ensinar e aprender, a relação entre teoria e prática é essencial para a construção do conhecimento. Assim sendo, podemos concluir que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q903327 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

Jorge Visca (1935-2000) contribuiu significativamente para a Psicopedagogia. Em uma de suas citações, ele afirmou que "para uma pessoa, a aprendizagem abre o caminho da vida, do mundo, das possibilidades, até de ser feliz" (VISCA, 2008, p. 7). Com base nessa perspectiva, qual das seguintes afirmativas melhor reflete a visão de Visca sobre o papel da aprendizagem no desenvolvimento humano?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.