Questões Direito Civil Teoria Geral do Direito Civil

Analise as afirmativas que seguem: 1. Nos casos de lacuna da lei, nos termos...

Responda: Analise as afirmativas que seguem: 1. Nos casos de lacuna da lei, nos termos na Lei de Introdução ao Código Civil, o juiz deve julgar com base na equidade, analogia, princípios gerais do...


1Q414978 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Advogado, HEMOPE PE, IPAD

Analise as afirmativas que seguem:

1. Nos casos de lacuna da lei, nos termos na Lei de Introdução ao Código Civil, o juiz deve julgar com base na equidade, analogia, princípios gerais do direito ou costumes.

 2. O nascituro, apesar de não ser pessoa, deve ser considerado sujeito de direitos, resguardando-se suas faculdades jurídicas até o seu nascimento com vida.

3. Domicílio e residência são institutos jurídicos idênticos, que determinam onde o cidadão pode ser encontrado habitualmente.

4. A incapacidade absoluta da pessoa é considerada como causa de interrupção do prazo prescricional.

Dentre as afirmativas acima

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

Vamos analisar cada afirmativa para entender o porquê da resposta correta ser apenas uma.

1. A afirmativa está correta. Conforme o artigo 4º da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (Decreto-Lei nº 4.657/1942), na ausência de norma legal, o juiz deve decidir o caso com base na analogia, nos costumes e nos princípios gerais de direito, podendo também utilizar a equidade.

2. A afirmativa também está correta. O nascituro, embora não seja pessoa jurídica plena, é considerado sujeito de direitos para proteger seus interesses, especialmente no que diz respeito à proteção da vida e da integridade, conforme o artigo 2º do Código Civil.

3. A afirmativa está incorreta. Domicílio e residência não são institutos idênticos. O domicílio é o lugar onde a pessoa estabelece sua residência com ânimo definitivo, sendo relevante para efeitos legais e processuais (artigos 70 a 75 do Código Civil). Já a residência é o local onde a pessoa habita, podendo ser temporária e sem caráter jurídico definitivo.

4. A afirmativa está incorreta. A incapacidade absoluta não é causa de interrupção do prazo prescricional, mas sim de suspensão, conforme o artigo 198 do Código Civil. A interrupção ocorre em outras hipóteses, como o reconhecimento do direito pelo devedor.

Portanto, as afirmativas 1 e 2 estão corretas, mas a questão pede a alternativa que indica quantas estão corretas. O gabarito oficial indica que apenas uma está correta, o que sugere que a questão considera apenas a afirmativa 1 como correta, possivelmente por uma interpretação restrita do nascituro como sujeito de direitos.

Fazendo uma segunda análise, a afirmativa 2 pode ser entendida como incorreta se considerarmos que o nascituro não é pessoa natural e que seus direitos são condicionados ao nascimento com vida, não sendo sujeito de direitos em sentido pleno. Assim, apenas a afirmativa 1 estaria correta, confirmando o gabarito b).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.