Questões Direito Penal Crimes Contra a Vida

Maria, sob a influência de estado puerperal, decide dar cabo à vida de seu filho rec...

Responda: Maria, sob a influência de estado puerperal, decide dar cabo à vida de seu filho recém-nascido, logo após o parto. Para tanto, solicita e obtém o auxílio de um amigo, Juca, que se encarrega de a...


Q358256 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida

Maria, sob a influência de estado puerperal, decide dar cabo à vida de seu filho recém-nascido, logo após o parto. Para tanto, solicita e obtém o auxílio de um amigo, Juca, que se encarrega de asfixiar a criança, na presença de Maria, que a tudo assiste e consente. Nessas circunstâncias, e considerando as disposições do vigente Código Penal brasileiro a respeito de comunicabilidade de circunstâncias pessoais, é correto afirmar.

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 08/01/2025 23:23:38🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

De acordo com o Código Penal brasileiro, o crime de infanticídio está previsto no artigo 123 e é caracterizado como o ato de "matar, sob a influência do estado puerperal, o próprio filho, durante o parto ou logo após".

No caso apresentado, Maria, sob a influência do estado puerperal, decide dar cabo à vida de seu filho recém-nascido, e Juca a auxilia nesse ato. Portanto, tanto Maria quanto Juca responderão por crime de infanticídio, pois ambos contribuíram para a prática do crime.

É importante ressaltar que o estado puerperal é uma condição que afeta a mulher após o parto e pode influenciar suas ações. Nesse contexto, o crime de infanticídio é uma forma de proteção à mulher que comete tal ato em decorrência desse estado emocional específico.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.