Questões Direito Processual Civil

O juiz e os auxiliares da justiça de uma localidade não têm competência para praticar d...

Responda: O juiz e os auxiliares da justiça de uma localidade não têm competência para praticar diligências em comarcas diferentes das que estão lotados. Nesse contexto, pode ser necessário, por exemplo, sol...


Q64023 | Direito Processual Civil, Auxiliar Judiciário, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

O juiz e os auxiliares da justiça de uma localidade não têm competência para praticar diligências em comarcas diferentes das que estão lotados. Nesse contexto, pode ser necessário, por exemplo, solicitar a avaliação de bens passíveis de penhora que estejam em localidade diferente daquela em que corre o processo. Em situações como essa, expede-se ato de comunicação processual entre órgãos do Poder Judiciário, de modo a respeitarem os limites territoriais de competência das comarcas.

Tal ato de comunicação processual denomina-se
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 01/01/2025 14:25:19🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

Quando é necessário realizar atos processuais em localidades diferentes daquela em que corre o processo, como no caso de solicitar a avaliação de bens passíveis de penhora, o instrumento utilizado é a carta precatória.

A carta precatória é um meio de comunicação entre juízos, dentro do mesmo país, para a prática de atos processuais em localidades distintas. Ela é expedida pelo juiz da causa para o juiz da comarca onde o ato deve ser realizado, solicitando a prática do ato e devolução das informações necessárias.

Portanto, no caso apresentado, a expedição de uma carta precatória seria o procedimento adequado para solicitar a avaliação dos bens em localidade diferente daquela em que corre o processo.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.