Questões Direito Administrativo Atos Administrativos

Josué, servidor público de um órgão da administração direta federal, ao determinar a...

Responda: Josué, servidor público de um órgão da administração direta federal, ao determinar a remoção de ofício de Pedro, servidor do mesmo órgão e seu inimigo pessoal, apresentou como motivação do ato o...


Q395176 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Josué, servidor público de um órgão da administração direta federal, ao determinar a remoção de ofício de Pedro, servidor do mesmo órgão e seu inimigo pessoal, apresentou como motivação do ato o interesse da administração para suprir carência de pessoal. Embora fosse competente para a prática do ato, Josué, posteriormente, informou aos demais servidores do órgão que a remoção foi, na verdade, uma forma de nunca mais se deparar com Pedro, e que o caso serviria de exemplo para todos. A afirmação, porém, foi gravada em vídeo por um dos presentes e acabou se tornando pública e notória no âmbito da administração.

À luz dos preceitos que regulamentam os atos administrativos e o controle da administração pública, julgue os itens seguintes, acerca da situação hipotética acima.

Ainda que as verdadeiras intenções de Josué nunca fossem reveladas, caso Pedro conseguisse demonstrar a inexistência de carência de pessoal que teria ensejado a sua remoção, por força da teoria dos motivos determinantes, o falso motivo indicado por Josué como fundamento para a prática do ato afastaria a presunção de legitimidade do ato administrativo e tornaria a remoção ilegal.

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Certo

A questão aborda a teoria dos motivos determinantes, que é um princípio que estabelece que a validade do ato administrativo está condicionada à presença de motivos determinantes que o justifiquem.

No caso apresentado, Josué determinou a remoção de Pedro alegando o interesse da administração para suprir carência de pessoal, porém, posteriormente, revelou que a verdadeira motivação era se livrar de Pedro e dar um exemplo aos demais servidores.

Nesse contexto, se Pedro conseguir demonstrar a inexistência da carência de pessoal que teria ensejado a sua remoção, a teoria dos motivos determinantes permite que o falso motivo apresentado por Josué afaste a presunção de legitimidade do ato administrativo, tornando a remoção ilegal.

Portanto, a afirmativa está correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.