João estacionou seu carro com as quatro rodas em cima da calçada, impedind...

João estacionou seu carro com as quatro rodas em cima da calçada, impedindo que os pedestres transitassem por ela, obrigando-os a passar pela via pública. Por tal razão, seu veículo foi guinchad...


João estacionou seu carro com as quatro rodas em cima da calçada, impedindo que os pedestres transitassem por ela, obrigando-os a passar pela via pública. Por tal razão, seu veículo foi guinchado por ordem do agente público municipal de trânsito.

Na hipótese em tela, foi aplicado o meio direto de coerção do ato administrativo, pelo seu atributo da:

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Letícia Cunha
    Letícia Cunha
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: c) A questão trata da aplicação do meio direto de coerção do ato administrativo, que é a execução imediata da decisão administrativa sem necessidade de autorização judicial prévia.

    O atributo que permite essa atuação é a autoexecutoriedade, que confere ao poder público a possibilidade de executar diretamente suas decisões para garantir a ordem pública, a segurança e o interesse coletivo, como no caso do guinchamento do veículo que obstrui a calçada.

    A alternativa a) está incorreta porque a coercibilidade não exige necessariamente recurso prévio ao Judiciário para a execução do ato administrativo, especialmente em casos de autoexecutoriedade.

    A alternativa b) está errada porque a imperatividade diz respeito à imposição unilateral de obrigações, mas não exige processo administrativo prévio para a aplicação da penalidade, especialmente em casos de urgência.

    A alternativa d) menciona a presunção de legitimidade, que é um atributo dos atos administrativos, mas não justifica a execução imediata do ato.

    A alternativa e) fala em autotutela, que é a revisão dos próprios atos administrativos, não a execução direta deles.

    Portanto, a autoexecutoriedade é o atributo que permite ao agente público agir diretamente, sem necessidade de autorização judicial, para garantir a ordem e o interesse público, como no caso do guinchamento do veículo de João.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.