Questões Direito Constitucional Direitos e Deveres Individuais e Coletivos

Na hipótese considerada, o impedimento ao filiado de retirar-se da associação pelo p...

Responda: Na hipótese considerada, o impedimento ao filiado de retirar-se da associação pelo prazo de cinco anos conflita com disposição expressa da Constituição Federal que estabelece que ninguém poderá ...


1Q162513 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Atendente de Recepção, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Determinada categoria de servidores públicos deseja constituir uma associação civil, com o objetivo de prestar assistência e defender os interesses pessoais e profissionais dos associados. Somente poderão associar-se os servidores membros daquela categoria e respectivos familiares.
O ato constitutivo da associação deverá prever que, após o ingresso na associação, o servidor ou familiar não poderá desligar-se da associação pelo prazo de cinco anos.

Considerando a situação hipotética acima descrita, julgue os itens a seguir.

Na hipótese considerada, o impedimento ao filiado de retirar-se da associação pelo prazo de cinco anos conflita com disposição expressa da Constituição Federal que estabelece que ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado. Todavia, após regularmente constituída, a associação só poderá ser compulsoriamente dissolvida por meio de decisão judicial transitada em julgado.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Vamos entender o porquê. A Constituição Federal, no artigo 5º, inciso XVIII, diz que ninguém pode ser obrigado a se associar ou a permanecer associado. Ou seja, a liberdade de associação é garantida, e ninguém pode ser preso a uma associação contra sua vontade.

No caso apresentado, o estatuto da associação prevê que o servidor ou familiar não pode se desligar da associação por cinco anos, o que claramente vai contra essa garantia constitucional.

Por outro lado, a associação, uma vez constituída regularmente, só pode ser dissolvida compulsoriamente por decisão judicial transitada em julgado, ou seja, não pode ser dissolvida arbitrariamente.

Portanto, a primeira parte da afirmativa está correta ao dizer que o impedimento ao desligamento conflita com a Constituição, e a segunda parte também está correta ao afirmar que a dissolução compulsória depende de decisão judicial definitiva.

Por isso, a afirmativa está certa.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.