Início Questões de Concursos Educação Especial Inclusiva Resolva questões de Educação Especial Inclusiva comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação Especial Inclusiva Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 41Q319892 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Técnico em Assuntos Educacionais, IFAP AP, FUNIVERSAA educação inclusiva propõe um novo modelo escolar no qual se torna possível o acesso e a permanência de todos na escola. Acerca desse tema, é correto afirmar que a educação ✂️ a) inclusiva exige do aluno a adaptação a regras disciplinares e de ensino da escola, sob pena de punição e reprovação. ✂️ b) inclusiva requer uma nova cultura escolar e uma nova concepção de escola que vise ao desenvolvimento de respostas educativas, atingindo todos os alunos. ✂️ c) especial é sinônima de educação inclusiva. Nesses dois modelos, o aluno é acolhido em espaços apropriados e tem atendimento individualizado e especializado. ✂️ d) inclusiva deve ser concebida como um sistema educacional especializado que adota metodologias específicas com materiais, recursos e professores especialistas. ✂️ e) inclusiva se resume à matrícula do aluno com deficiência na turma comum, dando a ele a oportunidade de estar presente na escola regular. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 42Q325179 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A Política Nacional da Educação Especial, documento que apresenta as diretrizes da educação nacional para a inclusão das pessoas com necessidades especiais, ✂️ a) prevê que a formação inicial e continuada do professor deve contemplar conhecimentos atualizados para o exercício da docência, voltados para a justiça social. ✂️ b) prevê a obrigatoriedade de apresentação de laudo ou relatório médico ou de especialista para a inclusão das crianças e jovens com necessidades especiais nas escolas regulares. ✂️ c) considera a educação indígena e quilombola uma questão distinta da questão da educação inclusiva. ✂️ d) aponta que o investimento na formação do professor é garantia suficiente de modificação do sistema educacional, de modo a torná-lo inclusivo. ✂️ e) prevê a eliminação de barreiras arquitetônicas como mecanismo obrigatório de acessibilidade ao ambiente escolar, considerando todos os demais facultativos por serem de caráter subjetivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 43Q322746 | Pedagogia, Educação Especial InclusivaPara a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação e do Desporto, a Educação Especial é: “Um processo que visa promover o desenvolvimento das potencialidades de pessoas portadoras de deficiência, condutas típicas e altas habilidades, e que abrange os diferentes níveis e graus do sistema de ensino. Fundamenta-se em referências teóricas e práticas compatíveis com as necessidades específicas de seu alunado. O processo deve ser integral, fluindo desde a estimulação essencial até os graus superiores do ensino. Sob o enfoque sistêmico, a Educação Especial integra o sistema educacional vigente, identificando-se com sua finalidade que é a de formar cidadãos conscientes e participativos.” A Educação Especial deve ser vista como parte integrante do sistema educacional brasileiro, em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Superior. Essa modalidade de educação é considerada um conjunto de recursos educacionais e estratégias de apoio que estejam à disposição de todos os alunos, oferecendo: ✂️ a) professores devidamente capacitados. ✂️ b) encaminhamento às turmas especiais. ✂️ c) diferentes alternativas de atendimento. ✂️ d) cursos de atualização docente. ✂️ e) profissionais de apoio nas salas de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 44Q320221 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017A reorganização dos serviços da Educação Especial é consolidada no Atendimento Educacional Especializado - AEE, que constitui a principal ação dessa modalidade no âmbito das escolas do ensino comum, de modo a assegurar aos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação o acesso, a permanência, a participação e o sucesso escolar. Assim, o Atendimento Educacional Especializado – AEE é um serviço da Educação Especial que: ✂️ a) identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminam as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas. ✂️ b) classifica, com base em modelos médicos que enfatizavam a patologia e a necessidade de tratamentos e medicamentos, os estudantes com necessidades específicas. ✂️ c) preconiza a concepção de deficiência ou de transtorno relacionada à inferioridade e à incapacidade dos estudantes com necessidades específicas. ✂️ d) utiliza a concepção de deficiência ao focar o fator limitador dos estudantes com necessidades específicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 45Q328870 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018Com relação aos fundamentos da educação especial na perspectiva inclusiva, julgue os itens a seguir. De acordo com a filosofia da inclusão, a educação torna-se eficaz à medida que as escolas, enquanto comunidades educativas, propõem soluções para satisfazer as necessidades de todos os alunos, como, por exemplo, estabelecer turmas próprias para alunos com deficiência separadas de turmas para alunos ditos “normais”. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 46Q321159 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, CESPE CEBRASPE, 2017Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. O material direcionado ao atendimento educacional especializado (AEE) é elaborado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC e deve ser enviado às escolas que prestem esse serviço antes do início do ano letivo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 47Q328990 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, CESPE CEBRASPE, 2017Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. Os centros de ensino especial atendem, entre outros alunos, aqueles que necessitam do currículo funcional. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 48Q320641 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, CESPE CEBRASPE, 2017Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. A educação especial/inclusiva tem caráter complementar ou suplementar, conforme o caso concreto. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 49Q323900 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, CESPE CEBRASPE, 2017Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. No caso de alunos com transtorno global do desenvolvimento, o atendimento pedagógico em sala de recursos complementa o atendimento educacional na sala de aula regular. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 50Q321568 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor de Matemática, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIOA Educação de Jovens e Adultos no cenário brasileiro possui grande influência do pensamento de Paulo Freire. Sua pedagogia levanta ideias relevantes para a área, dentre as quais, a de que a alfabetização e a educação de adultos devem ocorrer ✂️ a) a partir de conteúdos socialmente valorizados, de modo a promover o acesso dos oprimidos às culturas hegemônicas. ✂️ b) a partir do trabalho com temas e palavras geradoras, extraídas de suas histórias de vida, de modo a promover a consciência crítica em relação ao mundo. ✂️ c) a partir dos métodos herbartianos, de modo que esses sujeitos dominem os códigos linguísticos de forma emancipatória. ✂️ d) de maneira coerente com os universos culturais dos educadores para que possam ser eficientes e conscientizadoras. ✂️ e) a fim de permitir que esses sujeitos estudem de forma autônoma e libertadora, prescindindo da presença do educador. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 51Q323652 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGQuando se fala em alfabetização, de crianças ou adultos, já faz parte de uma compreensão comum a ideia de que é preciso levar em consideração o contexto real dos estudantes. Se uma cartilha apresenta a frase: “Eva viu a uva” e por acaso o estudante que a recebe nunca viu essa fruta ou não a conhece, fica mais difícil levantar hipóteses sobre a leitura partindo de sua vivência. Seria mais fácil, então, lidar com palavras ou frases daquele grupo específico, que possivelmente seriam entendidas por todos, o que tornaria o ensino mais autêntico. Essa percepção revela uma preocupação constante, por parte do professor, em relacionar o conteúdo que será ensinado ✂️ a) às habilidades inatas dos alunos. ✂️ b) aos saberes inconscientes dos alunos. ✂️ c) aos conhecimentos prévios dos alunos. ✂️ d) aos saberes científicos veiculados pela escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 52Q326259 | Pedagogia, Educação Especial InclusivaQuestões 48 a 50 abordam princípios da educação inclusiva, tendo a educação de deficientes intelectuais, visuais e auditivos como exemplo. Segundo Silva (2014, p. 15), a educação inclusiva é considerada um novo paradigma da educação brasileira e “o Brasil é um dos países que possuem a legislação mais moderna em relação às pessoas com deficiência”. Nesse contexto, é importante entender o que a legislação prevê quanto à diferença entre educação especial e educação inclusiva, no sentido de que: ✂️ a) a primeira é obrigatória e a segunda é opcional. ✂️ b) ambas são obrigatórias, mas somente em certas fases da vida escolar. ✂️ c) a primeira foca em alunos com necessidades especiais em relação à nota e a segunda busca incluir os pais no processo de ensino/aprendizado. ✂️ d) a primeira foca na oferta de atendimento educacional especializado e a segunda busca atender às diferenças do aluno no ambiente de ensino regular. ✂️ e) a primeira busca atender às diferenças do aluno no ambiente de ensino regular e a segunda foca na oferta de atendimento educacional especializado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 53Q325019 | Pedagogia, Educação Especial InclusivaQuestões 48 a 50 abordam princípios da educação inclusiva, tendo a educação de deficientes intelectuais, visuais e auditivos como exemplo. O princípio da inclusão social trata de remediar a situação de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, física ou intelectual, visando integrá-las à sociedade para que tenham as mesmas oportunidades e acessos que aquelas que não apresentam deficiências. Levando-se em conta o contexto educacional, essa proposição: ✂️ a) é opcional, e um bom exemplo se dá quando há alunos com deficiência visual ou cegos, por exemplo, que dispensam qualquer adaptação de material ou recursos tecnológicos. ✂️ b) é opcional, mas é recomendado pensar em como ajudar os alunos com deficiência visual ou cegos, por exemplo, a fazer os exercícios por escrito. ✂️ c) é essencial, e um bom exemplo se dá na inclusão de alunos surdos, desde que integrados pelo professor por meio das LIBRAS e o contato com a cultura surda. ✂️ d) é essencial, e um bom exemplo se dá quando se propõe que o aluno surdo, por exemplo, desenvolva a oralidade para conseguir se comunicar pela fala. ✂️ e) é opcional, e um bom exemplo se dá quando o professor ouvinte ignora a cultura surda, por exemplo, mas aciona intérpretes que criam vínculos afetivos com a criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 54Q329066 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPEPara se efetivar a proposta pedagógica da educação inclusiva, é necessária uma reflexão acerca da organização curricular adequada à ampliação das possibilidades de aprendizagem para todos os alunos. Com referência à atuação da equipe de professores de educação física de determinada escola de educação infantil com o objetivo de contribuir para o alcance da referida proposta, julgue os itens a seguir. Os princípios da inclusão recomendam que uma criança portadora de deficiência participe da aula e permaneça junto com a turma durante todo o tempo. Em decorrência desses princípios, o professor que colocar uma criança com deficiência física para auxiliar-lhe na arbitragem do jogo agirá corretamente, pois, garantirá a inclusão dessa criança. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 55Q319135 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPEPara se efetivar a proposta pedagógica da educação inclusiva, é necessária uma reflexão acerca da organização curricular adequada à ampliação das possibilidades de aprendizagem para todos os alunos. Com referência à atuação da equipe de professores de educação física de determinada escola de educação infantil com o objetivo de contribuir para o alcance da referida proposta, julgue os itens a seguir. Caso um dos professores da escola já possua experiência no atendimento de alunos com necessidades especiais, deve-se organizar os horários e as turmas de forma que todos esses alunos fiquem sob a responsabilidade direta desse professor, a fim de garantir a melhor qualidade possível de ensino. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← Anterior
41Q319892 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Técnico em Assuntos Educacionais, IFAP AP, FUNIVERSAA educação inclusiva propõe um novo modelo escolar no qual se torna possível o acesso e a permanência de todos na escola. Acerca desse tema, é correto afirmar que a educação ✂️ a) inclusiva exige do aluno a adaptação a regras disciplinares e de ensino da escola, sob pena de punição e reprovação. ✂️ b) inclusiva requer uma nova cultura escolar e uma nova concepção de escola que vise ao desenvolvimento de respostas educativas, atingindo todos os alunos. ✂️ c) especial é sinônima de educação inclusiva. Nesses dois modelos, o aluno é acolhido em espaços apropriados e tem atendimento individualizado e especializado. ✂️ d) inclusiva deve ser concebida como um sistema educacional especializado que adota metodologias específicas com materiais, recursos e professores especialistas. ✂️ e) inclusiva se resume à matrícula do aluno com deficiência na turma comum, dando a ele a oportunidade de estar presente na escola regular. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
42Q325179 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A Política Nacional da Educação Especial, documento que apresenta as diretrizes da educação nacional para a inclusão das pessoas com necessidades especiais, ✂️ a) prevê que a formação inicial e continuada do professor deve contemplar conhecimentos atualizados para o exercício da docência, voltados para a justiça social. ✂️ b) prevê a obrigatoriedade de apresentação de laudo ou relatório médico ou de especialista para a inclusão das crianças e jovens com necessidades especiais nas escolas regulares. ✂️ c) considera a educação indígena e quilombola uma questão distinta da questão da educação inclusiva. ✂️ d) aponta que o investimento na formação do professor é garantia suficiente de modificação do sistema educacional, de modo a torná-lo inclusivo. ✂️ e) prevê a eliminação de barreiras arquitetônicas como mecanismo obrigatório de acessibilidade ao ambiente escolar, considerando todos os demais facultativos por serem de caráter subjetivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
43Q322746 | Pedagogia, Educação Especial InclusivaPara a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação e do Desporto, a Educação Especial é: “Um processo que visa promover o desenvolvimento das potencialidades de pessoas portadoras de deficiência, condutas típicas e altas habilidades, e que abrange os diferentes níveis e graus do sistema de ensino. Fundamenta-se em referências teóricas e práticas compatíveis com as necessidades específicas de seu alunado. O processo deve ser integral, fluindo desde a estimulação essencial até os graus superiores do ensino. Sob o enfoque sistêmico, a Educação Especial integra o sistema educacional vigente, identificando-se com sua finalidade que é a de formar cidadãos conscientes e participativos.” A Educação Especial deve ser vista como parte integrante do sistema educacional brasileiro, em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Superior. Essa modalidade de educação é considerada um conjunto de recursos educacionais e estratégias de apoio que estejam à disposição de todos os alunos, oferecendo: ✂️ a) professores devidamente capacitados. ✂️ b) encaminhamento às turmas especiais. ✂️ c) diferentes alternativas de atendimento. ✂️ d) cursos de atualização docente. ✂️ e) profissionais de apoio nas salas de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
44Q320221 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017A reorganização dos serviços da Educação Especial é consolidada no Atendimento Educacional Especializado - AEE, que constitui a principal ação dessa modalidade no âmbito das escolas do ensino comum, de modo a assegurar aos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação o acesso, a permanência, a participação e o sucesso escolar. Assim, o Atendimento Educacional Especializado – AEE é um serviço da Educação Especial que: ✂️ a) identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminam as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas. ✂️ b) classifica, com base em modelos médicos que enfatizavam a patologia e a necessidade de tratamentos e medicamentos, os estudantes com necessidades específicas. ✂️ c) preconiza a concepção de deficiência ou de transtorno relacionada à inferioridade e à incapacidade dos estudantes com necessidades específicas. ✂️ d) utiliza a concepção de deficiência ao focar o fator limitador dos estudantes com necessidades específicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
45Q328870 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018Com relação aos fundamentos da educação especial na perspectiva inclusiva, julgue os itens a seguir. De acordo com a filosofia da inclusão, a educação torna-se eficaz à medida que as escolas, enquanto comunidades educativas, propõem soluções para satisfazer as necessidades de todos os alunos, como, por exemplo, estabelecer turmas próprias para alunos com deficiência separadas de turmas para alunos ditos “normais”. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
46Q321159 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, CESPE CEBRASPE, 2017Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. O material direcionado ao atendimento educacional especializado (AEE) é elaborado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC e deve ser enviado às escolas que prestem esse serviço antes do início do ano letivo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
47Q328990 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, CESPE CEBRASPE, 2017Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. Os centros de ensino especial atendem, entre outros alunos, aqueles que necessitam do currículo funcional. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
48Q320641 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, CESPE CEBRASPE, 2017Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. A educação especial/inclusiva tem caráter complementar ou suplementar, conforme o caso concreto. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
49Q323900 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, CESPE CEBRASPE, 2017Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. No caso de alunos com transtorno global do desenvolvimento, o atendimento pedagógico em sala de recursos complementa o atendimento educacional na sala de aula regular. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
50Q321568 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor de Matemática, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIOA Educação de Jovens e Adultos no cenário brasileiro possui grande influência do pensamento de Paulo Freire. Sua pedagogia levanta ideias relevantes para a área, dentre as quais, a de que a alfabetização e a educação de adultos devem ocorrer ✂️ a) a partir de conteúdos socialmente valorizados, de modo a promover o acesso dos oprimidos às culturas hegemônicas. ✂️ b) a partir do trabalho com temas e palavras geradoras, extraídas de suas histórias de vida, de modo a promover a consciência crítica em relação ao mundo. ✂️ c) a partir dos métodos herbartianos, de modo que esses sujeitos dominem os códigos linguísticos de forma emancipatória. ✂️ d) de maneira coerente com os universos culturais dos educadores para que possam ser eficientes e conscientizadoras. ✂️ e) a fim de permitir que esses sujeitos estudem de forma autônoma e libertadora, prescindindo da presença do educador. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
51Q323652 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGQuando se fala em alfabetização, de crianças ou adultos, já faz parte de uma compreensão comum a ideia de que é preciso levar em consideração o contexto real dos estudantes. Se uma cartilha apresenta a frase: “Eva viu a uva” e por acaso o estudante que a recebe nunca viu essa fruta ou não a conhece, fica mais difícil levantar hipóteses sobre a leitura partindo de sua vivência. Seria mais fácil, então, lidar com palavras ou frases daquele grupo específico, que possivelmente seriam entendidas por todos, o que tornaria o ensino mais autêntico. Essa percepção revela uma preocupação constante, por parte do professor, em relacionar o conteúdo que será ensinado ✂️ a) às habilidades inatas dos alunos. ✂️ b) aos saberes inconscientes dos alunos. ✂️ c) aos conhecimentos prévios dos alunos. ✂️ d) aos saberes científicos veiculados pela escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
52Q326259 | Pedagogia, Educação Especial InclusivaQuestões 48 a 50 abordam princípios da educação inclusiva, tendo a educação de deficientes intelectuais, visuais e auditivos como exemplo. Segundo Silva (2014, p. 15), a educação inclusiva é considerada um novo paradigma da educação brasileira e “o Brasil é um dos países que possuem a legislação mais moderna em relação às pessoas com deficiência”. Nesse contexto, é importante entender o que a legislação prevê quanto à diferença entre educação especial e educação inclusiva, no sentido de que: ✂️ a) a primeira é obrigatória e a segunda é opcional. ✂️ b) ambas são obrigatórias, mas somente em certas fases da vida escolar. ✂️ c) a primeira foca em alunos com necessidades especiais em relação à nota e a segunda busca incluir os pais no processo de ensino/aprendizado. ✂️ d) a primeira foca na oferta de atendimento educacional especializado e a segunda busca atender às diferenças do aluno no ambiente de ensino regular. ✂️ e) a primeira busca atender às diferenças do aluno no ambiente de ensino regular e a segunda foca na oferta de atendimento educacional especializado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
53Q325019 | Pedagogia, Educação Especial InclusivaQuestões 48 a 50 abordam princípios da educação inclusiva, tendo a educação de deficientes intelectuais, visuais e auditivos como exemplo. O princípio da inclusão social trata de remediar a situação de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, física ou intelectual, visando integrá-las à sociedade para que tenham as mesmas oportunidades e acessos que aquelas que não apresentam deficiências. Levando-se em conta o contexto educacional, essa proposição: ✂️ a) é opcional, e um bom exemplo se dá quando há alunos com deficiência visual ou cegos, por exemplo, que dispensam qualquer adaptação de material ou recursos tecnológicos. ✂️ b) é opcional, mas é recomendado pensar em como ajudar os alunos com deficiência visual ou cegos, por exemplo, a fazer os exercícios por escrito. ✂️ c) é essencial, e um bom exemplo se dá na inclusão de alunos surdos, desde que integrados pelo professor por meio das LIBRAS e o contato com a cultura surda. ✂️ d) é essencial, e um bom exemplo se dá quando se propõe que o aluno surdo, por exemplo, desenvolva a oralidade para conseguir se comunicar pela fala. ✂️ e) é opcional, e um bom exemplo se dá quando o professor ouvinte ignora a cultura surda, por exemplo, mas aciona intérpretes que criam vínculos afetivos com a criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
54Q329066 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPEPara se efetivar a proposta pedagógica da educação inclusiva, é necessária uma reflexão acerca da organização curricular adequada à ampliação das possibilidades de aprendizagem para todos os alunos. Com referência à atuação da equipe de professores de educação física de determinada escola de educação infantil com o objetivo de contribuir para o alcance da referida proposta, julgue os itens a seguir. Os princípios da inclusão recomendam que uma criança portadora de deficiência participe da aula e permaneça junto com a turma durante todo o tempo. Em decorrência desses princípios, o professor que colocar uma criança com deficiência física para auxiliar-lhe na arbitragem do jogo agirá corretamente, pois, garantirá a inclusão dessa criança. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
55Q319135 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPEPara se efetivar a proposta pedagógica da educação inclusiva, é necessária uma reflexão acerca da organização curricular adequada à ampliação das possibilidades de aprendizagem para todos os alunos. Com referência à atuação da equipe de professores de educação física de determinada escola de educação infantil com o objetivo de contribuir para o alcance da referida proposta, julgue os itens a seguir. Caso um dos professores da escola já possua experiência no atendimento de alunos com necessidades especiais, deve-se organizar os horários e as turmas de forma que todos esses alunos fiquem sob a responsabilidade direta desse professor, a fim de garantir a melhor qualidade possível de ensino. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro