Questões Direito Penal Crimes Contra a Vida

Policial militar, em patrulhamento de rotina, se depara com “perigoso assaltante”, seu ...

Responda: Policial militar, em patrulhamento de rotina, se depara com “perigoso assaltante”, seu desafeto, que já havia cumprido pena por diversos roubos. Imediatamente, o policial dá voz de prisão ao indiví...


1Q462388 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Promotor de Justiça Substituto, Ministério Público Estadual SP, MPE SP, 2017

Policial militar, em patrulhamento de rotina, se depara com “perigoso assaltante”, seu desafeto, que já havia cumprido pena por diversos roubos. Imediatamente, o policial dá voz de prisão ao indivíduo que, incontinente, inicia uma fuga. Nesse instante, o miliciano descarrega sua arma, efetuando disparos em direção do fugitivo que é atingido pelas costas. Dois dias após o ocorrido, o “perigoso assaltante” entra em óbito em razão da lesão sofrida. A conduta do policial caracteriza
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Vamos analisar essa situação passo a passo para entender a conduta do policial e qual a alternativa correta.

Primeiro, o policial se depara com um indivíduo que ele reconhece como um "perigoso assaltante". Importante notar que, no momento do encontro, o indivíduo não estava cometendo nenhum crime. O policial então dá voz de prisão, mas o indivíduo começa a fugir e não há menção de que ele estava armado ou que representava uma ameaça iminente. O policial reage disparando e atingindo o fugitivo pelas costas, o que resulta na morte deste dois dias depois.

Agora, vamos às opções:

a) Ação em estrito cumprimento do dever legal - Não se aplica, pois o uso de força letal não era necessário ou justificado apenas pela fuga.

b) Lesão corporal seguida de morte - Esta opção não se encaixa perfeitamente, pois implica que não houve intenção de matar, o que é difícil de argumentar dado que o policial disparou várias vezes contra uma pessoa desarmada e em fuga.

c) Ação em legítima defesa - Também não se aplica, pois não havia uma ameaça iminente contra o policial que justificasse os disparos.

d) Resistência seguida de morte - Não é o caso, pois a "resistência" foi apenas a fuga, sem ameaça direta ao policial.

e) Homicídio qualificado - Esta parece ser a opção mais adequada. O policial usou de força excessiva e letal contra uma pessoa que estava fugindo, caracterizando um excesso no cumprimento do dever e uma possível motivação por vingança ou ódio, o que pode configurar qualificadoras como uso de meio que resultou em perigo comum ou impossibilidade de defesa da vítima.

Portanto, a resposta correta é:

Gabarito: e)

O policial cometeu homicídio qualificado ao disparar contra uma pessoa que não representava uma ameaça iminente, atingindo-a pelas costas durante a fuga, o que caracteriza um excesso na utilização da força letal.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.