Questões de Concursos

Filtre e encontre questões para seus estudos.


Foucault (1977) discorre sobre a instituição escolar, discutindo acerca da especificidade de um mecanismo que aparelha de forma ininterrupta a operação do ensino, exercendo um controle e uma vigilância que permite qualificar, classificar e punir. Tal mecanismo vale como cerimônia da objetificação dos indivíduos dessa instituição.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1977.


O mecanismo ao qual Foucault se refere é o(a)


Na página do Ministério da Saúde há informações a respeito da prevenção ao suicídio, entendido como um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações (cf.: http://saude.gov.br/saude-de-az/suicidio).

Sabendo que esse fenômeno pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades e identidades de gênero, é INCORRETO afirmar que


Um cunicultor possuía 1.600 coelhos e adquiriu alimentação para durar 64 dias. Após 14 dias, o criador vendeu 600 desses animais.


O número de dias que a alimentação já comprada durará, após a venda desses coelhos, é de

A Lei nº 9.784/1999 regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

No que se refere aos seus dispositivos, é correto afirmar que


Winnicott descreve o crescimento emocional em termos de uma jornada separada em três categorias.

Essas categorias são:


Segundo o autor Rodolfo Bohoslavsky, a orientação vocacional refere-se a um processo de orientação frente a uma situação de escolha que pode ser vivenciada como crise na adolescência, pois enfrenta-se a passagem e a necessidade de tomar decisões quanto ao seu futuro e à sua identidade ocupacional. O autor indica que a atuação do profissional de psicologia no processo de orientação vocacional pode ser realizada em dois tipos de modalidades: a estatística e a clínica.


Assinale a alternativa que apresenta concepções da modalidade estatística.


Um organograma representa as posições dos funcionários na empresa e como essas posições estão organizadas. A maioria das empresas possui organogramas oficiais, que disponibilizam tais informações às pessoas interessadas.


São informações contidas em um organograma:

A escola é o espaço do aprendizado, mas também dos conflitos. Ali são estabelecidas relações complexas, que exigem manejo adequado dos profissionais que nela atuam. A escola é o espaço da ruptura e da conciliação. Da fala e da escuta. É o lugar dos desafios e das possibilidades. Trabalhar na escola não é como trabalhar numa linha de produção de uma empresa qualquer. É preciso, sobretudo, ter habilidade para lidar com gente.

De acordo com a perspectiva apresentada, assinale a alternativa que apresenta corretamente duas condições que devem ser observadas pelos profissionais da educação na mediação de conflitos.


Adônis possui uma empresa de turismo e organizou uma excursão com 123 clientes, além dos guias turísticos. As vans contratadas contavam com 19 lugares cada, sem considerar o motorista. Sabe-se que a empresa conseguiu alocar todos os clientes no menor número possível de vans, de modo que ficassem lotadas, cada uma com um ou dois guias.


Assinale a alternativa que indica a quantidade de vans com dois guias turísticos.


A Lei nº 12.527/2011 regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas pelos cidadãos.


No que se refere aos seus dispositivos, é correto afirmar que


Uma equipe de funcionários de uma instituição foi encarregada de fazer um levantamento de dados sobre um determinado setor dessa instituição. Sabe-se que três membros dessa equipe fazem o levantamento de 12% dos dados necessários em quatro horas de trabalho e que todos os membros da equipe trabalham no mesmo ritmo.


A porcentagem dos dados levantados por cinco membros dessa mesma equipe, em seis horas de trabalho, será igual a


Uma prova de matemática é composta por seis questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas de resposta e apenas uma correta.

A probabilidade de Maria saber resolver uma questão é de 70%. Quando ela sabe resolver, ela acerta. Quando não sabe, ela escolhe a resposta ao acaso, ou seja, todas as alternativas têm a mesma chance de serem escolhidas.

Sabendo que Maria acertou uma questão, a probabilidade de que tenha sido por acaso é igual a


O Decreto nº 7.724/2012 regulamenta a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).


No que se refere aos seus dispositivos, é correto afirmar que


Caberá ao setor de patrimônio as atribuições de

Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) são tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolução Informacional.


Assinale a alternativa em que estão presentes duas tecnologias consideradas NTICs.


A organização consiste em um conjunto de posições funcionais e hierárquicas orientado para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços. Os princípios fundamentais da organização formal de uma empresa são

Em seus estudos sobre a Teoria do Desenvolvimento Emocional, Winnicott discorre sobre o desenvolvimento da capacidade de se preocupar.


Sobre esse tema, analise as afirmativas:

I. É necessário ser preciso sobre o exato momento em que a preocupação – em seu aspecto positivo – surge no desenvolvimento emocional da criança.

II. Preocupação indica o fato de o indivíduo se importar, ou valorizar, bem como sentir e aceitar responsabilidade.

III. A palavra preocupação é utilizada para expressar de forma positiva um fenômeno que, em seu aspecto negativo, é expresso pela culpa.

IV. O sentimento de culpa é descrito como a ansiedade ligada ao conceito de ambivalência e implica algum grau de integração do ego do indivíduo.


Estão corretas


Sinais vitais são aqueles que indicam a existência de vida. São reflexos ou indícios que permitem concluir sobre o estado geral de uma pessoa.

Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.


Os sinais básicos sobre o funcionamento do corpo humano que devem ser compreendidos e conhecidos são:


Um prédio tem salas comerciais de 50 m2 (tipo A) e 100 m2 (tipo B), todas elas atualmente alugadas. Sabe-se que:


• se 2 salas do tipo A deixassem de ser alugadas, o número de salas alugadas do tipo A passaria a ser igual à metade do número de salas alugadas do tipo B;

• se 6 salas do tipo B deixassem de ser alugadas, então a razão entre o número de salas alugadas do tipo A e o número de salas alugadas do tipo B passaria a ser igual a 3/5 .


Assinale a alternativa que indica a diferença entre o número de salas do tipo B e do tipo A.


Em uma viagem, Francisco constatou que três ônibus de turismo realizavam o percurso desejado. O primeiro passava no terminal de ônibus de 3 em 3 horas; já o segundo, de 5 em 5 horas e, finalmente, o terceiro, de 10 em 10 horas.


Supondo que os três ônibus passaram juntos no terminal às 13 horas em 10/07/2019, o próximo horário em que eles passaram juntos nesse mesmo local, novamente, foi às

Página 1