Início

Questões de Concursos Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia

Resolva questões de Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1054201 | Edificações, Procedimentos Finais e Manutenção, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Texto associado.
O caso hipotético a seguir contextualiza a questão.

Leia-o atentamente. Um engenheiro civil foi solicitado para avaliar uma edificação recém-entregue em determinado município do estado de Pernambuco. Após dois anos da entrega, o proprietário da edificação notou o surgimento de fissuras nas paredes e solicitou uma análise técnica do engenheiro João. O engenheiro fez a vistoria no local e constatou que as fissuras são oriundas de problemas no assentamento de alvenaria e que não foram causadas por ações externas, como vibrações ou fundação inadequada, mas sim por falhas na execução do serviço.
Sobre os prazos de garantia recomendados em uma edificação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Para estabelecer os prazos de garantia, são considerados fatores que afetam a probabilidade de ocorrência de falhas atribuíveis ao processo de produção como um todo, desde o projeto até a assistência técnica pós-entrega.
( ) Os prazos de garantia são estabelecidos em função da vida útil de projeto e possuem relação com a vida útil, a durabilidade e o envelhecimento natural dos sistemas, componentes e equipamentos das edificações.
( ) As falhas decorrentes do uso e operação em desacordo com as orientações recebidas pelo proprietário, ou pela ausência ou deficiência de manutenção realizada pelo proprietário, não são suportadas pelas garantias oferecidas pelo incorporador, construtor e prestador de serviços de construção.
( ) O prazo de garantia pode ser definido pelo tempo em que um fornecedor é responsável perante o consumidor por corrigir falhas, nos produtos por ele fornecidos, originadas no processo de sua concepção e produção, podendo ser um tempo definido em lei (prazo de garantia legal) ou oferecido pelo fornecedor (prazo contratual).

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q1052679 | Química, Relações da Química com as Tecnologias, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

São consideradas ações de hemovigilância, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1053719 | Direito do Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é uma comissão formada por representantes dos empregados e da empresa, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, promovendo a saúde e a segurança dos trabalhadores. É regulamentada pela NR-5 do Ministério do Trabalho. De acordo com o processo eleitoral da CIPA, a seguinte condição deverá ser estabelecida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q1054011 | Farmácia, Farmacovigilância, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Considerando que a farmacovigilância é uma atividade regulamentada que, nos últimos anos, vem ganhando destaque e se tornando um assunto de pesquisa e extensão universitária, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1052673 | Química, Técnicas de Laboratório, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

São características de imunoglobulinas específicas: se apresentam nas formas farmacêuticas solução ou pó liofilizado, estéreis e apirogênicos, com alta concentração de anticorpos específicos, derivados do plasma humano provenientes de indivíduos previamente imunizados ou hiperimunizados. O envase e a liofilização dos produtos hemoderivados sólidos devem ocorrer em quais ambientes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1052682 | Química, Técnicas de Laboratório, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

“O detentor de uma autorização para fabricação de medicamentos deve produzi-los, a fim de garantir que correspondam à finalidade pretendida, satisfaçam os requisitos do registro ou da autorização para uso em ensaio clínico, assegurando a qualidade, a eficácia e a segurança dos produtos terminados para não colocar os pacientes em risco. Neste contexto, a qualificação de novos fornecedores e o monitoramento daqueles que já são parceiros é parte integrante do Sistema da Qualidade Farmacêutica (SQF).”
(Novo marco regulatório de Boas Práticas de Fabricação de Medicações. Adaptado.)

Sobre a qualificação de fornecedores, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A realização de auditorias para fornecedores de insumos se constitui como ferramenta para avaliação de não conformidades, útil à sua qualificação.
( ) Os requisitos de qualidade estabelecidos pelos fornecedores para os insumos devem ser aceitos ou não pelo fabricante, que pode optar pela mudança de fornecedor, otimizando, assim, tomadas de decisões.
( ) O monitoramento de fornecedores pode ser realizado mediante análises completas de insumos por amostragem baseada no risco e comparação com os resultados de certificados de análises emitidos pelos fornecedores.
( ) É dispensada a realização de inspeção e testes rotineiros em todos os lotes de insumos recebidos de fornecedores certificados mediante investigação de conformidade feita e comprovada por relatórios de autoinspeções.
( ) As normas padronizadas como as séries ISO (International Standard Organization) e PNQ (Plano Nacional de Qualidade) são úteis na certificação de fornecedores, promovendo, também, maior competitividade entre eles.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1052672 | Química, Relações da Química com as Tecnologias, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

“Em 30 de novembro de 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi formalmente comunicada acerca da sua integração ao esquema de cooperação internacional em inspeções farmacêuticas, denominado Pharmaceutical Inspection Cooperation Scheme (PIC/S), a partir de 1º de janeiro de 2021. A Anvisa é a 54ª autoridade regulatória que integra o PIC/S, o que a torna protagonista na participação da elaboração de referências regulatórias de impacto internacional, aumentando o reconhecimento e a relevância das contribuições do Brasil no cenário mundial das Boas Práticas de Fabricação (BPFs) de medicamentos e insumos farmacêuticos. Segundo a Gerência Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos (GGMED) da Anvisa, “a adesão do Brasil ao PIC/S contribuirá para a melhoria da qualidade e da imagem dos medicamentos produzidos no país, além de possibilitar o aumento da competitividade das empresas nacionais e seus produtos nos mercados internacionais.”
(Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticiasanvisa/2020/anvisa-e-aprovada-para-cooperacao-em-inspecaofarmaceutica-2013-pic-s>. Acesso em: 06/11/2021. Adaptado.)

São considerados objetivos da padronização de procedimentos e exigências regulatórias no contexto do PIC/S, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1053726 | Direito do Trabalho, Do Trabalho em Condições Especiais, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Considerando as diretrizes estabelecidas pela NR-2, que trata da Inspeção de Segurança no Trabalho, considere as afirmativas no contexto de uma unidade da Hemobrás responsável pela produção de medicamentos derivados do sangue e biotecnologia. Qual das afirmativas reflete corretamente as exigências da NR-2 para a execução de inspeções de segurança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q1052683 | Química, Técnicas de Laboratório, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

“Sistema ou metodologia de trabalho para controle de ações previstas e planejadas, a fim de eliminar as causas de não conformidades e/ou abolir causas de potenciais não conformidades, visando a melhoria em processos e que faz uso de ferramentas de gerenciamento de riscos para tal.” Trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1053712 | Engenharia Civil, Prevenção e Combate e Incêndio, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

“É um tipo de fogo que ocorre em materiais sólidos combustíveis, como madeira, papel, tecidos, plásticos e outros materiais orgânicos. Esses incêndios são caracterizados por queimas que produzem brasas e cinzas, e podem ser combatidos de maneira eficiente com água ou extintores de água. Esses incêndios são comumente os mais frequentes em ambientes domésticos e de escritórios, pois envolvem materiais como móveis, papéis e outros itens sólidos.” As informações se referem ao incêndio classe:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q1053724 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 6, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Em um laboratório de biotecnologia da Hemobrás, está sendo realizada a manipulação de agentes biológicos com potencial de transmissão de doenças. A equipe de engenheiros de segurança do trabalho foi chamada para avaliar os riscos biológicos envolvidos, considerando que a empresa se dedica à produção de medicamentos derivados do sangue e com uso de engenharia genética. O processo envolve o uso de agentes biológicos classificados em diferentes níveis de risco, conforme as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da NR-32, que regulamenta a segurança e a saúde no trabalho em serviços de saúde. Nesse contexto e, ainda, considerando a legislação aplicável a respeito da classificação de risco dos agentes biológicos manipulados e das precauções necessárias para a proteção da equipe de trabalho, analise as afirmativas a seguir.

I. A classificação de risco dos agentes biológicos é determinada exclusivamente pela sua capacidade de causar infecção em seres humanos.
II. Os agentes biológicos do Grupo 1 de risco (baixo risco) não exigem medidas adicionais de proteção além do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) convencionais, como luvas e avental, já que sua manipulação não apresenta risco significativo de infecção.
III. Agentes biológicos classificados como Grupo 4 (alto risco) são aqueles que têm um alto potencial de transmissão e podem causar doenças graves em humanos, exigindo medidas de segurança rigorosas.
IV. Para agentes biológicos classificados como Grupo 3 (risco médio), é suficiente o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) básicos, como máscara facial e luvas, sendo desnecessário o uso de sistemas de ventilação adequados ou áreas específicas de contenção, desde que os procedimentos sejam realizados em espaços abertos.
V. Agentes biológicos classificados como Grupo 4 (alto risco) exigem medidas como o uso de cabines de segurança biológica de classe III, roupas de proteção de corpo inteiro e ambientes de contenção com pressão negativa.
VI. Na classificação do risco biológico, é fundamental identificar a forma de transmissão e a gravidade das doenças que podem ser provocadas pelo agente patológico, pois essas características influenciam nas medidas de contenção.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q1053727 | Engenharia de Qualidade, Ferramentas da Qualidade, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Em um laboratório da Hemobrás, um engenheiro de segurança do trabalho foi chamado para analisar a qualidade do ambiente de trabalho e os riscos relacionados ao processo de manipulação de agentes biológicos com risco de contaminação. Durante a análise, foi identificado um aumento na incidência de doenças respiratórias entre os colaboradores que trabalham diretamente com esses agentes. A empresa decidiu adotar o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) para investigar e tratar a questão, com o objetivo de melhorar as condições de saúde e segurança no ambiente de trabalho. Considerando o contexto apresentado e os princípios do MASP, analise as afirmativas a seguir.

I. A primeira etapa do MASP envolve a definição clara e objetiva do problema, estabelecendo as condições e o contexto para a análise, sem a necessidade de dados quantitativos para a identificação do problema.
II. Na fase de análise das causas, o MASP recomenda a utilização de ferramentas como o Diagrama de Ishikawa (espinha de peixe) e os 5 Porquês para identificar as causas principais do aumento da incidência de doenças respiratórias no ambiente de trabalho.
III. A identificação de causas raízes no MASP deve ser feita apenas com base em análises qualitativas, pois os dados quantitativos são secundários para a resolução de problemas de segurança no trabalho.
IV. Após a implementação das soluções, o MASP exige a fase de monitoramento e controle para avaliar a efetividade das ações corretivas, utilizando indicadores de saúde ocupacional como taxa de absenteísmo e número de ocorrências de doenças respiratórias.

Com base no exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q1052675 | Química, Técnicas de Laboratório, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

O princípio da Qualidade Baseada em Projeto (Quality by Design – QbD) consiste em uma abordagem sistemática para gerenciamento de riscos focada na etapa de desenvolvimento de produtos, enfatizando a compreensão do produto propriamente dito, do processo produtivo e do controle de qualidade, com base na ciência e no uso de ferramentas de qualidade. Diante do exposto, analise as afirmativas correlatas.

I. “A implementação do conceito QbD envolve: elementos que buscam demonstrar como um produto deve ser descrito sob a perspectiva da qualidade e das necessidades do paciente, e definir os atributos que permitem a investigação experimental, bem como ferramentas que visam o monitoramento da qualidade por meio do controle sistemático das variáveis envolvidas no delineamento e no processo produtivo.”
PORQUE
II. “O desenvolvimento racional das formulações, a realização do controle da qualidade do produto durante e ao final do processo produtivo e o monitoramento do processo produtivo minimizam a possibilidade de que o produto terminado apresente desvios de qualidade consoante suas especificações.”

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1053714 | Direito do Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

O dimensionamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) é determinado com base no número de funcionários da empresa e no grau de risco da atividade. A comissão é formada por representantes do empregador e dos empregados, e seu principal objetivo é identificar riscos, propor medidas de segurança e promover a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. Nesse contexto, em uma empresa de grau de risco 4, com seis mil empregados no estabelecimento, o dimensionamento da CIPA terá membros titulares e suplentes, respectivamente, em número de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q1052389 | Engenharia Eletrônica, Automação Industrial, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

“A automação ____________é caracterizada por ____________ volume da produção. A automação _____________ possui médio volume de produção e ____________ variedade de produto. Por sua vez, a automação rígida possui alto volume de produção e _____________ variedade de produtos.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1052395 | Engenharia Eletrônica, Automação Industrial, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Sobre as Foundation Fieldbus, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Visa substituir o sistema de sinal analógico 4-20 mA. É um barramento de campo, que interliga os elementos de chão de fábrica (CLPs, válvulas, indicadores dedicados, sensores, transdutores e atuadores) ao CLP, por uma rede de arquitetura estrela. A inovação nesse sistema é que os dispositivos de campo podem ter uma “inteligência” que os tornam capazes de executar funções de simples controle.
( ) A manutenção é facilitada pela possibilidade de diagnóstico e configuração on-line dos dispositivos de campo. Ele traz uma melhora no desempenho com o aumento da flexibilidade, pois alguns algoritmos e procedimentos de controle podem ficar no próprio dispositivo de campo. Além disso, mantém o padrão 4-20 mA, permitindo no sistema Fieldbus a transmissão de várias informações de forma unidirecional.
( ) Na tecnologia Fieldbus, somente com um par de fios, com corrente de 4 a 20 mA, são realizadas a alimentação e a comunicação entre os equipamentos e o controlador. Ao contrário da tecnologia HART, em que é necessário um par de fios para cada dispositivo a ser ligado a uma entrada ou saída analógica do controlador.
( ) O sistema Fieldbus ainda traz a possibilidade de, em caso de perda de comunicação com o módulo, o equipamento assumir, temporariamente, o controle local, pelo fato de existir o barramento.
( ) Uma diferença importante entre as tecnologias Fieldbus e 4-20 mA é o tipo de informação de cada dispositivo. No caso do Fieldbus, os dispositivos (sensores ou atuadores) têm um Tag que o identifica em uma rede e estabelece como será a sua comunicação, os dados transmitidos e os modos de configuração.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1054197 | Engenharia Civil, Equipamentos de Redes, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A Hemobrás, como empresa pública vinculada ao Ministério da Saúde, contratou uma obra para ampliação de suas instalações industriais. Durante a fase inicial de execução, constatou-se a necessidade de revisar o caderno de encargos, especialmente em relação à especificação técnica dos materiais de revestimento de piso e às condições de controle de qualidade dos serviços associados. O engenheiro civil responsável identificou alguns problemas; analise-os.

• A especificação dos pisos industriais não considerava os requisitos de resistência química necessários para o ambiente de produção;
• O texto descritivo das tolerâncias de planicidade não seguia as normas técnicas atualizadas, resultando em divergências durante a execução;
• Não havia clareza quanto aos critérios de aceitação para ensaios de resistência à abrasão.

Com base nas normas e nas melhores práticas de elaboração de cadernos de encargos, qual medida o engenheiro deverá priorizar para garantir a conformidade técnica da obra e evitar retrabalhos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q1052394 | Engenharia Eletrônica, Automação Industrial, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Sobre arquitetura de instruções RISC e CISC, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) CISC: torna a execução do programa fácil e dinâmica. Entretanto, implica no fato de que muitas funções deverão ser “construídas”.
( ) RISC: significa conjunto de instruções reduzido.
( ) RISC: são encontrados em microcontroladores com arquitetura de Alan Turing.
( ) CISC: são encontrados em microprocessadores com arquitetura Harvard.
( ) A programação de baixo nível em instruções RISC demanda maior habilidade do projetista.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1052392 | Engenharia Eletrônica, Automação Industrial, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

“As entradas digitais de um CLP podem ser do tipo _____ (sourcing), também conhecidas por __________, tipo _______ (sinking) também chamadas de ______ ou sourcing/sinking.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1053711 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Os exames complementares para os empregados expostos a agentes químicos cancerígenos, conforme informado no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) da organização, são obrigatórios quando a exposição ocupacional estiver acima de dez por cento dos limites de exposição ocupacional, ou quando não houver avaliação ambiental; devem ser executados e interpretados com base nos critérios constantes da NR-07 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Com isso, os prontuários médicos dos empregados expostos a substâncias químicas cancerígenas devem ser mantidos, após o desligamento do empregado, por um período mínimo de quantos anos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.