José, servidor público federal ocupante excl...

José, servidor público federal ocupante exclusivamente de cargo em comissão, foi exonerado, tendo a autoridade competente motivado o ato em reiterado descumprimento...


José, servidor público federal ocupante exclusivamente de cargo em comissão, foi exonerado, tendo a autoridade competente motivado o ato em reiterado descumprimento da carga horária de trabalho pelo servidor. José obteve, junto ao departamento de recursos humanos, documento oficial com extrato de seu ponto eletrônico, comprovando o regular cumprimento de sua jornada de trabalho.


Assim, o servidor buscou assistência jurídica junto a um advogado, que lhe informou corretamente, à luz do ordenamento jurídico, que

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Camila Duarte
    Camila Duarte
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: c) José é servidor ocupante exclusivamente de cargo em comissão, que, segundo o artigo 37, inciso V, da Constituição Federal, é de livre nomeação e exoneração pela autoridade competente. Isso significa que, em regra, a exoneração pode ocorrer a qualquer tempo, sem necessidade de motivação.

    No entanto, a questão apresenta que a autoridade competente motivou o ato de exoneração, alegando reiterado descumprimento da carga horária, e José possui documento oficial que comprova o cumprimento regular da jornada. Nesse contexto, a motivação apresentada pela Administração vincula o ato, conforme a teoria dos motivos determinantes, que estabelece que, uma vez expostos os motivos que levaram à prática do ato administrativo, a Administração fica vinculada a eles.

    Assim, se os motivos que fundamentaram a exoneração são falsos ou inexistentes, o ato pode ser invalidado judicialmente, pois a Administração não pode agir de forma arbitrária ou contrária à verdade dos fatos. Portanto, é viável o ajuizamento de ação judicial para anular o ato de exoneração, com base na motivação falsa.

    A alternativa a) está incorreta porque, apesar da livre exoneração, a motivação apresentada vincula a Administração, não sendo irrelevante para fins de controle judicial.

    A alternativa b) está incorreta porque o ato de exoneração de cargo em comissão é discricionário, mas, uma vez motivado, a motivação vincula a Administração, e o Judiciário pode analisar a legalidade do ato.

    A alternativa d) está incorreta porque o ato de exoneração de cargo em comissão não é vinculado, mas discricionário, e o Judiciário não pode analisar o mérito administrativo, apenas a legalidade.

    Portanto, a alternativa c) é a correta, pois reconhece a possibilidade de controle judicial do ato motivado, com base na teoria dos motivos determinantes.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.