Questões Direito Administrativo Responsabilidade Civil do Estado

Quanto à responsabilidade civil por danos causados por seus agentes a terceiros, u...

Responda: Quanto à responsabilidade civil por danos causados por seus agentes a terceiros, uma entidade da administração indireta, dotada de personalidade jurídica de direito privado e exploradora de at...


1Q675905 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil do Estado, Oficial de Justiça Avaliador, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Quanto à responsabilidade civil por danos causados por seus agentes a terceiros, uma entidade da administração indireta, dotada de personalidade jurídica de direito privado e exploradora de atividade econômica estará sujeita
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A questão trata da responsabilidade civil de uma entidade da administração indireta que possui personalidade jurídica de direito privado e que explora atividade econômica.

Primeiramente, é importante distinguir as entidades da administração indireta quanto à sua natureza jurídica. As entidades dotadas de personalidade jurídica de direito público, como autarquias e fundações públicas, estão sujeitas ao regime de responsabilidade civil objetiva do Estado, conforme o artigo 37, parágrafo 6º, da Constituição Federal.

No entanto, quando a entidade possui personalidade jurídica de direito privado e explora atividade econômica, ela se equipara a uma empresa privada, sujeitando-se ao regime jurídico da responsabilidade civil privada, ou seja, a responsabilidade subjetiva, que exige a comprovação de culpa ou dolo para a reparação do dano.

A teoria do risco administrativo (alternativa c) e a teoria do risco integral (alternativa e) são aplicáveis a entidades públicas que exercem atividade típica do Estado, não a entidades de direito privado.

A teoria da falta do serviço (alternativa d) também está relacionada à responsabilidade objetiva do Estado, quando há falha na prestação do serviço público.

Portanto, a alternativa correta é a letra b, pois a entidade, por ser de direito privado e explorar atividade econômica, responde nos termos da responsabilidade civil privada.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.