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Questões de Concursos Educação Especial Inclusiva

Resolva questões de Educação Especial Inclusiva comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q319892 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Técnico em Assuntos Educacionais, IFAP AP, FUNIVERSA

A educação inclusiva propõe um novo modelo escolar no qual se torna possível o acesso e a permanência de todos na escola. Acerca desse tema, é correto afirmar que a educação
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42Q325179 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A Política Nacional da Educação Especial, documento que apresenta as diretrizes da educação nacional para a inclusão das pessoas com necessidades especiais,
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43Q322746 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva

Para a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação e do Desporto, a Educação Especial é: “Um processo que visa promover o desenvolvimento das potencialidades de pessoas portadoras de deficiência, condutas típicas e altas habilidades, e que abrange os diferentes níveis e graus do sistema de ensino. Fundamenta-se em referências teóricas e práticas compatíveis com as necessidades específicas de seu alunado. O processo deve ser integral, fluindo desde a estimulação essencial até os graus superiores do ensino. Sob o enfoque sistêmico, a Educação Especial integra o sistema educacional vigente, identificando-se com sua finalidade que é a de formar cidadãos conscientes e participativos.”

A Educação Especial deve ser vista como parte integrante do sistema educacional brasileiro, em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Superior. Essa modalidade de educação é considerada um conjunto de recursos educacionais e estratégias de apoio que estejam à disposição de todos os alunos, oferecendo:

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44Q320221 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

A reorganização dos serviços da Educação Especial é consolidada no Atendimento Educacional Especializado - AEE, que constitui a principal ação dessa modalidade no âmbito das escolas do ensino comum, de modo a assegurar aos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação o acesso, a permanência, a participação e o sucesso escolar. Assim, o Atendimento Educacional Especializado – AEE é um serviço da Educação Especial que:
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45Q328870 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos fundamentos da educação especial na perspectiva inclusiva, julgue os itens a seguir. De acordo com a filosofia da inclusão, a educação torna-se eficaz à medida que as escolas, enquanto comunidades educativas, propõem soluções para satisfazer as necessidades de todos os alunos, como, por exemplo, estabelecer turmas próprias para alunos com deficiência separadas de turmas para alunos ditos “normais”.
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46Q321159 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. O material direcionado ao atendimento educacional especializado (AEE) é elaborado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC e deve ser enviado às escolas que prestem esse serviço antes do início do ano letivo.
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47Q328990 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. Os centros de ensino especial atendem, entre outros alunos, aqueles que necessitam do currículo funcional.
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48Q320641 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. A educação especial/inclusiva tem caráter complementar ou suplementar, conforme o caso concreto.
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49Q323900 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. No caso de alunos com transtorno global do desenvolvimento, o atendimento pedagógico em sala de recursos complementa o atendimento educacional na sala de aula regular.
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50Q321568 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor de Matemática, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

A Educação de Jovens e Adultos no cenário brasileiro possui grande influência do pensamento de Paulo Freire. Sua pedagogia levanta ideias relevantes para a área, dentre as quais, a de que a alfabetização e a educação de adultos devem ocorrer
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51Q323652 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Quando se fala em alfabetização, de crianças ou adultos, já faz parte de uma compreensão comum a ideia de que é preciso levar em consideração o contexto real dos estudantes. Se uma cartilha apresenta a frase: “Eva viu a uva” e por acaso o estudante que a recebe nunca viu essa fruta ou não a conhece, fica mais difícil levantar hipóteses sobre a leitura partindo de sua vivência. Seria mais fácil, então, lidar com palavras ou frases daquele grupo específico, que possivelmente seriam entendidas por todos, o que tornaria o ensino mais autêntico. Essa percepção revela uma preocupação constante, por parte do professor, em relacionar o conteúdo que será ensinado
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52Q326259 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva

Questões 48 a 50 abordam princípios da educação inclusiva, tendo a educação de deficientes intelectuais, visuais e auditivos como exemplo. Segundo Silva (2014, p. 15), a educação inclusiva é considerada um novo paradigma da educação brasileira e “o Brasil é um dos países que possuem a legislação mais moderna em relação às pessoas com deficiência”. Nesse contexto, é importante entender o que a legislação prevê quanto à diferença entre educação especial e educação inclusiva, no sentido de que:
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53Q325019 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva

Questões 48 a 50 abordam princípios da educação inclusiva, tendo a educação de deficientes intelectuais, visuais e auditivos como exemplo. O princípio da inclusão social trata de remediar a situação de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, física ou intelectual, visando integrá-las à sociedade para que tenham as mesmas oportunidades e acessos que aquelas que não apresentam deficiências. Levando-se em conta o contexto educacional, essa proposição:
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54Q329066 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Para se efetivar a proposta pedagógica da educação inclusiva, é necessária uma reflexão acerca da organização curricular adequada à ampliação das possibilidades de aprendizagem para todos os alunos. Com referência à atuação da equipe de professores de educação física de determinada escola de educação infantil com o objetivo de contribuir para o alcance da referida proposta, julgue os itens a seguir. Os princípios da inclusão recomendam que uma criança portadora de deficiência participe da aula e permaneça junto com a turma durante todo o tempo. Em decorrência desses princípios, o professor que colocar uma criança com deficiência física para auxiliar-lhe na arbitragem do jogo agirá corretamente, pois, garantirá a inclusão dessa criança.
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55Q319135 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Para se efetivar a proposta pedagógica da educação inclusiva, é necessária uma reflexão acerca da organização curricular adequada à ampliação das possibilidades de aprendizagem para todos os alunos. Com referência à atuação da equipe de professores de educação física de determinada escola de educação infantil com o objetivo de contribuir para o alcance da referida proposta, julgue os itens a seguir. Caso um dos professores da escola já possua experiência no atendimento de alunos com necessidades especiais, deve-se organizar os horários e as turmas de forma que todos esses alunos fiquem sob a responsabilidade direta desse professor, a fim de garantir a melhor qualidade possível de ensino.
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