Questões Direito Constitucional Administração Pública

Membros da comissão permanente de licitação de determinado Município fraudaram um certa...

Responda: Membros da comissão permanente de licitação de determinado Município fraudaram um certame, para favorecer sociedade empresária cujo sócio administrador é amigo íntimo de um dos membros da citada co...


1Q438402 | Direito Constitucional, Administração Pública, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

Membros da comissão permanente de licitação de determinado Município fraudaram um certame, para favorecer sociedade empresária cujo sócio administrador é amigo íntimo de um dos membros da citada comissão. No caso em tela, os agentes públicos envolvidos afrontaram diretamente o princípio administrativo expresso no art. 37, caput, da Constituição da República. Trata-se do princípio da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e) impessoalidade.

O artigo 37, caput, da Constituição Federal estabelece os princípios que regem a administração pública, entre eles a impessoalidade. Esse princípio determina que a atuação dos agentes públicos deve ser imparcial, sem favorecimento ou perseguição a pessoas específicas.

No caso apresentado, os membros da comissão permanente de licitação fraudaram o certame para beneficiar uma sociedade empresária cujo sócio administrador é amigo íntimo de um deles. Essa conduta demonstra claramente um favorecimento pessoal, violando o princípio da impessoalidade.

Os demais princípios mencionados nas alternativas, como razoabilidade, competitividade, economicidade e isonomia, embora importantes, não são os que estão diretamente relacionados à situação de favorecimento pessoal descrita. A impessoalidade é o princípio que veda exatamente esse tipo de comportamento, garantindo que as decisões administrativas sejam tomadas com base em critérios objetivos e não em relações pessoais.

Portanto, a resposta correta é a letra e) impessoalidade, pois é o princípio constitucional diretamente afrontado pela conduta dos agentes públicos no caso em questão.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.