Questões Direito Penal Crimes Contra a Administração da Justiça

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de um...

Responda: Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Mário, descontente porque Rafaela não aceitava o seu amor, decidiu vingar-se...


Q459574 | Direito Penal, Crimes Contra a Administração da Justiça, Guarda Municipal, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Mário, descontente porque Rafaela não aceitava o seu amor, decidiu vingar-se, imputando-lhe falsamente a prática de um crime. Nessa situação, Mário incorrerá no delito denominado exercício arbitrário das próprias razões.

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

A situação descrita no enunciado não configura o delito de exercício arbitrário das próprias razões. De acordo com o Código Penal Brasileiro, no artigo 345, o exercício arbitrário das próprias razões ocorre quando alguém faz justiça pelas próprias mãos, para satisfazer pretensão, ainda que legítima, salvo quando a lei o permite.

No caso apresentado, Mário, ao imputar falsamente a Rafaela a prática de um crime, comete, na verdade, o delito de calúnia, conforme definido no artigo 138 do Código Penal. A calúnia consiste em imputar falsamente a alguém fato definido como crime. Portanto, a assertiva está errada ao classificar a ação de Mário como exercício arbitrário das próprias razões.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.