Questões Direito Constitucional Direitos e Deveres Individuais e Coletivos

Agentes de polícia federal prenderam o brasileiro Rodrigo, em flagrante delito, pela...

Responda: Agentes de polícia federal prenderam o brasileiro Rodrigo, em flagrante delito, pela prática do crime inafiançável de tráfico de entorpecentes. Com referência a essa situação hipotética,...


1Q441460 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Agentes de polícia federal prenderam o brasileiro Rodrigo, em flagrante delito, pela prática do crime inafiançável de tráfico de entorpecentes.

Com referência a essa situação hipotética, julgue os seguintes itens, considerando o que estabelece a Constituição da República.

Considere que Rodrigo solicitou ao DPF a identificação do delegado que coordenou o interrogatório a que foi submetido logo após sua prisão. Nessa situação, com o objetivo de proteger o referido delegado de eventuais retaliações por parte do preso ou de seus comparsas, o DPF poderá negar-se a prestar essa informação.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
A Constituição Federal assegura a todos o direito à informação. Consoante o artigo 5º, inciso XXXIII da Constituição Federal, todos têm o direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral. Essa disposição constitucional deve ser interpretada de modo a garantir a ampla defesa e o contraditório, princípios básicos dos direitos do acusado.

No contexto apresentado sobre a prisão de Rodrigo por tráfico de entorpecentes e a posterior solicitação sobre a identificação do delegado que coordenou o interrogatório, o direito à informação e o princípio da transparência na atuação da Administração Pública (art. 37 da CF) prevaleceria.

Portanto, o Departamento de Polícia Federal (DPF) não deve negar a informação solicitada, mesmo com o argumento de proteção ao delegado, visto que isso iria contra os princípios da legalidade e da publicidade estabelecidos na Constituição.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.