Questões Direito Penal Crimes Contra a Vida

Em um clube social, Paula, maior e capaz, provocou e humilhou injustamente Carlos, tamb...

Responda: Em um clube social, Paula, maior e capaz, provocou e humilhou injustamente Carlos, também maior e capaz, na frente de amigos. Envergonhado e com muita raiva, Carlos foi à sua residência e, sem o co...


Q62522 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, CESPE CEBRASPE

Em um clube social, Paula, maior e capaz, provocou e humilhou injustamente Carlos, também maior e capaz, na frente de amigos. Envergonhado e com muita raiva, Carlos foi à sua residência e, sem o consentimento de seu pai, pegou um revólver pertencente à corporação policial de que seu pai faz parte. Voltando ao clube depois de quarenta minutos, armado com o revólver, sob a influência de emoção extrema e na frente dos amigos, Carlos fez disparos da arma contra a cabeça de Paula, que faleceu no local antes mesmo de ser socorrida.

 Acerca dessa situação hipotética, julgue o próximo item.

Carlos agiu sob o pálio da legítima defesa putativa.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 12/01/2025 20:17:50🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b) Errado

Na situação apresentada, Carlos não agiu sob o pálio da legítima defesa putativa. A legítima defesa putativa ocorre quando alguém, por erro, acredita estar em uma situação de legítima defesa e, por isso, pratica um ato de defesa desnecessário. No entanto, no caso descrito, Carlos não estava em uma situação de legítima defesa, pois não havia uma agressão injusta e atual por parte de Paula que justificasse a reação de Carlos. Além disso, o fato de ter utilizado um revólver pertencente à corporação policial de seu pai, sem autorização, agrava a situação, caracterizando um ato criminoso.

Portanto, a ação de Carlos não pode ser considerada legítima defesa putativa, sendo, na verdade, um ato criminoso de homicídio.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.