Uma senhora de 64 anos consulta-se por dor nas pernas. A dor é em peso, uma sensação de fadiga nas pernas, relacionada a momentos em que fica por longos períodos em pé. Não usa qualquer medicamento diariamente. Previamente sadia. O exame físico mostra apenas veias dilatadas e tortuosas da coxa e panturrilha visíveis e palpáveis quando o paciente está em pé. Não há edema, hiperpigmentação da pele nem fibrose.
É correto afirmar que:

Um homem de 62 anos, hipertenso em uso de losartana e hidroclorotiazida, chega a seu polo de espuma densa referenciado pela unidade básica, com dor, edema, varizes e dermatite ocre em membros inferiores, já classificado como CEAP IV, com exame de doppler venoso mostrando safenas magnas e parvas dilatadas e insuficientes. É indicado para tratamento por espuma densa ecoguiada como rege o fluxo da instituição local. Apesar da conduta já determinada, o residente plantonista hipocraticamente colhe a história do paciente e o examina, descobrindo que, além de hipertenso, ele é diabético e tabagista e que suas dores são típicas de claudicação intermitente com uma distância de marcha não maior que 100 metros. Seus pulsos poplíteos e tibiais são diminuídos e os pediosos, ausentes.

Diante do quadro clínico em questão, é esperado que o residente:

Qual das seguintes afirmações sobre o uso do Doppler em ultrassonografia vascular é correta?
Um paciente de 80 anos, internado no CTI há seis dias, apresenta indicação de uma pleuroscopia por empiema pleural direito multiloculado. Porém, como se encontra em vigência de uma trombose venosa profunda, está indicada a colocação de um filtro de veia cava pré-operatório.
A condição que NÃO se enquadraria nessa indicação seria:

Homem de 60 anos comparece pela primeira vez à consulta médica relatando ser tabagista, hipertenso, e que apresenta claudicação para 30 metros em panturrilha direita, o obrigando parar e repousar. Exame físico: pulso femoral palpável, sem pulsos poplíteos ou distais palpáveis bilateralmente. Índice tornozelo-braquial: 0,55 em membro inferior esquerdo. Assinale a alternativa que apresenta a conduta recomendada após a hipótese diagnóstica inicial.

As informações a seguir contextualizam a questão. Leia-as atentamente.


Em 2019, a Sociedade Brasileira de Hérnia (SBH)reuniu um grupo de experts nacionais em cirurgia de hérnia, a fim de unificar as informações mais importantes para o adequado tratamento de hérnias inguinocrurais em adultos e agregar experiência clínica para produzir orientações sobre seu tratamento.
De acordo com as orientações da SBH sobre o manejo das hérnias inguinocrurais em adultos, assinale a afirmativa correta.
São recomendações sobre o Pé Diabético para a avaliação clínica da perda da sensibilidade protetora dos pés nos diabéticos
O aneurisma de artéria poplítea não é tão incomum no quotidiano profissional do angiologista e do cirurgião vascular, sendo importante portanto o conhecimento detalhado e completo sobre a patologia para estes profissionais. Em relação ao aneurisma de artéria poplítea, assinale a alternativa correta.
Paciente submetida a fleboextração de safena magna aberta e, no 1º pós operatório, você nota que houve lesão do nervo safeno por queixa de: _________. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Em relação a síndrome de isquemiareperfusão, analise as afirmativas abaixo.

Sobre dor em extremidades inferiores, assinale a alternativa correta.

A aterosclerose é uma doença onipresente com maior incidência em países desenvolvidos. A mortalidade por doença isquêmica cardíaca é a primeira causa de mortes nesses países, causada principalmente pelo estilo de vida, associado ao tabagismo e à alimentação rica em alimentos gordurosos. Associados aos fatores ambientais também são observados fatores genéticos.
Na patogenia dessa doença, temos uma resposta inflamatória crônica. Assinale a opção que apresenta seu principal evento patogênico.
Assinale a alternativa que apresenta qual é a artéria mais comumente envolvida em embolias cardiogênicas.
Aneurismas de aorta abdominal (AAA) entre 4,0 e _______ cm são considerados pequenos. Em casos assintomáticos recomendações baseadas em evidências são contrárias ao tratamento cirúrgico ou endovascular para esse tipo de aneurisma, assim como para os AAA __________. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
O exame clínico na cirurgia vascular é fundamental para a indicação de exames complementares adequados e diagnóstico correto. Sobre os casos de oclusão arterial crônica, marque a alternativa incorreta.
Paciente interna para realizar cirurgia de colecistectomia laparoscópica e questiona quanto à necessidade de profilaxia de trombose venosa profunda (TVP). Assinale a alternativa que apresenta o score muito usado para guiar tal conduta.
Sobre as recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia para angina instável e infarto agudo do miocárdio sem supranivel do segmento ST, assinale a alternativa correta.

Um paciente de 28 anos de idade encontra-se em investigação para aneurisma de aorta abdominal assintomático, descoberto durante exame médico de rotina. Na anamnese o paciente refere úlceras orais dolorosas de repetição e um episódio de úlcera genital.

Diante desses fatos, deve-se investigar o diagnóstico de:

Paciente apresenta membro inferior esquerdo cianótico, frio e importante edema desde sua raiz. Ao exame, evidencia-se diminuição da temperatura e mobilidade com conservação da sensibilidade na extremidade. Não existe história anterior de cardiopatia ou claudicação intermitente. Foi impossível palpar pulsos poplíteos e tibiais. Pulso femoral ++/ 4. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o diagnóstico mais provável para esse quadro.
Sobre as arterites, assinale a alternativa que apresenta associação correta entre doença e achado clínico presente.
Página 1