Questões Direito Constitucional Princípios de Interpretação Constitucional

Certo governo estadual, tendo em vista o aumento do número de crianças nas ruas, de...

Responda: Certo governo estadual, tendo em vista o aumento do número de crianças nas ruas, decide intensificar programas de institucionalização, sob o argumento de que esta ação protegerá crianças em sit...


1Q238161 | Direito Constitucional, Princípios de Interpretação Constitucional, Promotor de Justiça, MPE AL, FCC

Certo governo estadual, tendo em vista o aumento do número de crianças nas ruas, decide intensificar programas de institucionalização, sob o argumento de que esta ação protegerá crianças em situação de risco com mais eficácia do que o investimento em programas de atendimento social a famílias carentes. O Ministério Público do Estado respectivo pretende acionar o Judiciário para que se pronuncie sobre a compatibilidade da decisão governamental com a disciplina dos direitos fundamentais da criança e do adolescente e fundamenta sua petição em princípio de hermenêutica constitucional, denominado princípio ......, tecendo o seguinte raciocínio:

I. Sob o prisma da ......, conclui-se que a opção do governo não é idônea para os fins que busca, já que a principal causa do abandono reside no desajuste social das famílias. Assim, a institucionalização não atingiria a raiz do problema e não seria capaz de diminuir o número de crianças nas ruas.
II. No entanto, ainda que o Judiciário entenda que a medida é idônea, sob o prisma da ......, conclui-se que a opção do governo não é a melhor escolha possível, pois existem outras políticas públicas menos gravosas para a garantia da proteção integral da criança, capazes, inclusive, de gerar melhores resultados do que a política de institucionalização.
III. Todavia, ainda que o Judiciário entenda que a medida é idônea e se materializa na melhor escolha possível, sob o prisma da ......, conclui-se que a opção do governo não é equilibrada e não gera mais vantagens para a sociedade, na medida em que a institucionalização transforma-se em uma espécie de punição à criança que se encontra em situação de pobreza, imputando-lhe uma carga demasiadamente onerosa para suportar.

Os termos jurídicos que completam corretamente as lacunas do texto são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

O princípio mencionado na questão é o princípio da proporcionalidade, que é frequentemente utilizado para avaliar se uma medida governamental é compatível com os direitos fundamentais. Este princípio é dividido em três subprincípios: adequação, necessidade e proporcionalidade em sentido estrito.

I. O subprincípio da adequação examina se a medida adotada é apta a atingir o objetivo pretendido. No caso em questão, argumenta-se que a institucionalização não é adequada para resolver o problema do abandono infantil, pois não ataca a raiz do problema, que é o desajuste social das famílias.

II. O subprincípio da necessidade verifica se a medida é a menos gravosa entre as opções disponíveis para alcançar o objetivo desejado. Aqui, argumenta-se que existem alternativas menos invasivas e mais eficazes do que a institucionalização, como o investimento em programas de atendimento social a famílias carentes.

III. O subprincípio da proporcionalidade em sentido estrito avalia se os benefícios da medida superam seus prejuízos. Neste ponto, argumenta-se que a institucionalização impõe um ônus desproporcional às crianças em situação de pobreza, tratando-as de forma punitiva ao invés de protegê-las.

Portanto, a resposta correta é a letra d), que corretamente identifica o princípio da proporcionalidade e seus três subprincípios aplicáveis ao caso.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.