Questões Direito Constitucional Ordem Econômica e Financeira

No caso em epígrafe, há inconstitucionalidade formal, pois a matéria tributária é d...

Responda: No caso em epígrafe, há inconstitucionalidade formal, pois a matéria tributária é de iniciativa privativa do presidente da República.


1Q153575 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

     Um deputado federal apresentou projeto que aborda matéria tributária de interesse da União, posteriormente convertido em lei, e, após alguns meses de vigência, foi ajuizada ação direta de inconstitucionalidade (ADI) por vício formal e material perante o Supremo Tribunal Federal (STF), por um partido político com representação no Congresso Nacional.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir à luz do disposto na CF e da jurisprudência do STF.

No caso em epígrafe, há inconstitucionalidade formal, pois a matéria tributária é de iniciativa privativa do presidente da República.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Explicando de forma simples: a Constituição Federal determina que projetos de lei que tratem de matéria tributária devem ser de iniciativa privativa do presidente da República. Isso significa que um deputado federal não pode apresentar um projeto sobre esse tema. Se isso acontecer, o projeto pode ser considerado inconstitucional por vício formal, ou seja, porque não seguiu a regra correta de quem pode propor a lei. Portanto, no caso apresentado, a ação direta de inconstitucionalidade por vício formal tem fundamento, já que a matéria tributária exige iniciativa do presidente da República.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.