Sra. Z percebeu que a sua empresa está gastando demasiadamente com insumos administrativos, ou seja, folhas,
tinta de impressora e demais materiais necessários para
desenvolver as atividades. No entanto, o aumento de gastos não corresponde às mudanças no faturamento.
Após avaliar o problema com os líderes e supervisores do
setor, ela decidiu elaborar um plano de ação utilizando o
ciclo PDCA e, na fase de
a) checar, ela comparou resultados e dados, verificou a
eficácia das ações tomadas, incorporou os aprendizados, realizou um treinamento comportamental e técnico para evitar retrabalhos e estabeleceu padrões de
controle de impressões.
b) agir, ela dedicou tempo para analisar os dados do
problema (histórico, frequência) e refletiu sobre quais
seriam suas causas fundamentais para poder pensar
em ações que vão atuar sobre elas.
c) verificar, ela avaliou o desempenho da equipe, analisou se as regras estavam sendo seguidas e conferiu
o andamento da solução digital.
d) fazer, ela identificou que o problema pode estar no excesso de retrabalho, nas impressões fora do contexto
da empresa e nas impressões sem necessidade.
e) planejar, ela desenvolveu um treinamento para otimizar o tempo e evitar retrabalhos, estipulou metas para
controle de impressões e elaborou um arquivo digital
para diminuir os impressos.