Questões Estatuto da Advocacia e da OAB Da Inscrição do Advogado na OAB

Esculápio, advogado militante, fica comovido com a dificuldade de Astrolábio, bacharel ...

Responda: Esculápio, advogado militante, fica comovido com a dificuldade de Astrolábio, bacharel em Direito, em lograr aprovação no Exame de Ordem. Com o intuito de auxiliá-lo, aceita subscrever petições rea...


1Q371904 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Da Inscrição do Advogado na OAB, FGV

Esculápio, advogado militante, fica comovido com a dificuldade de Astrolábio, bacharel em Direito, em lograr aprovação no Exame de Ordem. Com o intuito de auxiliá-lo, aceita subscrever petições realizadas pelo referido graduado em Direito, bem como permitir que ele receba os seus clientes no seu escritório, como se advogado fosse, não percebendo Esculápio qualquer vantagem pecuniária por isso. Consoante as normas estatutárias, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

A questão trata da conduta de um advogado que permite a um bacharel em Direito, não inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), atuar como se fosse advogado, subscrevendo petições e atendendo clientes.

De acordo com o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/1994), especificamente no artigo 34, é vedado ao advogado facilitar o exercício da profissão por pessoa não inscrita na OAB. Isso configura infração disciplinar, pois o exercício da advocacia é privativo dos inscritos na OAB, conforme o artigo 1º da mesma lei.

No caso, Esculápio está permitindo que Astrolábio, que não é advogado regularmente inscrito, atue como tal, o que caracteriza a conduta de facilitação do exercício da profissão por não inscrito, vedada pelo Estatuto.

A alternativa a) está incorreta porque não se trata de sociedade profissional, mas sim de facilitação do exercício ilegal da profissão. A alternativa c) está errada porque não há previsão legal para que motivo de força maior permita tal conduta. A alternativa d) não é adequada, pois o fato de angariar causas não justifica a facilitação do exercício ilegal da advocacia.

Portanto, a resposta correta é a letra b, que aponta corretamente a infração disciplinar cometida por Esculápio.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.