Questões Direito Administrativo Atos Administrativos

Alguns meses após a assinatura de contrato de concessão de geração e transmissão de ...

Responda: Alguns meses após a assinatura de contrato de concessão de geração e transmissão de energia elétrica, a falta de chuvas comprometeu o nível dos reservatórios, o que deteriorou as condições de ge...


1Q409135 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Analista Judiciário, Tribunal Regional Federal 1a Região, CESPE CEBRASPE, 2017

Alguns meses após a assinatura de contrato de concessão de geração e transmissão de energia elétrica, a falta de chuvas comprometeu o nível dos reservatórios, o que deteriorou as condições de geração de energia, elevando os custos da concessionária. A agência reguladora promoveu, então, alterações tarifárias visando restabelecer o equilíbrio econômico-financeiro firmado no contrato. Todavia, sem que houvesse culpa ou dolo da concessionária, o fornecimento do serviço passou a ser intermitente, o que provocou danos em eletrodomésticos de usuários de energia elétrica.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

A concessionária deverá ser responsabilizada pelos danos causados a usuários.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A responsabilidade da concessionária de serviço público, como a de energia elétrica, é objetiva, conforme previsto no artigo 37, parágrafo 6º, da Constituição Federal, e também no Código de Defesa do Consumidor, artigo 14. Isso significa que a concessionária responde pelos danos causados aos consumidores independentemente de culpa.

No caso apresentado, mesmo que a concessionária não tenha agido com dolo ou culpa, ela deve responder pelos danos causados aos usuários em decorrência da intermitência no fornecimento do serviço. A falha na prestação do serviço público gera o dever de indenizar.

Além disso, a alteração tarifária promovida pela agência reguladora para restabelecer o equilíbrio econômico-financeiro do contrato não exime a concessionária da responsabilidade pelos danos causados aos consumidores. A responsabilidade objetiva visa proteger o consumidor, que é a parte vulnerável na relação de consumo.

Portanto, a concessionária deve ser responsabilizada pelos danos causados aos usuários, independentemente da existência de culpa, conforme o entendimento consolidado na jurisprudência e na legislação aplicável.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.