Questões Estatuto da Advocacia e da OAB Da Inscrição do Advogado na OAB

Júnior é bacharel em Direito. Formou-se no curso juríd...

Responda: Júnior é bacharel em Direito. Formou-se no curso jurídico há seis meses e não prestou, ainda, o Exame de Ordem para sua inscrição como advogado, embora pretenda faz...


1Q372083 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Da Inscrição do Advogado na OAB, FGV, 2019

Júnior é bacharel em Direito. Formou-se no curso jurídico há seis meses e não prestou, ainda, o Exame de Ordem para sua inscrição como advogado, embora pretenda fazê-lo em breve. Por ora, Júnior é inscrito junto à OAB como estagiário e exerce estágio profissional de advocacia em certo escritório credenciado pela OAB, há um ano. Nesse exercício, poucas semanas atrás, juntamente com o advogado José dos Santos, devidamente inscrito como tal, prestou consultoria jurídica sobre determinado tema, solicitada por um cliente do escritório. Os atos foram assinados por ambos. Todavia, o cliente sentiu-se lesado nessa consultoria, alegando culpa grave na sua elaboração.


Considerando o caso hipotético, bem como a disciplina do Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

Júnior, apesar de ser bacharel em Direito e não ter prestado o Exame de Ordem, está corretamente inscrito como estagiário na OAB. De acordo com o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei nº 8.906/1994), especificamente no artigo 9º, é permitido ao estagiário, sob a supervisão de um advogado, praticar atos que lhe forem conferidos pelo estatuto. Portanto, a atuação de Júnior como estagiário é legítima.

Quanto à responsabilidade pela consultoria jurídica, o artigo 32 do mesmo estatuto estabelece que o advogado é responsável pelos atos que praticar com culpa ou dolo no exercício da profissão. Como Júnior atuou sob a supervisão de José dos Santos, que é um advogado inscrito, a responsabilidade principal recai sobre José. Júnior, como estagiário, não tem autonomia plena para atuar sozinho, e sua atuação está vinculada à supervisão do advogado responsável, que neste caso é José.

Portanto, a responsabilidade pelo conteúdo da consultoria e por eventuais falhas é de José dos Santos, o advogado supervisão, e não de Júnior, o estagiário.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.