O atendimento às necessidades e às expectativas dos clientes é um dos
principais objetivos dos serviços de alimentação. Assim, é necessário que esses serviços
considerem as mudanças que ocorrem ao longo do tempo e se ajustem às novas demandas.
Visando ao atendimento de padrões de qualidade, além da satisfação do cliente, deve-se
considerar o bem-estar dos colaboradores, características do produto ou serviço ofertado e
os custos. Quanto à qualidade em serviços de alimentação, é CORRETO afirmar que:
✂️ a) No processo de resfriamento de um alimento preparado, a temperatura do alimento deve
ser reduzida de 70ºC a 10ºC em até uma hora, devendo ser conservado a 4ºC por, no
máximo, cinco dias. ✂️ b) As instruções de trabalho são documentos obrigatórios para prevenção de acidentes e
padronização de processos, como os de higienização, em que são apresentados os
materiais necessários e a descrição do procedimento. ✂️ c) A ferramenta 5W2H ou “espinha de peixe” é empregada na gestão de qualidade em
processos produtivos para descobrir a relação entre um efeito e as causas que
determinam a sua ocorrência. ✂️ d) O indicador de satisfação do cliente igual a 4 corresponde à satisfação comprometida,
apontando que algumas deficiências podem ser detectadas pelo cliente. ✂️ e) A qualidade total é resultante da combinação de aspectos tangíveis, como o atendimento
e características sensoriais dos alimentos, e intangíveis, que estão relacionados aos
desejos do cliente.