Com relação à realização do exame oftalmológico de
autorrefração / refração computadorizada, analise os
procedimentos a seguir.
I. Higienizar as mãos e explicar o procedimento antes
de iniciar o exame oftalmológico.
II. Posicionar o paciente no aparelho com o queixo e a
testa devidamente adaptados ao aparelho.
III. Solicitar que o paciente permaneça com o olhar fixo
na imagem que aparecerá no interior do aparelho
durante o exame.
Na realização desse exame, estão corretos
os procedimentos
Em relação à evolução da febre, relacione os seguintes
padrões evolutivos com as descrições adequadas.
A. Intermitente
B. Remitente
C. Recorrente
D. Irregular
1. Semanas ou dias com temperatura corporal normal até
que períodos de temperatura elevada ocorram. Durante a
fase de febre não há grandes oscilações. 2. A hipertermia é ciclicamente interrompida por um
período de temperatura normal. Pode ser cotidiana, terçã
(um dia com febre e outro sem) ou quartã (um dia com febre
e dois sem).
3. Há hipertermia diária com variações de mais de 1 grau,
sem períodos de apirexia.
4. Picos muito altos intercalados baixas temperaturas ou
apirexia, sem nenhum caráter cíclico nessas variações.
A Rede de Frio é o sistema utilizado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), que tem o objetivo de assegurar que os
imunobiológicos disponibilizados no serviço de vacinação sejam mantidos em condições adequadas de transporte, armazenamento e
distribuição, permitindo que eles permaneçam com suas características iniciais até o momento da sua administração. No que se refere à
conservação, o armazenamento dos imunobiológicos é feito em equipamentos como as câmaras refrigeradas, os refrigeradores
domésticos e em insumos como as caixas térmicas. Considere as afirmativas a seguir:
I-As câmaras refrigeradas atualmente são os equipamentos recomendados para o armazenamento/acondicionamento de
imunobiológicos, constantes nos calendários de vacinação, por permitirem maior precisão no ajuste da temperatura, garantindo,
assim, a manutenção dos produtos em condições adequadas de conservação.
II- Os refrigeradores de uso doméstico, embora, ainda sejam amplamente utilizados para o armazenamento de imunobiológicos, não
são mais recomendados para este fim, pois não atendem aos critérios de segurança e qualidade no que se refere à manutenção da
temperatura adequada para a conservação dos imunobiológicos.
III- Quando utilizar o refrigerador de uso doméstico, ajuste o termostato de modo a encontrar o ponto que vai permitir a manutenção
da temperatura do refrigerador entre +2ºC e +12ºC, sendo o ideal +08ºC, para que o equipamento permaneça dentro das
condições preconizadas de temperatura em caso de oscilações da corrente elétrica. Depois de ajustado, o termostato deve ser
manipulado, durante a limpeza do refrigerador.
IV- Quando usadas as câmaras refrigeradas é importante, após a comprovação da estabilidade da temperatura em +5ºC, faz-se
necessário ainda, ajustar o alarme visual e sonoro da câmara refrigerada (com mínimo de +3ºC e máximo de +7ºC), para
possibilitar a adoção de condutas apropriadas.
É CORRETO o que se afirma em:
Com base no Decreto nº 7.508 de 2011, relacione os
termos numerados de 1 a 4 com suas definições.
(1) Comissões Intergestoras
(2) Portas de Entrada
(3) Serviços Especiais de Acesso Aberto
(4) Rede de Atenção à Saúde
( ) Conjunto de ações e serviços de saúde articulados em
níveis de complexidade crescente, com a finalidade de
garantir a integralidade da assistência à saúde.
( ) Serviços de saúde específicos para o atendimento da
pessoa que, em razão de agravo ou de situação laboral,
necessita de atendimento especial.
( ) Instâncias de pactuação consensual entre os entes
federativos para definição das regras da gestão
compartilhada do SUS.
( ) Serviços de atendimento inicial à saúde do usuário no
SUS.
Uma teoria de enfermagem é uma conceitualização de alguns
aspectos da enfermagem que descrevem, explicam preveem ou
prescrevem cuidados de enfermagem (MELEIS, 2011). Na classificação dos tipos de teoria de acordo com sua finalidade, temos,
EXCETO:
O Centro de Materiais e Esterilização (CME) desempenha um papel essencial na garantia da segurança e da qualidade dos
materiais utilizados em procedimentos médicos. O uso adequado de etiquetas é uma prática fundamental nesse ambiente.
Sobre o uso de etiquetas no CME, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As etiquetas devem conter informações claras e legíveis sobre o conteúdo dos materiais, data de esterilização e prazo de
validade.
( ) É permitido reutilizar a mesma etiqueta em diferentes produtos para saúde, desde que estejam em boas condições e,
ainda, legíveis.
( ) As etiquetas devem ser fixadas dentro das embalagens dos produtos para saúde, juntamente com o integrador químico.
( ) A identificação das etiquetas deve conter: nome do produto; número do lote; data da esterilização; data limite de uso;
método de esterilização, e nome do responsável pelo preparo.
Um motorista faz uma viagem de 360 km toda semana com uma velocidade constante de 120km/h.
Numa determinada semana, devido a um congestionamento, fez a viagem com uma velocidade constante
de 100km/h. O tempo que ele demorou na viagem nessa referida semana foi de:
A Lei 8.080/90 dispõe sobre as condições para
a promoção, proteção e recuperação da saúde, a
organização e o funcionamento dos serviços
correspondentes e dá outras providências.
Considerando isso, assinale a alternativa incorreta
quanto os objetivos e atribuições do Sistema Único
de Saúde (SUS).
Considerando os deveres da Administração
Pública do Estado de Sergipe nas relações com
órgãos e entidades de outros níveis federativos,
assinale a alternativa incorreta de acordo com a
Lei Complementar Estadual n° 33/1996.
No que diz respeito às relações com os trabalhadores de enfermagem, saúde e outros, de acordo com o Código de Ética dos
Profissionais de Enfermagem, “Recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica, onde não conste a assinatura e o
número de registro do profissional, exceto em situações de urgência e emergência” (art. 37), é considerado um(a):
A oximetria de pulso é a maneira de medir quanto oxigênio seu sangue está transportando.
Usando um pequeno dispositivo não invasivo, seu nível de oxigênio sanguíneo pode ser aferido
sem a necessidade de puncioná-lo com uma agulha. Considerando o acompanhamento da
oximetria também ser atribuição do Técnico de Enfermagem, analise as opções abaixo e marque
a opção correta:
( ) O oxímetro é um aparelho usado para observar a quantidade de oxigênio e de gás carbônico que está
sendo distribuída pelo corpo. Esse dispositivo não é invasivo e se conecta à ponta do dedo do paciente.
( ) A saturação normal que o oxímetro mede é de mais de 89%, onde o seu sangue deve estar
transportando o oxigênio e manter as células do corpo, assim como todo o organismo, saudáveis.
( ) A oximetria é indolor e fácil de ser feito, com o objetivo de saber se o oxigênio está sendo enviado
para todas as partes do corpo que são mais afastadas do coração, como as pernas e os braços.
( ) Quando os níveis de oxigênio no nosso sangue estão baixos, isso pode resultar em uma circulação
anormal, gerando sintomas como falta de ar, tontura, dor de cabeça, respiração ofegante, pressão alta,
dor no peito, inquietação, confusão, distúrbios visuais, batimento cardíaco acelerado, falta de coordenação
e euforia.
Uma parada cardíaca pode acontecer em qualquer lugar, frequentemente em casa, no trabalho ou
durante o lazer. Considerando que cada minuto de demora de uma Ressucitação Cardio Pulmonar,
as chances de sobrevida caem 10%, as Diretrizes de RCP e ACE 2020 da American Heart
Association determina como ideal, exceto:
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são consideradas um dos maiores problemas de saúde da atualidade, e dentre elas
destaca-se o Diabetes Mellitus(DM). O controle do DM requer atividades complexas de cuidado e autocuidado, sobretudo às pessoas
em uso de insulina, que é indicação clássica e essencial na DM tipo 1 (DM1), enquanto nos casos do tipo 2 (DM2) só é instituída quando
outros tratamentos não são eficazes ou são contraindicados (Reis et al., 2020). No que diz respeito ao tratamento com insulina, é
CORRETO afirmar:
O atendimento ao paciente exposto ao HIV é considerado atendimento de urgência em função do
elevado risco. Considerando o tempo levado entre a exposição e início do atendimento, a profilaxia
com ARV só é eficaz: