Questões Direito Civil Posse

Considere as afirmações abaixo referentes à posse. I. A posse direta, de pessoa que tem...

Responda: Considere as afirmações abaixo referentes à posse. I. A posse direta, de pessoa que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de direito pessoal, anula a indireta, de quem aquela foi ha...


1Q418827 | Direito Civil, Posse, Procurador Legislativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, FCC

Considere as afirmações abaixo referentes à posse. I. A posse direta, de pessoa que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de direito pessoal, anula a indireta, de quem aquela foi havida, por isso podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o possuidor indireto. II. Se duas ou mais pessoas possuírem coisa indivisa, poderá cada uma exercer sobre ela atos possessórios, desde que não excluam os dos outros com possuidores. III. É justa a posse que não for violenta, clandestina ou precária. IV. É de boa-fé a posse, se o possuidor ignora o vício, ou o obstáculo que impede a aquisição da coisa. V. Considera-se como possuidor somente aquele que tem de fato o exercício pleno de todos os poderes inerentes à propriedade. Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Vamos analisar cada afirmação:

I. A posse direta é aquela exercida por quem tem a coisa em seu poder, mas em virtude de um direito pessoal (como um locatário). A posse indireta é do proprietário ou de quem tem o direito real. A posse direta não anula a indireta, e normalmente o possuidor indireto pode defender sua posse contra o direto. Então essa afirmação está errada.

II. Se duas ou mais pessoas possuem uma coisa indivisa, cada uma pode exercer atos possessórios, desde que não excluam os outros. Isso está correto.

III. A posse justa é aquela que não é violenta, clandestina ou precária. Correto.

IV. A posse de boa-fé é aquela em que o possuidor ignora qualquer vício ou obstáculo na aquisição da coisa. Correto.

V. Nem sempre o possuidor tem o exercício pleno de todos os poderes da propriedade. A posse pode ser parcial, temporária, ou limitada. Então essa afirmação está errada.

Portanto, as afirmativas corretas são II, III e IV, que corresponde à alternativa a).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.