Sousa (2022) define que os tipos de estoque categorizados para fins contábeis podem ser tipificados em determinadas categorias. Segundo o autor, os materiais que sofrem desgaste em função da produção de bens que estão diretamente ligados ao processo produtivo, mas que não estão agregados fisicamente ao que se está produzindo, são chamados de estoque de:
Para Cruz (2018), os três tipos de atendimento existentes hoje, embora usem meios diferentes para se comunicar com cliente, devem ter as mesmas preocupações por parte da organização: atender corretamente o cliente. Nesse sentido, são tipos de aplicativos utilizados para o atendimento virtual, EXCETO:

Conforme Castiglioni (2013), para desenvolver o inventário em uma empresa, é necessário que haja planejamento. Segundo o autor, esse planejamento consiste em um processo até certo ponto simples de desenvolver, mas de fundamental importância. Uma das partes desse processo é o cronograma, que é a descrição __________ das etapas que devem ser obedecidas para a execução do inventário.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Com base em Bond e Oliveira (2011), os documentos podem ser classificados em determinadas categorias, de acordo com suas características, conteúdo e forma. Segundo as autoras, os rolos, as microfichas e os documentos resultantes de microrreprodução são denominados de:

Segundo Gomes (2015), é o registro exato e resumido de decisões tomadas em uma reunião que, em geral, deve ser assinado pelas pessoas que presidiram e secretariaram a reunião. Pode ser formal (em livro próprio) e informal (em folhas avulsas). Nesse registro, deve constar: cabeçalho, nome e endereço da empresa, objetivo da reunião, desenvolvimento, fecho, local, data e hora da finalização. O trecho refere-se à:

De acordo com Bond e Oliveira (2011), sobre um dos elementos envolvidos no processo de comunicação, analise características abaixo:

• Trata-se do conteúdo da comunicação.
• Pode apresentar diversos tipos de elementos, tanto afetivos como intelectuais.
• Pode exprimir um sentimento ou transmitir uma informação ou ideia.


• Seu conteúdo pode ser positivo ou negativo.


As características acima definem o elemento:

Com base na classificação de multas aplicadas no Código de Posturas do Município de Tangará da Serra/MT (Lei Complementar nº 016/1996), relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as classificações às suas respectivas definições.

Coluna 1

1. Leves.

2. Graves.

3. Gravíssimas.

Coluna 2

( ) Assim consideradas as esporádicas, que não causem riscos de danos à saúde pública, à flora, à fauna, aos monumentos, ao patrimônio público, à estética urbanística, ou ao sossego público.

( ) As continuadas, que causem sério risco à incolumidade da saúde pública, à fauna, à flora; as que representem desobediência à norma expressa neste Código, ou causem efetiva degradação ao ambiente ou ao patrimônio público, ou ainda, as que impliquem, por sua ação, em prejuízo ao erário público, à ordem pública ou ao sossego público.

( ) As que causem significativo dano à saúde pública ou ao meio ambiente, e as que, sem prévia autorização da Prefeitura Municipal, tenham conotação de desobediência intencional às determinações expressas deste Código.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Em relação aos inflamáveis e explosivos, conforme prevê o Código de Posturas do Município de Tangará da Serra/MT, é terminantemente proibido:

I. Carregar cartuchos, manipular produtos explosivos, fabricar ou estocar fogos de artifício, sem licença especial dos órgãos competentes, e em locais diferentes daqueles permitidos pela Legislação vigente.

II. Manter estoque de produtos ou substâncias inflamáveis ou explosivas, em desacordo com as exigências legais e às normas de segurança.

III. Circular ou estocar nas vias e logradouros públicos, mesmo em trânsito, produtos ou substâncias inflamáveis ou explosivas, sem as devidas precauções cabíveis à segurança pública, e sem a devida autorização da Prefeitura Municipal.

Quais estão corretas?

Segundo Gonçalves (2010), o sistema de codificação de materiais por meio de código de barras utilizado no Brasil e na Europa, compatível com o sistema UPC (Universal Product Code) utilizado no Canadá e nos Estados Unidos, denomina-se:

Conforme a Lei Complementar nº 153/2011, o servidor público titular de cargo efetivo do Município de Tangará da Serra/MT permanecerá vinculado ao SERRAPREV nas seguintes situações:

I. Quando cedido, com ou sem ônus para o cessionário, a órgão ou entidade da administração direta ou indireta de outro ente federativo.

II. Durante o afastamento do cargo efetivo para o exercício de mandato eletivo.

III. Durante o afastamento do país por cessão ou licenciamento com remuneração.

Quais estão corretas?

Com base na Lei Federal nº 14.133/2021, referente às definições apresentadas na referida lei, analise as assertivas abaixo, assinalando C, se corretas, ou I, se incorretas.

( ) Agente público é o indivíduo que, em virtude de eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, exerce mandato, cargo, emprego ou função em pessoa jurídica integrante da Administração Pública.

( ) Contratante é a pessoa física ou jurídica, ou consórcio de pessoas jurídicas, signatária de contrato com a Administração.

( ) Compra é a aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente, considerada imediata aquela com prazo de entrega de até 60 dias da ordem de fornecimento.

( ) Serviço é a atividade ou conjunto de atividades destinadas a obter determinada utilidade, intelectual ou material, de interesse da Administração.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Em relação à higiene dos estabelecimentos, conforme previsto no Código de Posturas do Município de Tangará da Serra/MT, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os hotéis, restaurantes, churrascarias, lanchonetes, bares, cafés, e assemelhados ficam obrigados a, após a lavagem normal, colocar talheres e louças em máquina de lavar louças, para desengordurar.

( ) Nos salões de barbeiros e de cabeleireiros, nas saunas e casas de massagens, nos consultórios e clínicas odontológicos, nos consultórios médicos, clínicas, hospitais e assemelhados fica obrigada a esterilização, em estufa elétrica ou autoclave, de todo o instrumental metálico necessário ao exercício da atividade.

( ) Os serviços de Medicina Legal poderão ser executados em hospitais, em clínicas ou em funerárias, além do Instituto Médico Legal.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Segundo a Lei Complementar nº 153/2011, o acidente sofrido pelo servidor, ainda que fora do local e horário de serviço, equipara-se ao acidente em serviço em alguns casos. São eles, EXCETO:
No Windows 10, qual é o método mais direto para alterar a resolução da tela?

Com base nas definições do Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os seguintes sistemas às suas respectivas definições.

Coluna 1

1. Sistema de arquivamento.

2. Sistema de arquivos.

3. Sistema de arranjo.

4. Sistema de gestão de documentos.

Coluna 2

( ) Conjunto de procedimentos e operações técnicas cuja interação permite a eficiência e a eficácia na produção, tramitação, uso, avaliação, arquivamento e destinação de documentos.

( ) Conjunto de procedimentos técnicos combinados que norteiam a organização dos documentos, tendo em vista a recuperação da informação de um ou mais fundos e/ou coleções.

( ) Conjunto de rotinas, procedimentos e métodos de arquivamento compatíveis entre si, tendo em vista a organização e a preservação de documentos ou arquivos, bem como o acesso às informações neles contidas.

( ) Conjunto de arquivos que, independentemente da posição que ocupam nas respectivas estruturas administrativas, funcionam de modo integrado e articulado na persecução de objetivos comuns.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Analise o texto a seguir, extraído do Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Município de Tangará da Serra/MT:

“Art. 33. Readaptação é a investidura do servidor estável, em função compatível com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em perícia médica oficial [...]”.

“Art. 34. A readaptação será feita a pedido ou 'ex-officio' e será processada:

I - quando provisória, mediante ato do Secretário de Administração, considerando a redução ou atribuição de novos encargos ao servidor, na mesma ou em outra unidade administrativa;

II - quando definitiva, por ato do Prefeito, em função que possa trabalhar de acordo com suas limitações, observados os requisitos de habilitação exigidos. (Redação dada pela Lei Complementar nº 268/2022)”.

De acordo com Kaspary (2017), quanto à expressão latina empregada no artigo acima transcrito “ex-officio”, qual das seguintes alternativas apresenta seu correto significado?

Segundo Kaspary (2017), uma das formas de se abreviar palavras ou expressões é mediante o uso de letras ou sinais convencionados. Nesse sentido, a alternativa abaixo que apresenta uma abreviação INCORRETA é:

Com base em Kaspary (2017), em relação à digitação qualitativa, analise as seguintesassertivas:

I. Em atos normativos, os numerais deverão ser grafados em algarismos quando constituírem mais de uma palavra. Ex.: 25, 143, 824.

II. Em atos normativos, os numerais indicativos de porcentagens que constituírem mais de uma palavra serão grafados na forma numérica seguida do símbolo %. Ex.: 33%, 154%.

III. Quando designarem um ano, os números cardinais devem ser escritos sem ponto ou espaço separando as classes. Ex.: 2015, 2025.

Quais estão corretas?

Página 1