Hipólita Jacinta Teixeira de Mello envolveu-se em uma das conjurações que agitaram a América portuguesa em fins do século XVIII. Destemida e sagaz, ao receber notícias que ameaçavam os planos dos revoltosos, mandou avisar seus companheiros: “Dou-vos parte, com certeza, de que se acham presos, no Rio de Janeiro, Joaquim Silvério dos Reis e o alferes Tiradentes, para que vos sirva ou se ponham em cautela”. Certa de suas escolhas e ideias, arrematou “e quem não é capaz para as coisas, não se meta nelas; e mais vale morrer com honra que viver com desonra”.

(Fonte: ADIM, 2ª ed. Brasília: Câmara dos Deputados; Belo Horizonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais, v.1, 1981, p. 195 e 196.)

Sobre a Conjuração Mineira em que participou Hipólita Jacinta, identifique a alternativa INCORRETA.

O ácido sulfídrico, H2S, pode ser eletroquimicamente reagido, produzindo enxofre elementar, segundo a reação abaixo:

H2S(aq) + I2(aq) → S(s) + 2H+(aq) + 2Iaq)


Nessa reação redox,

Em 1929, a economia americana entrou em colapso com a chamada “quebra” da Bolsa de Novas York. Sobre essa crise, considere as afirmativas abaixo:

I. A integração das economias nacionais no núcleo do capitalismo desenvolvido fez da crise um evento internacional.

II. O fechamento de indústrias e empresas produziu uma situação persistente de desemprego em muitos países.

III. As práticas do liberalismo foram questionadas permitindo, em muitos países, a afirmação das ideias econômicas do socialismo.

IV. O aumento dos preços das matérias-primas transformou os países exportadores desses insumos em economias desenvolvidas.

ASSINALE:

O Estado moderno tem sua origem nas monarquias europeias do século XVII, nas quais se praticava uma nova forma de política designada como “absolutista”. Sobre o Absolutismo, assinale a alternativa INCORRETA.
Um pequeno satélite percorre uma órbita circular em torno de um planeta distante, com velocidade escalar constante igual a 2400 km/h. O período da órbita é de 3,14 horas.
Qual é o módulo da aceleração do satélite, em km/h2 ?

Estendendo-se entre 1789 e 1799, a Revolução Francesa foi um período de intensa experimentação política e social que transformou de maneira irreversível as ideias e práticas anteriores estabelecendo, assim, um marco de ruptura na história do mundo ocidental. Sobre esse período, considere as afirmativas abaixo:

I. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão proclamou a liberdade e igualdade naturais dos homens.

II. A Assembleia Nacional Constituinte aboliu o sistema feudal, eliminando antigos privilégios da nobreza.

III. A sanção da Constituição Civil do Clero subordinou a igreja e seus sacerdotes ao Estado.

IV. Durante a Convenção, a escravidão foi abolida nas colônias francesas.

ASSINALE:

Em 1917, a Rússia passou por um violento processo de transformação. A radicalidade das novas ideias políticas, econômicas e culturais pôs fim ao antigo império tsarista e alterou profundamente o cenário global.

Sobre o processo revolucionário na Rússia, considere as afirmativas abaixo:

I. Marcou o fim do regime monárquico caracterizado pela posição autocrática do Tsar.

II. O novo sistema republicano pôs fim a condição de servidão semi-feudal das populações rurais do país.

III. O fracasso do Governo Provisório contribuiu para a vitória política do partido bolchevique.

IV. A crise política da monarquia e do governo do parlamento não teve relação com a crise militar deflagrada pela participação da Rússia na Guerra.

ASSINALE:

A desagregação dos impérios das sociedades do Antigo Regime, em curso desde fins do século XVIII, acelerou o surgimento de estados independentes nas Américas, em especial no período que vai de 1776 ao fim do primeiro quartel do século XIX. Assumindo a forma ora de repúblicas, ora de monarquias constitucionais modernas, esses novos estados transformaram radicalmente as fronteiras políticas deste lado do Atlântico.

Sobre essa conjuntura histórica, assinale a alternativa INCORRETA.

Quantos números pares de três algarismos distintos podemos formar com os algarismos de 1 a 6?

A partir do solo, uma bola é lançada verticalmente para cima e alcança uma altura de 3,2 metros. Quanto tempo, em segundos, a bola leva para subir e retornar ao nível do solo? Despreze a resistência do ar.

Dado:

g = 10 m/s2

As nanopartículas de prata, usadas em diversas aplicações tecnológicas, podem ser preparadas, em solução aquosa, pela redução de íons Ag+ usando boro-hidreto de sódio (NaBH4), como indicado na equação abaixo:

AgNO3 (aq) + NaBH4 (aq) → Ag (s) + ½ H2 (g) + ½ B2H6 (g) + NaNO3 (aq)

A partir de 100,00 mL de uma solução 2,0 × 10-3 mol L-1 de AgNO3, qual seria a massa mínima de NaBH4 necessária para a reação completa de Ag+ para Ag, expressa em gramas?

Dados:

M(AgNO3) = 170 g mol-1

M(Ag) = 108 g mol-1

M(NaBH4) = 38 g mol-1

Políticas natalistas vêm sendo desenvolvidas, desde o final do século XX, por países de industrialização antiga, porque a:
Em fins do século XIX, as principais potências capitalistas consolidaram seus domínios sobre vastas regiões do globo, dividindo entre si boa parte dos continentes africano e asiático e das ilhas do Pacífico. A busca por novos mercados, investimentos e fontes de matéria prima, foi acompanhada por dominações políticas e ações militares devastadoras, sempre que entendidas como necessárias. Rapidamente, a cultura, os valores e as instituições do Ocidente invadiram o cotidiano das populações coloniais de diferentes regiões do globo, quer elas quisessem ou não. Sobre o expansionismo imperialista, assinale a alternativa INCORRETA.

Dentro de um calorímetro perfeito, de capacidade C = 40 cal/°C e temperatura inicial 0 °C, colocam-se 100 g de um material de calor específico 0,50 cal/g°C a uma temperatura de 90 °C, e uma massa de 10 g de gelo a 0 °C. Calcule, em °C, o valor da temperatura final de equilíbrio do sistema.

Dados:

CÁGUA = 1,0 cal/g°C

LFUSAO GELO = 80 cal/g

Um bloco de gelo tem uma esfera de metal incrustada em seu interior. A massa de gelo do bloco é 1,90 kg, e a massa de metal é 80 g. O bloco de gelo + metal é então jogado em um lago, onde o gelo ao redor do metal começa a derreter. Calcule o volume, em litros, do gelo remanescente em contato com o metal no instante em que o bloco submerge completamente.

Dados:

dMETAL = 8,0 g/cm3

dGELO = 0,95 g/cm3

dÁGUA = 1,0 g/cm3

g = 10 m/s2

Sobre a forma da Terra, a Ciência comprova que ela é esférica, mas não uma circunferência perfeita, o que pode ser comprovado porque:

A prática de transportar mercadorias em contêineres, de forma e tamanho uniformes, revolucionou o comércio exterior. O processo de carga e descarga de mercadorias em navios, que antes levava cerca de dez dias, hoje pode ser realizado entre 24 e 48 horas, (...). O transporte de cargas mudou radicalmente a partir de 1950 com o fenômeno da “conteineirização”, que simplificou as operações e descongestionou os portos, antes lotados. (...).

Retirado do site Connect Americas, da reportagem ‘O mundo cabe em um contêiner’. Endereço eletrônico: https://connectamericas.com/pt/content/o-mundo-cabe-em-um-cont%C3%AAiner. Acesso: 14.mai.2019.


Das transformações geradas no comércio internacional com a mudança do perfil portuário com a conteineirização, a ÚNICA opção FALSA a seguir é a:

Considere a inequação - x2 + 2x + 8 ≥ 0. Qual é a soma de todos os números inteiros que satisfazem essa inequação?
Mônica comprou uma moto e vai pagá-la em seis prestações. A 1a prestação é de R$ 600,00, e cada uma das seguintes é o dobro da anterior.
Qual é a soma dos valores das seis prestações?
Sobre as características da política externa independente conduzida pelos governos de Jânio Quadros (1961) e João Goulart (1961-1964), assinale a alternativa INCORRETA:
Página 1