Questões Direito Penal Militar Aplicação da Lei Penal Militar

Acerca da aplicação da lei penal militar, dos crimes militares e da aplicação da pena n...

Responda: Acerca da aplicação da lei penal militar, dos crimes militares e da aplicação da pena no âmbito militar, cada um dos itens que se seguem apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva ...


1Q464096 | Direito Penal Militar, Aplicação da Lei Penal Militar, Defensor Público Federal de Segunda Categoria, Defensoria Pública da União, CESPE CEBRASPE

Acerca da aplicação da lei penal militar, dos crimes militares e da aplicação da pena no âmbito militar, cada um dos itens que se seguem apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Em uma festa de confraternização nas dependências de um quartel, alguns militares, conscientemente, ingeriram bebida alcoólica. Lá mesmo, apresentando sintomas de embriaguez, um deles cometeu crime militar e foi preso, o que o tornou réu em ação penal militar. Nessa situação, o estado de embriaguez do militar será considerado circunstância para atenuar a pena.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado.

No Direito Penal Militar, a embriaguez voluntária não é considerada uma circunstância atenuante da pena. Isso porque o militar, ao ingerir bebida alcoólica conscientemente, assume o risco de suas ações e não pode alegar a embriaguez como justificativa para reduzir sua responsabilidade penal.

A legislação penal militar, especialmente o Código Penal Militar (Decreto-Lei nº 1.001/1969), prevê que a embriaguez voluntária não exclui a imputabilidade nem serve para atenuar a pena, salvo se for involuntária, o que não é o caso da situação apresentada.

Portanto, o estado de embriaguez do militar, quando voluntário, não pode ser considerado para atenuar a pena, mantendo-se a responsabilidade penal integral do agente.

Fazendo uma checagem dupla, verificamos que a embriaguez voluntária é tratada como agravante ou, no mínimo, não atenua a pena, conforme entendimento doutrinário e jurisprudencial, confirmando que a alternativa correta é a letra b, ou seja, a assertiva está errada.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.