Caso se detecte, após dois anos de sua edição, uma ilegalidade em um ato ad...

Caso se detecte, após dois anos de sua edição, uma ilegalidade em um ato administrativo discricionário, praticado privativamente pelo Presidente da República, sua anulação pelo Poder Judiciário


Caso se detecte, após dois anos de sua edição, uma ilegalidade em um ato administrativo discricionário, praticado privativamente pelo Presidente da República, sua anulação pelo Poder Judiciário

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Rui
    Rui
    31/12/1969 • 21:00
    A prática de um ato fora das atribuições legais constitui uma espécie de abuso de autoridade chamado de excesso de poder. Se houver prejuízo para o patrimônio público, para a moralidade pública, para o meio ambiente e para o patrimônio histórico e artístico, o ato pode ser anulado pelo Judiciário, a pedido do cidadão, por meio de ação popular (Lei 4.717 /65, art. 2º , a). Esse ato também pode ser anulado por meio da ação de improbidade administrativa (Lei 8.429 /92) e do mandado de segurança (Lei 1.533 /51).
  • Cristiane de Oliveira Lima
    Cristiane de Oliveira Lima
    31/12/1969 • 21:00
    Segundo ensinamento doutrinário, no Brasil, a revogação, pelo Poder Judiciário, de um ato administrativo discricionário praticado por autoridade do Poder Executivo não é possível, conforme questão 10. Fiquei confusa com a questão 8, na qual se afirma que é possível, em tese, quanto a ilegalidade em ato discricionário praticado pelo Presidente da Republica e sua anulação pelo Poder Judiciário.
  • ozelio martins izidorio
    ozelio martins izidorio
    31/12/1969 • 21:00
    Corretíssima a questão ..
    “salvo quando o ato for dele próprio excedendo função atipica "
    Por isso que a questão fala que é possível em tese ..
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.