Início

Questões de Concursos Vestibular

Resolva questões de Vestibular comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q266375 | História, Vestibular, USP, FUVEST

Carlos III, rei da Espanha entre 1759 e 1788, implementou profundas reformas – conhecidas como bourbônicas – que tiveram grandes repercussões sobre as colônias espanholas na América. Entre elas,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

402Q265986 | Biologia, Vestibular, USP, FUVEST

As briófitas, no reino vegetal, e os anfíbios, entre os vertebrados, são considerados os primeiros grupos a conquistar o ambiente terrestre. Comparando os, é correto afirmar que,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

403Q266328 | Biologia, Vestibular, USP, FUVEST

Na evolução dos vegetais, o grão de pólen surgiu em plantas que correspondem, atualmente, ao grupo dos pinheiros. Isso significa que o grão de pólen surgiu antes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

404Q54385 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(F. M. Triângulo Mineiro) O parlamentarismo, implantado no Brasil em 1961, visava a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

405Q266188 | História, Vestibular, USP, FUVEST

Com base na leitura da obra A cidade e as serras, de Eça de Queirós, publicada originalmente em 1901, é correto concluir que, nela, encontra–se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

406Q266463 | Física, Vestibular, USP, FUVEST

A lei de conservação da carga elétrica pode ser enunciada como segue:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

407Q266486 | Física, Vestibular, USP, FUVEST

Em uma competição de salto em distância, um atleta de 70 kg tem, imediatamente antes do salto, uma velocidade na direção horizontal de módulo 10 m/s. Ao saltar, o atleta usa seus músculos para empurrar o chão na direção vertical, produzindo uma energia de 500 J, sendo 70% desse valor na forma de energia cinética. Imediatamente após se separar do chão, o módulo da velocidade do atleta é mais próximo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

408Q54119 | Probabilidade e Estatística, Análise Combinatória, Vestibular, Vestibular

(Unesp 98) Considere o conjunto A dos múltiplos inteiros de 5, entre 100 e 1000, formados de algarismos distintos. Seja B o subconjunto de A formado pelos números cuja soma dos valores de seus algarismos é 9. Então, a soma do menor número ímpar de B com o maior número par de B é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q265698 | Inglês, Vestibular, UFPR, UFPR

Texto associado.

O texto a seguir é referência para as questões 77 a 80.
School Curriculum Falls Short on Bigger Lessons
By Tara PARKER-POPE
Now that children are back in the classroom, are they really learning the lessons that will help them succeed?
Many child development experts worry that the answer may be no. They say the ever-growing emphasis on academic performance and test scores means many children aren?t developing life skills like self-control, motivation, focus and resilience, which are far better predictors of long-term success than high grades. And it may be distorting their and their parents? values.
In one set of studies, children who solved math puzzles were praised for their intelligence or for their hard work. The first group actually did worse on subsequent tests, or took an easy way out, shunning difficult problems. The research suggests that praise for a good effort encourages harder work, while children who are consistently told they are smart do not know what to do when confronted with a difficult problem or reading assignment.
Academic achievement can certainly help children succeed, and for parents there can be a fine line between praising effort and praising performance. Words need to be chosen carefully: Instead of saying, "I?m so proud you got an ?A? on your test", a better choice is "I?m so proud of you for studying so hard". Both replies rightly celebrate the ?A?, but the second focuses on the effort that produced it, encouraging the child to keep trying in the future.
Praise outside of academics matters, too. Instead of asking your child how many points she scored on the basketball court, say, "Tell me about the game. Did you have fun? Did you play hard?". Parents also need to teach their children that they do not have to be good at everything, and there is something to be learned when a child struggles or gets a poor grade despite studying hard. One strategy is to teach children that the differences between easy and difficult subjects can provide useful information about their goals and interests. Subjects they enjoy and excel in may become the focus of their careers. Challenging but interesting classes or sports can become hobbies.

(Adapted from www.nyt.com)

What did the study mentioned in the text show?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

410Q265772 | Química, Vestibular, ITA, ITA

Metanol (CH3OH) e água deuterada (D2O) são misturados numa razão volumétrica de 7:3, respectivamente, nas condições ambientes. A respeito dessa mistura, são feitas as seguintes afirmações:

I. Imediatamente após a mistura das duas substâncias é observada uma fase única.
II. Após o equilíbrio, observa?se uma fase única que contém as seguintes substâncias: CH3OH, D2O, CH3OD e HOD.
III. Se for adicionado um cubo de D2O(s) à mistura, este flutuará na superfície da mistura líquida.

Assinale a opção que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

411Q54375 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(UFRS) Analise as seguintes afirmativas referentes ao Estado Novo (1937-1945):

I. Os dois principais partidos políticos existentes no período do Estado Novo eram a AIB (Ação Integralista Brasileira) e a ANL (Aliança Nacional Libertadora).
II. O pretexto utilizado por Vargas para o desfecho do golpe de Estado de 1937 foi o Plano Cohen, documento forjado que denunciava um suposto movimento revolucionário comunista.
III. Durante o Estado Novo a política externa brasileira oscilou entre a Alemanha nazista e os Estados Unidos, alinhando-se a este último país no princípio da década de 1940.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

412Q54134 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Vestibular, Vestibular

(UFRGS 2004) Deseja-se construir um triângulo com os vértices sobre os vértices de um octógono regular. A probabilidade de que sejam usados somente diagonais e nenhum dos lados do octógono é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

413Q265652 | Química, Vestibular, USP, FUVEST

Michael Faraday (1791–1867), em fragmento de A história química de uma vela, assim descreve uma substância gasosa que preparou diante do público que assistia a sua conferência: "Podemos experimentar do jeito que quisermos, mas ela não pegará fogo, não deixará o pavio queimar e extinguirá a combustão de tudo. Não há nada que queime nela, em circunstâncias comuns. Não tem cheiro, pouco se dissolve na água, não forma solução aquosa ácida nem alcalina, e é tão indiferente a todos os órgãos do corpo humano quanto uma coisa pode ser. Então, diriam os senhores: ?Ela não é nada, não é digna de atenção da química. O que faz no ar??"
A substância gasosa descrita por Faraday é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

414Q266168 | Português, Vestibular, UNESP, VUNESP

Texto associado.

Atitude que, no último parágrafo, melhor sintetiza a reação do antigo center-forward ao sucesso de Joca:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

415Q266415 | História, Vestibular, USP, FUVEST

No século XIX, o surgimento do transporte ferroviário provocou profundas modificações em diversas partes do mundo, possibilitando maior e melhor circulação de pessoas e mercadorias entre grandes distâncias. Dentre tais modificações, as ferrovias

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

416Q54341 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(PUC-RJ) Durante o período de Guerra Fria, isto é, o período que vai do final da Segunda Guerra Mundial até a desestruturação da URSS, vários foram os conflitos que marcaram as disputas entre o bloco capitalista e o bloco socialista. Como por exemplo, a Guerra da Coréia, o Macartismo, a Guerra do Vietnã... Todavia alguns fatos especialmente acontecidos no governo de John Kennedy (1961-1963) puseram em xeque a segurança mundial na medida em que houve um perigo iminente de guerra atômica. As pessoas de todo o mundo viveram momentos de incerteza e medo ante a catástrofe que poderia abater-se sobre a humanidade. Dentre os fatos que poderiam relacionar-se ao governo Kennedy e que puseram a humanidade em alerta destacamos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

417Q54231 | História, Idade Moderna, Vestibular, Vestibular

(FEI-SP) Naquela que se tornou sua obra mais conhecida, Nicolau Maquiavel desenvolve a noção de “razão de Estado”, essencial para a compreensão dos processos políticos modernos. Freqüentemente tido por maldito, inspirador de tiranos, Maquiavel na verdade construiu uma obra que encarava de maneira laica e realista a questão política. Num trecho de seu livro, afirma que “todos os profetas armados triunfaram, os desarmados arruinaram-se”. Podemos encontrar, nessa passagem, um elemento central do chamado Estado Moderno, que se consolidava à sua época. Estamos falando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

418Q54233 | História, Idade Moderna, Vestibular, Vestibular

(Uniderp-MS) “Que obra de arte é o homem; tão nobre no raciocínio; tão vário na capacidade; em forma e movimento; tão preciso e admirável, na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo; o exemplo dos animais.”

Shakespeare.

A frase acima refere-se a uma das principais características do Renascimento, ou seja, ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

419Q54257 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(PUC-RJ) Sobre as relações estabelecidas entre europeus e povos nativos do continente americano por ocasião das conquistas e colonização das terras no Novo Mundo, estão corretas as afirmativas, a exceção de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

420Q266276 | Português, Vestibular, USP, FUVEST

Texto associado.

Texto para as questões 37 e 38

Leia o seguinte trecho de uma entrevista concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa:

Entrevistador: - O protagonismo do STF dos últimos tempos tem usurpado as funções do Congresso? 

Entrevistado: - Temos uma Constituição muito boa, mas excessivamente detalhista, com um número imenso de dispositivos e, por isso, suscetível a fomentar interpretações e toda sorte de litígios. Também temos um sistema de jurisdição constitucional, talvez único no mundo, com um rol enorme de agentes e instituições dotadas da prerrogativa ou de competência para trazer questões ao Supremo. É um leque considerável de interesses, de visões, que acaba causando a intervenção do STF nas mais diversas questões, nas mais diferentes áreas, inclusive dando margem a esse tipo de acusação. Nossas decisões não deveriam passar de duzentas, trezentas por ano. Hoje, são analisados cinquenta mil, sessenta mil processos. É uma insanidade. 

Veja, 15/06/2011.

No trecho "dotadas da prerrogativa ou de competência", a presença de artigo antes do primeiro substantivo e a sua ausência antes do segundo fazem que o sentido de cada um desses substantivos seja, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.