Questões Direito Processual Penal Prisão em Flagrante

Depois de adquirir um revólver calibre 38, que sabia ser produto de crime, José passou ...

Responda: Depois de adquirir um revólver calibre 38, que sabia ser produto de crime, José passou a portá-lo municiado, sem autorização e em desacordo com determinação legal. O comportamento suspeito de José ...


1Q64221 | Direito Processual Penal, Prisão em Flagrante, CESPE CEBRASPE

    Depois de adquirir um revólver calibre 38, que sabia ser produto de crime, José passou a portá-lo municiado, sem autorização e em desacordo com determinação legal. O comportamento suspeito de José levou-o a ser abordado em operação policial de rotina. Sem a autorização de porte de arma de fogo, José foi conduzido à delegacia, onde foi instaurado inquérito policial.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item seguinte.

Os agentes de polícia podem decidir, discricionariamente, acerca da conveniência ou não de efetivar a prisão em flagrante de José.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado

Os agentes de polícia não podem decidir discricionariamente acerca da conveniência de efetivar a prisão em flagrante de José nesse caso. De acordo com o Código de Processo Penal, no artigo 301, a prisão em flagrante é obrigatória nos casos de crimes inafiançáveis, como é o caso do porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, conforme previsto no artigo 16 da Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento). Portanto, diante da situação descrita, os agentes de polícia são obrigados a efetivar a prisão em flagrante de José, não podendo decidir discricionariamente sobre a conveniência dessa medida.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.