Entre os métodos e ferramentas para a gestão da qualidade, a literatura cita o “Diagrama de Causa e Efeito” ou o
“Diagrama de Ishikawa ”. Trata-se de uma ferramenta gráfica que possibilita estabelecer as causas de determinada
falha, os relacionamentos entre um efeito e uma causa
potencial. Neste diagrama, as causas são organizadas por
categorias e semelhanças, facilitando, assim, a atuação de
modo específico. Porém, requer algumas etapas para a sua
elaboração. Assinale a sequência correta de elaboração do
Diagrama de Causa e Efeito.
✂️ a) Descrição do efeito (problema); discussão do assunto a ser
analisado; agrupamento por categoria no diagrama; levantamento das possíveis causas; e, análise e coleta de dados. ✂️ b) Levantamento das possíveis causas; discussão do assunto a
ser analisado; agrupamento por categoria no diagrama; descrição do efeito (problema); e, análise e coleta de dados. ✂️ c) Discussão do assunto a ser analisado; levantamento das
possíveis causas; descrição do efeito (problema); análise e
coleta de dados; e, agrupamento por categoria no diagrama ✂️ d) Discussão do assunto a ser analisado; descrição do efeito
(problema); levantamento das possíveis causas; agrupamento por categoria no diagrama; e, análise e coleta de
dados ✂️ e) Levantamento das possíveis causas; agrupamento por
categoria no diagrama; descrição do efeito (problema);
discussão do assunto a ser analisado; e, análise e coleta
de dados.