Questões Direito Administrativo Atos Administrativos

Um técnico judiciário do TRE/PI assinou e encaminhou para publicação uma portaria de...

Responda: Um técnico judiciário do TRE/PI assinou e encaminhou para publicação uma portaria de concessão de licença para capacitação de um analista judiciário pertencente ao quadro de servidores do tribun...


1Q407345 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Técnico Judiciário, TRE PI, CESPE CEBRASPE

Um técnico judiciário do TRE/PI assinou e encaminhou para publicação uma portaria de concessão de licença para capacitação de um analista judiciário pertencente ao quadro de servidores do tribunal. O ato de concessão da licença é de competência não exclusiva do presidente do tribunal.

A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)

A questão aborda um cenário em que um técnico judiciário, que não possui competência para tal, assinou e encaminhou para publicação uma portaria de concessão de licença para capacitação. A competência para emitir tal ato não é exclusiva do presidente do tribunal, o que implica que outros cargos também poderiam ser delegados para essa função, mas não inclui técnicos judiciários.

De acordo com o Direito Administrativo, um ato administrativo pode ser anulado quando apresenta vícios que o tornam ilegal, geralmente relacionados à competência, finalidade, forma, motivo ou objeto. No entanto, se o ato não causou lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, e considerando que a competência não é exclusiva do presidente, existe a possibilidade de convalidação do ato. A convalidação é o processo pelo qual a administração pública corrige um vício sanável de um ato administrativo, conferindo-lhe legalidade e mantendo seus efeitos desde a origem.

Portanto, a opção correta é a letra e), que sugere a convalidação do ato, caso não haja lesão ao interesse público ou prejuízo a terceiros, corrigindo assim o vício de competência de forma a preservar os efeitos do ato administrativo.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.