Questões Direito Processual Penal Da Prisão e da Liberdade Provisória

O deputado “M” é um famoso político do Estado “Y”, e tem grande influência no governo e...

Responda: O deputado “M” é um famoso político do Estado “Y”, e tem grande influência no governo estadual, em virtude das posições que já ocupou, como a de Presidente da Assembleia Legislativa. Atualmente, ex...


1Q371437 | Direito Processual Penal, Da Prisão e da Liberdade Provisória, FGV

O deputado “M” é um famoso político do Estado “Y”, e tem grande influência no governo estadual, em virtude das posições que já ocupou, como a de Presidente da Assembleia Legislativa. Atualmente, exerce a função de Presidente da Comissão de Finanças e Contratos. Durante a reunião semestral com as empresas interessadas em participar das inúmeras contratações que a Câmara fará até o final do ano, o deputado “M” exigiu do presidente da empresa “Z” R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) para que esta pudesse participar da concorrência para a realização das obras na sede da Câmara dos Deputados.

O presidente da empresa “Z”, assustado com tal exigência, visto que sua empresa preenchia todos os requisitos legais para participar das obras, compareceu à Delegacia de Polícia e informou ao Delegado de Plantão o ocorrido, que o orientou a combinar a entrega da quantia para daqui a uma semana, oportunidade em que uma equipe de policiais estaria presente para efetuar a prisão em flagrante do deputado. No dia e hora aprazados para a entrega da quantia indevida, os policiais prenderam em flagrante o deputado “M” quando este conferia o valor entregue pelo presidente da empresa “Z”.

Na qualidade de advogado contratado pelo Deputado, assinale a alternativa que indica a peça processual ou pretensão processual, exclusiva de advogado, cabível na hipótese acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

A situação descrita na questão envolve a prisão em flagrante do deputado “M” por exigir vantagem indevida para facilitar a participação de uma empresa em licitação pública, o que configura, em tese, crime de corrupção.

O Relaxamento de Prisão é cabível quando a prisão em flagrante não atende aos requisitos legais ou quando há alguma ilegalidade na sua execução. No caso apresentado, embora a prisão pareça ter sido realizada de forma legal, como advogado do deputado, alegar qualquer ilegalidade ou irregularidade que possa ter ocorrido durante o flagrante seria uma estratégia possível.

O artigo 5º, LXV, da Constituição Federal estabelece que a prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária. Assim, mesmo que a prisão em flagrante pareça adequada, buscar por vícios ou falhas no processo de prisão é uma abordagem defensiva comum na prática jurídica.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.