A correta análise da modernização da Administração Pública brasileira, havida nas últimas décadas, permite chegar às seguintes conclusões, exceto:
As seguintes afi rmações espelham entendimentos corretos sobre a Nova Gestão Pública (NGP), exceto:
FCC•
IDIB•
Ao longo das últimas décadas, vários programas foram implementados para fomentar a cultura da qualidade na administração pública federal. Um desses programas possuía dois objetivos centrais, a saber:
“Contribuir para a melhoria da Qualidade dos serviços públicos, por meio da institucionalização dos seus princípios, com ênfase na participação dos servidores.”
“Apoiar o processo de mudança de uma cultura burocrática para uma cultura gerencial, fortalecendo a delegação, o atendimento ao cidadão, a racionalidade no modo de fazer, a definição clara de objetivos, a motivação dos servidores e o controle de resultados.”
Assinale a alternativa que apresenta a nomenclatura atribuída a este programa.
(Aragão-Júnior, 2016. P. 29.)
A busca por qualidade no serviço público se associa diversos programas; entre eles, o Programa Nacional de Desburocratização (PND) de 1979. Sobre tal Programa, assinale a afirmativa correta.
A implementação de normas ISO, como a ISO 9001, que é uma norma internacional de gestão da qualidade, é frequentemente adotada por órgãos públicos para garantir a conformidade com os padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente. Essa norma ajuda a estabelecer uma estrutura de gestão que promove a transparência, eficiência e responsabilidade, elementos essenciais para a confiança pública. Para um agente administrativo, compreender e aplicar essas normas é parte integrante de suas responsabilidades. A formação e capacitação contínua em gerenciamento da qualidade são indispensáveis para que esses profissionais possam contribuir de maneira efetiva para a melhoria dos serviços públicos e para a satisfação do usuário final, que é o cidadão.
Julgue o próximo item, a respeito da gestão governamental, das reformas administrativas e de modelos de gestão pública.
Indicadores são instrumentos de gestão essenciais nas
atividades de monitoramento e avaliação do desempenho das
organizações, pois permitem acompanhar o alcance das
metas organizacionais.
Acerca das características da administração pública, julgue o item que se segue.
Produtividade é um indicador de desempenho organizacional
que expressa a relação entre os recursos empregados no
processo produtivo e a efetiva produção.
I. constitui um processo contínuo por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade;
II. desvenda formas de organização, administração e ação, identifica pontos fracos, bem como pontos fortes e potencialidades, e estabelece estratégias de superação de problemas;
III. é um processo social e coletivo de reflexão, produção e socialização de conhecimentos sobre a Instituição.
É(São) correto(s) o(s) item(ns)
Julgue o item subsecutivo, a respeito da gestão da qualidade na administração pública.
Aprimoramento do ambiente de trabalho, prevenção de acidentes e redução de custos constituem objetivos do programa 5S de gestão da qualidade total.
Para que se consiga efetivamente melhorar a qualidade dos serviços públicos, é essencial que se estabeleçam padrões de desempenho a partir de evidências, tais como relatórios estatísticos, que indiquem, por exemplo, o grau médio de satisfação atual dos usuários em comparação com dados históricos.
O gerenciamento da qualidade em ambientes de administração pública é essencial para assegurar que os serviços entregues atendam consistentemente aos padrões esperados e às necessidades dos cidadãos. Para um Agente Administrativo, isso envolve a aplicação de metodologias e ferramentas que auxiliam na melhoria contínua dos processos internos. Uma das abordagens mais utilizadas é o Total Quality Management (TQM), que enfatiza a importância de se melhorar a qualidade dos serviços de maneira integral, envolvendo todos os níveis da organização. Além disso, práticas como análises de processo, auditorias internas e externas, e a utilização de indicadores de desempenho são fundamentais para monitorar a eficácia das ações implementadas e identificar áreas que necessitam de aprimoramento.
IVIN•
Segundo o Guia de Excelência da Gestão Pública, faz-se necessário que o atendimento ao público seja medido para que o governo avalie o sentimento do cidadão em relação à:
INSS•
banco, em um supermercado, em uma repartição pública? Quantas
vezes não "roeu as unhas" na expectativa de que a fila andasse
rápido, pois outro compromisso urgente estava a sua espera? E
quantos, ao chegar o momento tão esperado do atendimento,
depararam-se com a informação do funcionário: "O senhor entrou na
fila errada..."? Mas, se tais situações são fonte de irritação e de
problemas para o usuário, a cada dia mais exigente, elas o são
também para os sujeitos encarregados do atendimento ao público.
Idem. Ibidem (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens
subseqüentes.
FGV•
No contexto do gerenciamento da qualidade no setor público, não há uma necessidade reconhecida de seguir normas internacionais, uma vez que os procedimentos administrativos públicos são únicos e não se beneficiam de padrões globalmente aceitos.