Questões Direito Constitucional Direitos e Deveres Individuais e Coletivos

Sobre os remédios constitucionais trazidos na Constituição Federal, no artigo 5º, incis...

Responda: Sobre os remédios constitucionais trazidos na Constituição Federal, no artigo 5º, incisos LXVIII a LXXIII, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.  ( ) O habeas corpu...


1Q706196 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Advogado, SAAE de Itabira MG, Gestão de Concursos, 2019

Sobre os remédios constitucionais trazidos na Constituição Federal, no artigo 5º, incisos LXVIII a LXXIII, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas. 
( ) O habeas corpus poderá ser impetrado por qualquer pessoa, mas, na hipótese de ter sido ajuizado por advogado, não precisará de procuração, tendo em vista se tratar de hipótese de legitimação extraordinária ou substituição processual, podendo ser ajuizado em nome próprio, para tutela direito alheio. 
( ) O mandado de injunção só é possível em caso de inviabilização do exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania, podendo ser proposta por qualquer pessoa detentora de um direito que não é possível ser realizado pela inexistência de norma regulamentadora. 
( ) No Brasil, é vedada a eficácia concretista do mandado de injunção, uma vez que somente após concedido prazo razoável para que o impetrado promova a edição da norma regulamentadora é que o Judiciário estabelecerá as condições em que se dará o exercício dos direitos, das liberdades ou das prerrogativas reclamados. 
( ) A ação popular visa a evitar ou anular atos lesivos ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor isento de custas judiciais. 
Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) V V F V

Analisando cada afirmativa:

1) Verdadeira. O habeas corpus pode ser impetrado por qualquer pessoa, física ou jurídica, e quando ajuizado por advogado, não necessita de procuração, conforme o artigo 654, §1º, do Código de Processo Penal. Isso ocorre porque se trata de uma ação de legitimação extraordinária, onde o advogado pode agir em nome próprio para defender direito alheio.

2) Verdadeira. O mandado de injunção é um instrumento previsto no artigo 5º, inciso LXXI, da Constituição Federal, destinado a viabilizar o exercício de direitos e liberdades constitucionais, bem como das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania, quando a falta de norma regulamentadora torna inviável o exercício desses direitos. Qualquer pessoa detentora de um direito que esteja sendo impedido pela falta de norma regulamentadora pode propor um mandado de injunção.

3) Falsa. A eficácia concretista do mandado de injunção é admitida no Brasil. O Supremo Tribunal Federal tem adotado posturas mais ativas em relação ao mandado de injunção, estabelecendo, em alguns casos, as condições em que se dará o exercício dos direitos, liberdades ou prerrogativas reclamados, sem necessariamente conceder um prazo para que o impetrado promova a edição da norma regulamentadora.

4) Verdadeira. A ação popular, conforme o artigo 5º, inciso LXXIII, da Constituição Federal, é um instrumento destinado a proteger o patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, a moralidade administrativa, o meio ambiente e o patrimônio histórico e cultural. O autor da ação popular é isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência, salvo comprovada má-fé, conforme a Lei 4.717/1965.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.