Início

Questões de Concursos Auxiliar de Sala

Resolva questões de Auxiliar de Sala comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q894384 | Segurança e Transporte, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica, corretamente, os números de emergência no Brasil da Polícia Militar, Samu e Bombeiros, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q894365 | Informática, Windows, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente a principal função do modo de espera no Sistema Operacional Microsoft Windows.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q894366 | Informática, Windows, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente a função da área de trabalho do Sistema Operacional Microsoft Windows.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q894376 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Está presente na Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça (BC) que a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem por objetivo garantir o desenvolvimento integral das crianças de zero a seis anos de idade, em seus aspectos:

1. Religioso. 2. Físico. 3. Social. 4. Psicológico. 5. Intelectual.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1026764 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em uma turma composta por 48 alunos, o professor de educação física optou por realizar uma pesquisa. Ele observou que, entre esses alunos, 31 têm preferência por corrida, 28 têm preferência por basquete, e 23 gostam tanto de corrida quanto de basquete. Quantos alunos não demonstraram interesse nem em corrida nem em basquete?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q988444 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo o documento "Recontextualização Curricular: a BNCC e os documentos curriculares da Rede Municipal de Educação Infantil", a BNCC (2017) apresenta uma concepção de educação integral dos sujeitos, visando a formação e o desenvolvimento humano global, de maneira a “promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades” (BRASIL, 2017, p. 14).
No que se refere à Educação Infantil, o texto explicita as concepções de cuidar e educar e estabelece os termos como sendo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q953890 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Pedras Grandes SC, EVO Concursos, 2025

Analise a frase a seguir e complete as lacunasconforme aquilo que está previsto na lei de número9.394 de 1996: “Os sistemas de ensino regulamentarãoos procedimentos para a definição dos conteúdos doensino ___________ e estabelecerão as ________ para ahabilitação e admissão dos professores"
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q918697 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Auxiliar de Sala, Prefeitura de São Luís do Quitunde AL, ADM TEC, 2024

Ao entender que a prática Educativa é permeada por diversos aspectos como saúde, higiene, segurança e prevenção, estas ações precisam ser incorporadas à rotina do profissional da Educação Infantil. Acredita-se que um trabalho centrado em alguns procedimentos básicos auxilia a rotina diária. Um desses procedimentos é o uso de EPI, Equipamento de Proteção Individual, que utilizado individual e corretamente, durante sua atividade laboral ajuda a proteger o funcionário de qualquer risco à sua saúde. Na Educação Infantil, é orientado que os profissionais usem:

1- Luva de Procedimento não cirúrgico para proteção contra risco biológico, ao higienizar crianças.
2- Capacete de segurança, para proteção da cabeça contra impactos provenientes de queda ou projeção de objetos.
3- Avental Plástico Descartável, para proteção do tronco e membros superiores contra risco físico (umidade/ banho) e risco biológico (contato com fluidos corporal), ao higienizar crianças.
4- Protetor auditivo (tipo inserção), para proteção dos ouvidos na sala de aula com níveis de ruído superiores aos limites de tolerância estabelecidos pela NR-15 (Atividades e Operações Insalubres).
5- Calçado de segurança tipo botina sem biqueira, solado poliuretano para proteção dos pés do usuário contra riscos de natureza leve e contra agentes abrasivos e escoriantes.

Dos equipamentos acima, a quantidade CORRETA deles a ser usada pelos profissionais da Educação Infantil é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q894377 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Consta na Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça (BC) que, conforme o Parecer CNE/ CEB nº 20/2009, cabem às instituições de Educação Infantil garantir às crianças um processo educativo que reconhece o cuidar e o educar como práticas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q952201 | Português, Significação Contextual de Palavras, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Texto associado.
Adolescentes e a busca pelo corpo perfeito


Autoestima e autocuidado são atributos significativos para uma vida de bem−estar. No entanto, o equilíbrio ésempre bem−vindo. Dependendo do nível de exigência com a autoimagem, a busca pelo corpo perfeito pode trazer prejuízos e sofrimento.

Nunca se falou tanto em saúde mental infantil e do adolescente como nos últimos tempos. Isso é positivo, pois abre portas para que as pessoas possam refletir sobre assuntos relevantes, tendo a oportunidade de mudar comportamentos e pensamentos inadequados.

A adolescência é um momento sensível. A fase marca a despedida da infância e a entrada para um mundo cheiode obrigações e cobranças.

É nesse estágio que as pessoas dão mais importância para o social, buscando aceitação dos pares e identificação com grupos específicos. É também a época em que despertam os interesses sexuais, aumentando a preocupação com a aparência e o julgamento.

O uso exagerado de filtros do Instagram é um bom exemplo nesse sentido, já que a motivação por trás é se mostrar interessante para alcançar a aceitação social. Nofundo, o jovem altera a própria imagem na tentativa de esconder o “eu real” a fim de se transformar em um “eu idealizado” para os outros.

A perfeição é impossível de ser atingida. Buscar algo inviável gera frustração, aumento da insatisfação, sofrimento e prejuízos afetivos, sociais e profissionais.


Fonte: Hospital Santa Mônica — Adaptado.
Segundo o texto, os adolescentes estão em busca de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q952211 | Gestão de Pessoas, Relacionamento interpessoal, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Considerando−se a aprendizagem infantil, sobre o erro construtivo, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Tem função primordial no processo cognitivo.
( ) Todo erro cometido pelas crianças é considerado erro construtivo.
( ) A partir do erro, a criança elabora hipóteses que se apoiam em soluções para resolver problemas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q894374 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

A escrita da Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça (BC) pautou-se pelos princípios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q894372 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

O documento, intitulado Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça, constitui o currículo da rede.

Define-se como um conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver em um percurso educativo em conformidade com a legislação nacional e na perspectiva da teoria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q955814 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Sobre a parceria família e escola, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Embora as parcerias tenham trazido maior valorização aos professores, o clima institucional deteriorou-se.
( ) A educação da criança e do adolescente é uma atribuição restrita da escola.
( ) Trata-se de uma parceria que coloca os interesses do estudante como objetivo central.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q955815 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Sobre a agressividade na infância, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q1082916 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Ao tratar acerca do processo de educação escolar e desenvolvimento humano, o Currículo Regional do Ensino Fundamental (CREF) destaca que:

Um percurso formativo comprometido com o desenvolvimento humano integral dos sujeitos escolares exige compreendê-los em sua:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q952209 | Pedagogia, Gestão Escolar, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Em relação às características do autismo, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q918703 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Auxiliar de Sala, Prefeitura de São Luís do Quitunde AL, ADM TEC, 2024

Em nosso país, o livro didático exerce um papel muito importante no contexto escolar, seja como instrumento de sistematização do conhecimento escolar, seja como elemento mediador da prática pedagógica ou como instrumento de controle. Sobre o livro didático, leia as afirmações abaixo:

I. A utilização do livro didático deve ser norteada por uma reflexão teórica e metodológica que possibilite ao professor analisar e criticar as obras adotadas.

II. É imprescindível que a escolha de um livro didático promova a contextualização e a formação integral do indivíduo, comprometido com sua realidade social, cultural, política e econômica.

III. O livro didático serve de instrumento para a transmissão dos conteúdos que devem ser trabalhados de forma linear, descontextualizada e acrítica, dando ao saber escolar um teor de conhecimento acabado demonstrando a responsabilidade social da escola.

Estão CORRETAS as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q1082917 | Pedagogia, Legislação da Educação, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Consta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que a principal função da Educação Infantil é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q988440 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Leia o texto e marque a opção correta quanto ao texto.
MULHERES MADURAS Fabrício Carpinejar
Na adolescência ou na juventude, você se apaixona por uma pessoa. É uma paixão personalizada: quer alguém para fazer parte de sua rotina, para estar com você, próximo de você. Existe ciúme, possessividade, insegurança, medo de ser abandonado.
Na velhice, e só na velhice, você se apaixona por um estilo de vida. O patamar é outro: você anseia por existências surpreendentes.
É o que acontece frequentemente com as mulheres maduras. Os homens mais velhos ainda não lidam bem com a solidão e acabam se tornando mais dependentes e mais carrapatos. Têm horror ao vazio. Ficam mendigando uma reconciliação às ex-esposas quando são deixados pelos seus romances meteóricos com parceiras que têm a metade das suas idades. Buscam tardiamente corrimões nas alianças antigas para ficar novamente de pé.
Por sua vez, as mulheres maduras alcançam um extremo de sabedoria. Escolarizadas pelo espírito aventureiro, elas se desapegam da noção material e avarenta da presença.
Não é por acaso que apresentam uma longevidade maior do que a dos homens. Não se prendem à simbiose nem se subjugam a uma convivência.
Já estão num ponto das trajetórias em que não é qualquer fato que despertará a sua atenção. Viveram muito e já não se assustam com dores ou tragédias.
Sequer temem a solteirice. Idolatram a independência. Namoram, mas não casam. Não abrem mão da casa separada, de cada um com a sua família, dos horários a sós.
Apaixonam-se por obras de escritores, de músicos, de cineastas, por pensamentos, por teorias, por visões de mundo, como se fossem amores carnais. São capazes de sentir os mesmos arrepios e suspiros.
Matriculam-se em cursos e oficinas, escrevem livros, mudam de carreira.
Os prazeres não se restringem a estar acompanhadas. Antes povoam a alma com a sua própria companhia, vivenciando novas culturas e hábitos para aperfeiçoar a personalidade.
Exploram a ciência da sensibilidade. Pretendem viajar, sair, conversar, beber, gastar seu tempo ouvindo biografias interessantes e exóticas. Quanto mais fora da caixa, melhor o interlocutor.
Depois de fazer tudo pelos maridos, filhos e netos, cansaram-se das sombras, das desculpas, do futuro postergado.
Preferem as amizades aos relacionamentos amorosos, a lealdade à fidelidade.
São compreensivas com os erros humanos, com os percalços e, principalmente, com as suas dúvidas. A curiosidade é o motor das suas esperanças.
Não são reféns da jovialidade, da cultura da aparência.
Encontraram algo superior no caminho: a vitalidade do autoconhecimento.
Descobriram que o coração não tem rugas. Que podem amar ideias, não somente pessoas.
Minha coluna no jornal Zero Hora, GZH, última página, Porto Alegre (RS), 5/10/2022
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.