Questões Direito Tributário Exclusão do crédito tributário

O estado de São Paulo, preocupado com a saída de empresas em face dos benefícios fis...

Responda: O estado de São Paulo, preocupado com a saída de empresas em face dos benefícios fiscais concedidos por outros estados, instituiu o programa Retorne Agora, que concede prazo de dois anos para o ...


1Q469955 | Direito Tributário, Exclusão do crédito tributário, Auditor Fiscal, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

O estado de São Paulo, preocupado com a saída de empresas em face dos benefícios fiscais concedidos por outros estados, instituiu o programa Retorne Agora, que concede prazo de dois anos para o recolhimento do ICMS, isenção do Imposto sobre Serviços (ISS) e anistia dos débitos do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Em razão da competência legislativa concorrente, a anistia do IPVA só será possível caso haja concordância do município.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Usuário
Por Gullity Farias da Costa em 31/12/1969 21:00:00
O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto estadual, cuja competência para instituir, arrecadar e conceder benefícios (como anistia) é dos estados e do Distrito Federal, conforme o art. 155, III da Constituição Federal.

A anistia de débitos de IPVA não exige a concordância dos municípios, pois eles não têm competência legislativa sobre esse imposto.

Está Errado!
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

A anistia do IPVA não depende da concordância do município porque o IPVA é um imposto de competência estadual, ou seja, é o estado que legisla sobre ele. A competência legislativa concorrente, prevista na Constituição, se aplica a algumas matérias específicas, mas a tributação sobre veículos automotores é exclusiva do estado. Portanto, o município não tem poder para legislar ou conceder anistia sobre o IPVA.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.