Questões de Concursos

selecione os filtros para encontrar suas questões de concursos e clique no botão abaixo para filtrar e resolver.

Publicidade

A educação escolar, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, é dever da família e do Estado.

Cabe ao Estado garantir, a partir da nova redação do Art. 4º da LDB instituída pela Lei nº 12.796, de 2013:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) norteia a formulação dos currículos das redes escolares de todo o Brasil, indicando as competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade.

Com base na BNCC, a respeito das competências que os alunos devem desenvolver ao longo de todas as etapas da Educação Básica, analise as afirmativas a seguir.


I. As competências gerais são um componente curricular, elas definem o que é ensinado em sala de aula e moldam as experiências de aprendizado dos alunos.

II. Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana.

III. No Ensino Fundamental, as competências gerais estão presentes em unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades a serem trabalhadas dentro de cada área do conhecimento.


Está correto o que se afirma em
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para as crianças: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se. Além disso, organiza os objetivos de aprendizagem em três subgrupos etários. São eles:
Com relação às competências gerais da Educação Básica, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Orientam os componentes curriculares específicos que guiarão o processo de ensino aprendizagem em cada ano letivo.

( ) Comprometem-se com valores sociais determinados a serem desenvolvidos juntamente com as aprendizagens acadêmicas.

( ) São sempre dez, mas são modificados a cada uma das etapas progressivas que constituem esse nível, refletindo o desenvolvimento dos alunos.


As afirmativas são, respectivamente

De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Médio, a organização dessa etapa da Educação Básica por áreas de conhecimento tem por finalidade ____________ dois ou mais componentes do currículo, para melhor compreender e ____________ uma realidade complexa. Tal organização deve contribuir para a integração dos conhecimentos, entendida como condição para a ____________ de sentidos aos conceitos e conteúdos estudados nas escolas.


Os termos que, em sequência, completam corretamente essas lacunas são:

Entre as 10 competências gerais definidas pela BNCC, encontra-se a seguinte: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” (BNCC, 2018). Considerando que uma das estratégias para o Ensino da Matemática, além das tarefas investigativas, é o uso de tecnologias digitais, associe as duas colunas, relacionando os recursos tecnológicos à sua utilização nas aulas de matemática.

1. Scratch.
2. QR Code.
3. E-book.
4. Podcast.

( ) Sistema de autoria multimídia, software aberto, que permite a criação de jogos, histórias, entre outros, por meio de programação em blocos.
( ) Armazena o conteúdo e pode ser acessado por dispositivos eletrônicos, on-line e off-line, com recursos interativos.
( ) Código visual de resposta rápida, que pode ser usado como acesso a conteúdo complementar por meios digitais disponibilizados nos materiais.
( ) Material em áudio, disponível em sites e plataformas, para compartilhamento de conteúdo.

A sequência correta dessa associação é:
Organizando uma competição de basquetebol em sua escola, um professor de Educação Física reuniu seus alunos e fez uma rápida revisão de algumas regras básicas do jogo.
Uma dessas regras afirma que
Na Educação Infantil, os seis fundamentos, de acordo com o Currículo de Pernambuco, pautados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são:
A Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 e seu anexo instituem e orientam a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Considerando os documentos citados, é correto afirmar que
Pensadores e profissionais da educação percebem um descompasso entre as juventudes contemporâneas e os modelos de instituição e de ensino, o que coloca o desafio de enfrentar e resolver esse desencaixe entre a escola e os jovens.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a base desse problema é
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio buscam desenvolver uma compreensão do jovem, isto é, do sujeito ao qual se destina essa etapa do processo educacional.
Assinale a opção que descreve a concepção de juventude que guia aquele documento.
O documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” (MEC/SECADI, 2008), de acordo com o Currículo de Pernambuco, é considerado fundamental como referência para a construção da Base Nacional Curricular Comum – BNCC. Nele, há a definição da educação especial como modalidade não substitutiva à escolarização e do público-alvo da educação especial. Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de estudantes com
Leia o trecho a seguir.

A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) tem como tema “o futuro que queremos”, proporcionando uma oportunidade ímpar para a renovação de compromissos políticos nacionais e internacionais e a definição de um quadro institucional global que favoreça a sustentabilidade e a inclusão social. Frente a esse desafio, cabe perguntar: de que educação precisamos para chegar ao futuro que queremos?

Fonte: https://www12.senado.leg.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-deestudos/outras-publicacoes/temas-e-agendas-para-o-desenvolvimentosustentavel/educacao-e-sustentabilidade

Com base no trecho, é correto afirmar que a Educação Ambiental é uma abordagem
A BNCC (BRASIL, 2017), no que considera o componente curricular de Geografia, estabelece os parâmetros para que o ensino do conhecimento geográfico escolar se realize e, desta forma, define o raciocínio geográfico como uma forma de se pensar espacialmente. Os conceitos geográficos são trazidos como forma de promoção do raciocínio geográfico, que deverão ser pensados com vias de realização do reconhecimento de desigualdades socioeconômicas, para a apreensão acerca das formas de utilização dos recursos naturais e para se analisar as distribuições espaciais em conflitos geopolíticos. Neste ponto, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a BNCC define, na condição de conceitos principais da Geografia, o território, a paisagem, o lugar e a região, acrescentando ainda o conceito de natureza. O documento se refere ao “espaço” como o conceito mais complexo e amplo da Geografia e afirma que este deve ser pensado em articulação ao “tempo”, visto que são indissociáveis.
CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; CRACEL, Viviane Lousada. O raciocínio geográfico na BNCC a partir de metodologias ativas. Anais do 14° Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia: políticas, linguagens e trajetórias, p. 1575-1587, 2019. Adaptado.

A partir da configuração do componente curricular de Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), são princípios pressupostos no ensino de Geografia:
A respeito dos objetos de conhecimento previstos para Dança na BNCC, estabeleça a relação correta.

1. Contextos e Práticas 2. Elementos da Linguagem 3. Processos de Criação


( ) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

( ) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

( ) Investigar brincadeiras, jogos e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação de danças autorais, individualmente e em grupo.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
A BNCC, estabelecida pela Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017, define as diretrizes para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ela destaca a importância da Didática ao enfatizar a necessidade de práticas pedagógicas que considerem o desenvolvimento integral das crianças e o uso de metodologias adequadas às suas necessidades. Nessa perspectiva, a BNCC orienta os educadores a planejarem e implementarem atividades que promovam a aprendizagem significativa e a construção de conhecimento.
Com relação a esse tema, analise as seguintes afirmações como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):

( ) A Didática nos anos iniciais deve priorizar a memorização de conteúdos, já que a compreensão profunda só ocorre nas séries mais avançadas.
( ) O planejamento das atividades pedagógicas deve levar em conta o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, utilizando metodologias que incentivem a participação ativa e a construção do conhecimento.
( ) A avaliação nos anos iniciais deve ser contínua e formativa, ajudando a identificar as necessidades de cada estudante e a orientar o processo de ensino-aprendizagem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Com base na legislação educacional brasileira vigente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assinale a opção que apresenta a principal diretriz para a promoção de práticas pedagógicas reflexivas, colaborativas e dialógicas que utilizem recursos tecnológicos.
Em uma escola dos anos finais do Ensino Fundamental, o coordenador pedagógico propôs aos professores a elaboração e o desenvolvimento de um projeto a fim de incluir o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na prática pedagógica. Para isso, solicitou aos docentes que socializassem formas diversas de incorporar os recursos digitais às suas práticas, com o objetivo de propiciar aos estudantes o que se preconiza na Competência Geral 5 apresentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais”.
Foram feitas as seguintes propostas:

I. Utilizar as TDICs como suporte e apoio à implementação de metodologias ativas, como as aulas gamificadas.
II. Promover a criação de conteúdos digitais, como aplicativos e softwares, utilizando ferramentas como o Canva, o Adobe Creative Cloud, dentre outras.
III. Trabalhar com os estudantes a capacidade de navegar pela internet, compreender as redes sociais e refletir sobre os perigos das “Fake News”.

De acordo com o que preconiza a competência 5 da BNCC, está adequado o que se propõe

De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Médio, a nova estrutura proposta para o Ensino Médio valoriza o ____________ juvenil, uma vez que prevê a oferta de variados itinerários formativos para atender à ____________ de interesses dos estudantes: o ____________ acadêmico e a formação técnica profissional.


Os termos que, em sequência, completam corretamente essas lacunas são:

Considere a habilidade presente no Currículo de Pernambuco para o ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental:
(EF06GE04PE) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal, reconhecendo as diferentes formas de utilização desse recurso como resultado do uso e os impactos provocados nos ambientes urbanos e rurais.

Como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, da ONU, podem ser utilizados pelo(a) professor(a) de Geografia em uma proposta pedagógica para o desenvolvimento dessa habilidade?
Página 1
Publicidade