Questões de Concursos

filtre e encontre questões para seus estudos.

O desenvolvimento cognitivo humano pode ser entendido a partir dos estágios de desenvolvimento, segundo Piaget.

Nesse sentido, quando a criança aprende explorando e administrando reflexos, movimentos e sensações, é correto afirmar que está no estágio:

Analise o texto abaixo:

A---------------------------- é o primeiro espaço social da criança, no qual ela constrói referências e valores e a comunidade é o espaço mais amplo, onde novas referências e valores se desenvolvem. […]

A---------------------------- é um dos principais espaços de convivência social do ser humano, durante as primeiras fases de seu desenvolvimento. Ela tem papel primordial no desenvolvimento da consciência de cidadania e de direitos, já que é o lugar em que a criança e o adolescente começam a conviver num coletivo diversificado, fora do contexto familiar.

MEC, 2004.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Muitos estudos e estudiosos apontam que há violações dos direitos sexuais e reprodutivos das pessoas com deficiência, indicando a existência de barreiras tanto arquitetônicas como, principalmente, atitudinais, como elementos que corroboram a constituição desse fenômeno.

Autores como Shakespeare (1998), Silva e Albertini (2007), França e Chaves (2005), Nosek e Simmons (2007), Soares, Monteiro e Costa (2008) e Maia e Ribeiro (2010) são alguns estudiosos da temática da sexualidade da pessoa com deficiência (GESSER, NUEMBERG, 2013).

Tais autores apontam que:

Analise as afirmativas abaixo sobre o Atendimento Educacional Especializado:

1. É um serviço que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas.

2. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, sendo substitutivas à escolarização.

3. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise o texto abaixo:

“A educação é entendida como mediação no seio da prática social global. A prática social põe-se, portanto, como o ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa. Daí decorre um método pedagógico que parte da prática social em que professor e aluno se encontram igualmente inseridos, ocupando, porém, posições distintas, condição para que travem uma relação fecunda na compreensão e no encaminhamento da solução dos problemas postos pela prática social.” (SAVIANI, 2019, p. 422).

A concepção pedagógica supracitada refere-se:

De acordo com o Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, que regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção e dá outras providências, é correto afirmar:

Em relação às concepções pedagógicas, Saviani (2019) cita que “a educação, como fator de equalização social, será um instrumento de correção da marginalidade na medida em que cumprir a função de ajustar, de adaptar os indivíduos à sociedade, incutindo neles o sentimento de aceitação dos demais e pelos demais. A educação será um instrumento de correção da marginalidade na medida em que contribuir para a constituição de uma sociedade cujos membros, não importam as diferenças de quaisquer tipos, aceitem-se mutuamente e respeitem-se na sua individualidade específica”.

Tal afirmação está relacionada a qual concepção pedagógica?

A teoria que compreende a aprendizagem não só como um resultado, mas sim o próprio desenvolvimento da criança, sendo que ocorre através de um processo ativo de construção do conhecimento pelo indivíduo, é chamada de:

A Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência compreende a deficiência como:

Analise o fragmento abaixo:

“A avaliação da aprendizagem, novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos. Na avaliação da aprendizagem, o professor não deve permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico” (PERRENOUD).

A partir do fragmento, relacione as colunas abaixo sobre os tipos de avaliação da aprendizagem.

Coluna 1 Tipo de Avaliação

1. Autoavaliação

2. Avaliação Formativa

3. Avaliação Diagnóstica

4. Avaliação Somativa

Coluna 2 Definição

( ) O propósito dessa avaliação é identificar ou verificar os conteúdos e o conhecimento dos estudantes para o professor melhorar o ensino-aprendizagem.

( ) É um tipo de avaliação da aprendizagem que é realizada ao final de um período de ensino, com o objetivo de verificar o que o estudante aprendeu.

( ) É um tipo de avaliação da aprendizagem que coloca o próprio estudante como avaliador de seu próprio desempenho.

( ) Seu objetivo é identificar se as propostas do professor são alcançadas no processo de ensino-aprendizagem. A partir do resultado obtido, é possível orientar e regular a construção do conhecimento.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação à Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 2008).

( ) A avaliação pedagógica não pode ser compreendida como processo dinâmico, pois deve considerar apenas o nível atual de desenvolvimento do aluno, configurando uma ação pedagógica processual, prevalecendo na avaliação os aspectos quantitativos que indiquem as intervenções pedagógicas do professor.

( ) No processo de avaliação, o professor deve criar estratégias considerando que alguns alunos podem demandar ampliação do tempo para a realização dos trabalhos e o uso da língua de sinais, de textos em Braille, de informática ou de tecnologia assistiva como uma prática cotidiana.

( ) Cabe aos sistemas de ensino, ao organizar a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, disponibilizar as funções de instrutor, tradutor/intérprete de Libras e guia intérprete, bem como de monitor ou cuidador dos alunos com necessidade de apoio nas atividades de higiene, alimentação, locomoção, entre outras, que exijam auxílio constante no cotidiano escolar.

( ) A acessibilidade deve ser assegurada mediante a eliminação de barreiras arquitetônicas, urbanísticas, na edificação – incluindo instalações, equipamentos e mobiliários – e nos transportes escolares, bem como as barreiras nas comunicações e informações.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Conforme o Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, em seu art. 15, os órgãos e as entidades da Administração Pública Federal prestarão direta ou indiretamente à pessoa portadora de deficiência os seguintes serviços:

1. reabilitação integral, entendida como o desenvolvimento das potencialidades da pessoa portadora de deficiência, destinada a facilitar sua atividade laboral, educativa e social.

2. formação profissional e qualificação para o trabalho.

3. escolarização em estabelecimentos de ensino regular com a provisão dos apoios necessários, ou em estabelecimentos de ensino especial.

4. orientação e promoção individual, familiar e social.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Conforme estabelece o art. 10 da Resolução 04/2009, o projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do AEE prevendo na sua organização:

1. sala de recursos multifuncionais: espaço físico, mobiliário, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos.

2. matrícula no AEE de alunos matriculados no ensino regular de outra escola e cronograma de atendimento desses alunos.

3. plano do AEE: identificação das necessidades educacionais específicas dos alunos, definição dos recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidas, bem como professores para o exercício da docência do AEE.

4. outros profissionais da educação: professores de sala de aula regular e profissionais da gestão.

5. redes de apoio no âmbito da atuação profissional, da formação, do desenvolvimento da pesquisa, do acesso a recursos, serviços e equipamentos, entre outros, que maximizem o AEE.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Vygotsky (1997) afirma que há um percurso no desenvolvimento infantil que é definido pelo processo de maturação pertencente à filogênese, mas somente o aprendizado é que irá possibilitar o desenvolvimento dos processos superiores na ontogênese. Portanto, o desenvolvimento cultural não acontece da mesma forma, já que na criança com desenvolvimento típico, ele tende a se desenvolver em paralelo ao natural e na criança com deficiência, há necessidade de aparatos culturais diferentes para a apropriação da cultura.

Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.