Questões Direito Constitucional Teoria Geral do Direito Constitucional

Art. 5.º. (...) LVIII – o civilmente identificado não será submetido a identificação cr...

Responda: Art. 5.º. (...) LVIII – o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, salvo nas hipóteses previstas em lei; Art. 18. (...) § 1.º Brasília é a Capital Federal. Art. 153. Com...


1Q674465 | Direito Constitucional, Teoria Geral do Direito Constitucional, Promotor de Justiça de Entrância Inicial, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Art. 5.º. (...) LVIII – o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, salvo nas hipóteses previstas em lei; Art. 18. (...) § 1.º Brasília é a Capital Federal. Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre: (...) VII – grandes fortunas, nos termos de lei complementar
Brasil. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília – DF: Senado Federal, 1988.
Quanto ao grau de eficácia, as normas constitucionais precedentes classificam-se, respectivamente, como de eficácia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

A norma do Artigo 5º, inciso LVIII, da Constituição Federal, que trata da proibição da identificação criminal do civilmente identificado, salvo nas hipóteses previstas em lei, é uma norma de eficácia contida. Isso significa que ela é plenamente eficaz, mas admite restrições ou regulamentações por lei ordinária.

O Artigo 18, parágrafo 1º, que estabelece que Brasília é a Capital Federal, é uma norma de eficácia plena. Isso porque ela é autoaplicável, não depende de regulamentação para produzir todos os seus efeitos jurídicos.

Já o Artigo 153, inciso VII, que trata da competência da União para instituir impostos sobre grandes fortunas, nos termos de lei complementar, é uma norma de eficácia limitada. Isso porque depende de regulamentação por lei complementar para que seus efeitos sejam plenamente produzidos.

Portanto, a sequência correta quanto ao grau de eficácia das normas constitucionais apresentadas é: contida (Art. 5º, LVIII), plena (Art. 18, §1º) e limitada (Art. 153, VII).

Fazendo uma segunda análise, confirmamos que a norma do Art. 5º, LVIII, admite restrições legais, caracterizando eficácia contida. O Art. 18, §1º, é autoaplicável e não depende de regulamentação, logo, eficácia plena. E o Art. 153, VII, depende de lei complementar para sua efetivação, configurando eficácia limitada. Assim, a alternativa d está correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.