"Em suas pesquisas, os historiadores utilizam variadas fontes, das quais podem obter informações, pistas sobre as idéias e realizações dos seres humanos no transcorrer do tempo". Sobre a fonte histórica, assinale a alternativa incorreta.
A nova ordem mundial apresenta algumas características econômicas, políticas e sociais que refletem o capitalismo globalizado e sua influência na formação dos blocos econômicos. Sobre isso, analise as afirmações abaixo.
I. A homogeneização do dinheiro global sofre resistência local à sua expansão assim como a adaptação às novas condições financeiras é considerada uma necessidade para ser competitivo e exitoso no mundo globalizado a partir dos blocos econômicos regionais.
II. A unificação monetária é fator indispensável ao estabelecimento da economia européia competitiva ao nível global, mediante uma divisão de trabalho renovado.
III. A constituição do mercado comum financeiro, do qual a moeda única constitui o símbolo, serviu como base para a constituição da União Européia (UE), Acordo do Livre Comércio da América do Norte (Nafta) e o pretendido estabelecimento da Área do Livre Comércio da América (ALCA).
IV. O Mercosul mantém uma prática limitada do comércio, e seu projeto é mais abrangente quanto às relações sociais, culturais e políticas, buscando um desenvolvimento homogêneo, no qual as moedas nacionais são conversíveis e comunicáveis entre elas.
V. A proliferação de blocos econômicos em todos os continentes com tendências à regionalização da economia impede a integração global dos mercados, tirando a possibilidade de um mundo homogêneo.
Estão incorretas apenas
Observe as quatro afirmações abaixo que fazem referência ao sistema de numeração decimal.
I. O sistema de numeração decimal tem essa denominação devido ao fato de possuir, apenas, dez símbolos.
II. O princípio do valor posicional é uma das características do sistema de numeração decimal.
III. O termo algarismo usado para denominar os símbolos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 é uma homenagem ao matemático Al-Khowarizmi.
IV. O número zero passa a ser utilizado no sistema de numeração decimal, para que este possa ter dez algarismos.
Dentre as afirmações apresentadas, qual dos itens contém ambas as afirmações corretas.
Sobre a globalização, é correto afirmar.
Alguns conceitos básicos da geografia são fundamentais para a análise e a forma de como o homem se apropria, produz e organiza o espaço. A partir dessa fundamentação, é correto afirmar.
"...defende uma ação educativa que deve ocorrer a partir dos movimentos espontâneos da criança e das atitudes corporais, favorecendo a gênese da imagem corporal, núcleo central da personalidade...". Darido e Rangel (2005). À qual abordagem se refere a afirmativa?
Em seu livro, Avaliação Mediadora, Jussara Hoffman (2001) aborda a questão da subjetividade no processo de construção do conhecimento e na prática da avaliação. Com base na visão da autora, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando as questões sugerem uma resposta pessoal do aluno, opiniões, considerações, dissertações sobre determinado assunto, o professor terá de interpretar (subjetivamente) a resposta para considerá-la certa ou errada... a subjetividade é inerente, também, à interpretação da questão pelo aluno.
II. Na prática da Avaliação Mediadora, as tarefas são elementos essenciais para a observação das hipóteses construídas pelos alunos ao longo do processo. Através delas, professores de todos os graus de ensino puderam estabelecer o diálogo com os educandos, no sentido de debruçar-se sobre sua produção de conhecimento para compreender em que momento se encontra, qual a dimensão do seu entendimento.
III. O trabalho em grupo permite uma melhor avaliação da aprendizagem, uma vez que é possível observar se o aluno compreendeu e desenvolveu o seu conhecimento, defendendo seus pontos de vista no grupo, com base em suas experiências e descobertas, sendo esta uma excelente forma para o professor avaliar seus alunos, observando o seu desenvolvimento individual e coletivo.
Assinale a alternativa correta.
Sobre a questão da degradação / preservação ambiental e os movimentos sociais, é correto afirmar.
Sobre as categorias de análise da geografia, é correto afirmar.
De acordo com Philippe Perrenoud in Construir as Competências desde a Escola, analise as afirmativas a seguir.
I. Trabalhar na perspectiva de construir competências e habilidades, implica transformar a relação dos professores com o saber, suas metodologias em sala de aula, a forma como lidam com os alunos, o currículo, a avaliação e a produção do conhecimento.
II. É possível desenvolver competências e habilidades nos alunos, se houver investimento na construção da identidade do professor e no desenvolvimento de suas próprias competências profissionais.
III. Desenvolver competências no contexto escolar implica lidar com desafios e tarefas complexas, mobilizando saberes diversos para solucionar problemas e tomar decisões, superando a lógica formal do ensino centrado nos conteúdos, desenvolvendo práticas contextualizadas.
Indique a alternativa correta.
Vieira in Ferreira e Aguiar (2001) analisa a Função Social da Escola no contexto da sociedade globalizada e do desenvolvimento científico e tecnológico. Com base nesses estudos, analise as afirmativas a seguir, indicando V (verdadeiro) e F (falso)
( ) No contexto da sociedade globalizada e do desenvolvimento científico e tecnológico, a Função Social da Escola é redimensionada, na medida em que se questionam os conteúdos, os métodos, a avaliação, a relação professor-aluno, a qualidade do ensino e a questão da Gestão Escolar.
( ) Na sociedade atual, a difusão do conhecimento em rede e o uso de Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação poderão constituir-se em mais um mecanismo de exclusão social.
( ) Através da Gestão Democrática das Escolas, o Estado possibilita a autonomia e a descentralização das ações, não sendo mais de responsabilidade direta ou indireta do poder público, Federal, Estadual e Municipal a gestão pedagógica e financeira.
( ) O sistema educacional brasileiro, através do MEC, tem dado ênfase às ações de políticas voltadas para o ensino fundamental, o ensino médio e o profissional.
( ) Cabe, exclusivamente, às escolas responder pela gestão pedagógica, financeira, tecnológica e de recursos humanos, de forma autônoma, envolvendo os diversos segmentos: pais, alunos, professores e comunidade escolar com base nos princípios da gestão democrática.
Indique a alternativa correta.
Durante uma viagem, choveu 5 vezes. A chuva caía pela manhã ou à tarde, nunca o dia todo. Houve 6 manhãs e 3 tardes sem chuva.
Quantos dias durou a viagem?
Sobre o tempo na história, considere as seguintes proposições:
I. No estudo da história, é preciso considerar que as marcações e ordenações do tempo, por meio de calendários, são construções iguais e invariáveis para todas as culturas.
II. O tempo como elemento cultural que estabelece ritmos para as atividades humanas pode ser trabalhado por meio de estudos e pesquisas sobre os reguladores de tempo (relógios, ciclos naturais).
III. "No estudo da história, considera-se, também, a dimensão do tempo como duração, a partir da identificação de mudanças e de permanências no modo de vida das sociedades".
IV. O tempo histórico deve ser apreendido através da memorização de fatos, datas históricas e nome de heróis.
Estão corretas
As mudanças na organização do espaço, sob a égide do capitalismo, ocorrem nas esferas econômica, social e cultural, intensificando, desestabilizando as relações entre países, povos e nações. Sobre estas questões, analise as informações abaixo.
I. O estabelecimento de uma nova divisão do trabalho, a partir de divisão territorial de indústrias, em que as de ponta concentram-se nos países centrais ou desenvolvidos.
II. A formação de grandes concentrações financeiras com a hegemonia do capital internacional, com organizações, como FMI, Bird, o Nafta, controlando seu fluxo e realizando operações nos países desenvolvidos.
III. Formação de complexas agroindústrias dominadas por grandes empresas transnacionais (BUNGE, Monsanto, etc) apoiados na biotecnologia, engenharia genética, transgênicos e recentemente na nanotecnologia.
IV. A adesão dos países subdesenvolvidos e periféricos às políticas neoliberais, provocando a desarticulação de setor estratégico, porém aumentando a atuação do Estado e a sua obrigação com políticas sociais clientelistas.
V. A ascensão no mundo pós-guerra fria dos conflitos civilizacionais étnico-religiosos, ou seja, conflitos culturais nações e grupos de diferentes civilizações.
Estão corretos
Sobre a construção do Projeto Político Pedagógico da escola, analise as afirmativas a seguir, indicando V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) A construção do PPP implica envolvimento direto e vontade política dos poderes públicos Estaduais, Municipais e Federal, com a participação indireta da comunidade escolar.
( ) Para construir o PPP, é necessário realizar uma análise e avaliação diagnóstica, para criar soluções às situações-problema da escola, dos grupos e dos indivíduos.
( ) Para construir o PPP, é necessário definir claramente os princípios e as diretrizes contextualizadas, que projetem o vir a ser da escola.
( ) Na construção do PPP, a equipe técnica da escola tem a responsabilidade de elaborar o documento com base nas sugestões da comunidade escolar.
( ) Para a construção do PPP, é necessária a prática do planejamento participativo que aprofunde compromissos, estabeleça metas claras e realizáveis, criando uma consciência coletiva com base nos diagnósticos: geral, das áreas, por componente curricular, por setor escolar, por grupos de professores e por pessoas nos grupos.
Indique a alternativa correta.
Dentre as alternativas a seguir, indique a que não está respaldada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
A paisagem é o resultado do processo de construção do espaço. Segundo Santos, (1988) "A paisagem é um conjunto heterogêneo de formas naturais e artificiais, é formada por frações de ambas". Assinale a alternativa que identifica as condições ambientais e características de algumas paisagens.
Os emblemas oficiais do município do Paulista são: a Bandeira, o Escudo e o Hino oficial. Sobre esses emblemas, considere as afirmativas abaixo.
I. A Bandeira do Paulista tem como lema "ORDEM E TRABALHO".
II. O Escudo é uma roda denteada em cujo centro vêem-se as chaminés das indústrias enlaçadas por dois ramos de algodoeiro.
III. "A letra e a música do Hino do Paulista foram compostas por Joel Andrade e o arranjo musical ficou por conta do maestro Dimas Sedícia".
IV. As cores da Bandeira do Paulista são: amarelo, azul, marrom e o branco.
Estão corretas
Sobre o romantismo no Brasil, considere as afirmativas abaixo.
I. "O indianismo, gênero literário que exaltava o índio como herói nacional, foi uma grande expressão do romantismo brasileiro".
II. O poema I-Juca Pirama de Antônio Gonçalves Dias é considerado um clássico da poesia romântica brasileira.
III. "O poeta baiano Castro Alves, liberal e abolicionista, que mostrava, em muitos de seus poemas, indignação com a escravidão, escreveu Navio Negreiro".
IV. A segunda geração de poetas românticos foi marcada por um profundo subjetivismo. Destacam-se, nesse período, Álvares de Azevedo, Junqueira Freire e Fagundes Varela.
Estão corretas