Questões Direito Penal Crimes contra a Fé Pública

Código Penal, julgue os itens a seguir:I- Quem, tendo recebido de boa-f...

Responda: Código Penal, julgue os itens a seguir:I- Quem, tendo recebido de boa-fé, como verdadeira, moeda falsa ou alterada, a restitui à circulação, depois de conhecer a falsidade, é punido...


1Q705962 | Direito Penal, Crimes contra a Fé Pública, Procurador, Prefeitura de Viana ES, CONSULPAM, 2019

Código Penal, julgue os itens a seguir:
I- Quem, tendo recebido de boa-fé, como verdadeira, moeda falsa ou alterada, a restitui à circulação, depois de conhecer a falsidade, é punido com detenção, de seis meses a dois anos, e multa.
II- Falsificar, fabricando-a, alterando-a, moeda metálica ou papel-moeda de curso legal no país. Pena: reclusão, de três a doze anos, e multa. Se o tipo penal ocorrer no estrangeiro: Pena (reclusão, de cinco a quinze anos).
III- Emitir, sem permissão legal, nota, bilhete, ficha, vale ou título que contenha promessa de pagamento em dinheiro ao portador ou a que falte indicação do nome da pessoa a quem deva ser pago: Pena: detenção, de um a seis meses, ou multa.
Está CORRETO o que se diz:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Vamos analisar cada item com base no Código Penal brasileiro.

Item I: O artigo 298 do Código Penal trata do crime de moeda falsa. A parte que diz que quem, tendo recebido de boa-fé moeda falsa ou alterada, a restitui à circulação depois de conhecer a falsidade, é punido com detenção de seis meses a dois anos e multa, está correta. Portanto, o item I está certo.

Item II: O artigo 289 do Código Penal prevê que falsificar, fabricando ou alterando moeda metálica ou papel-moeda de curso legal no país, tem pena de reclusão de três a doze anos e multa. No entanto, o Código Penal não prevê aumento da pena para o caso do crime ocorrer no estrangeiro. A pena para o crime cometido no estrangeiro não está prevista no artigo 289, portanto, a parte que diz que a pena será de reclusão de cinco a quinze anos se o crime ocorrer no estrangeiro está incorreta. Logo, o item II está errado.

Item III: O artigo 296 do Código Penal prevê que emitir, sem permissão legal, nota, bilhete, ficha, vale ou título que contenha promessa de pagamento em dinheiro ao portador ou a que falte indicação do nome da pessoa a quem deva ser pago, tem pena de detenção de um a seis meses ou multa. Portanto, o item III está correto.

Assim, apenas os itens I e III estão corretos, o que corresponde à alternativa a).

Checagem dupla confirma que o item II apresenta erro quanto à pena para o crime no estrangeiro, que não está prevista no Código Penal, reforçando que a alternativa correta é a).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.