Questões Direito Constitucional Direitos e Deveres Individuais e Coletivos

O direito de greve outorgado aos servidores públicos civis é considerado direito púb...

Responda: O direito de greve outorgado aos servidores públicos civis é considerado direito público subjetivo de primeira geração, cabendo a lei complementar federal definir os termos e os limites do exerc...


1Q160575 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Atendente Judiciário, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O art. 37 da Constituição Federal, inserido no capítulo que cuida da administração pública, em seu inciso VII, estabelece o seguinte: "o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica".

O sindicato representativo da categoria dos servidores públicos federais em determinado município, legalmente constituído e em funcionamento há mais de um ano, ingressou na justiça com mandado de injunção, sob a alegação de que a falta de norma regulamentadora estaria tornando inviável o exercício de direito garantido pela Constituição da República em seu art. 37, inciso VII.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

O direito de greve outorgado aos servidores públicos civis é considerado direito público subjetivo de primeira geração, cabendo a lei complementar federal definir os termos e os limites do exercício desse direito, os serviços ou atividades essenciais que devem ser preservados, o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, bem como as penas a que se sujeitarão os responsáveis pelos abusos cometidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

O direito de greve é um direito fundamental, classificado como direito público subjetivo de primeira geração, pois está relacionado às liberdades individuais e coletivas. No caso dos servidores públicos civis, a Constituição Federal, no art. 37, inciso VII, prevê o direito de greve, mas condiciona seu exercício à regulamentação por lei específica. Essa lei deve ser complementar, ou seja, aprovada pelo Congresso Nacional com quórum qualificado, para definir os termos e limites do exercício do direito, incluindo quais serviços ou atividades essenciais devem ser mantidos, o atendimento das necessidades urgentes da comunidade e as penalidades para abusos. Portanto, a afirmação está correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.